YouTuber diz que sistema de refrigeração do PS5 é falho; entenda
De acordo com o youtuber Gamers Nexus, o sistema de refrigeração do PS5 não é tão consistente e esconde falhas que pode causar defeitos no console a longo prazo.
Em testes realizados com medidores de temperatura internamente no console e em situações de uso máximo de poder, de acordo com o youtuber, algumas memórias de um lado da placa mãe do console chegaram a 93ºC, enquanto os demais componentes principais ficaram entre 65ºC e 73ºC, tudo isso em um ambiente refrigerado e em média a 23ºC.
Ainda em testes de temperatura, retirar as duas tampas laterais do console pode reduzir em até 5ºC a temperatura do console. Ao desmontar e analisar a estrutura física responsável pela refrigeração, ele apresenta que essas memórias que aqueceram mais não possuem nenhum duto de cobre fazendo a dissipação das mesmas, mas apenas a pasta térmica e a carcaça metálica absorvendo esse calor e que será ventilado pela ventoinha do console. O mesmo acontece com os chips de SSD, que mesmo não apresentando temperatura elevada, também não possuem um duto de refrigeração específico. Demais componentes trabalham em temperatura normal e são refrigerados normalmente, com apenas os chips de memória apresentando números mais alarmantes.
Expandindo o teste além da temperatura, foi analisado o consumo de energia do console e avaliado que fica entre 200w, quando em algum jogo, e 100w ou menos no menu. Como já confirmado pela Digital Foundry, a temperatura e o consumo é adequado para o console, mas Gamers Nexus diz que 100w é muito quando não executa nada e está apenas no menu de sistema.
Sobre ruído, o console é realmente silencioso e não é possível ouvir nada anormal. Também não foi verificado em testes nenhum tipo de Coil Whine (estalo de bobina) ou qualquer tipo de ruído estranho.
Voltando aos chips de memória que aparentemente aquecem de forma elevada, a única fabricante de chips GDDR6 do mercado, a Micron, garante que todos seus chips funcionem normalmente até temperaturas de 105ºC, principalmente os de menor capacidade por um único chip, como é o caso do PS5. Entretanto, caso você planeje usar seu PS5 em um ambiente menos ventilado ou mora em uma região mais quente, vale ficar de olho na ventilação e temperatura do console.
Confira abaixo o vídeo de análise do PS5 pelo Gamers Nexus.