Veja gameplay do início e 10 dicas do PlayStation.Blog para Elden Ring
O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro. Paralelo a ele, confira abaixo o gameplay do início com legendas em português do Brasil.
Por fim, vale ressaltar que uma atualização 1.02 foi lançada hoje para Elden Ring e que oferece apenas correções.
O lançamento de Elden Ring aponta no horizonte, e todos sabemos que será um título que demanda o melhor de você, assim como as aventuras passadas da FromSoftware em suas séries Souls Like. Embora o campo de batalha agora seja o reino das Lands Between, as suas experiências do passado não são completamente irrelevantes, basta aprender as novidades e vencer os novos desafios. Para ajudar, preparamos algumas dicas para qualquer um que deseja vestir sua armadura e enfrentar a maior aventura da FromSoftware até agora.
Dicas à Cavalo
Um dos métodos de movimentação principais de Elden Ring é montado em seu fiel companheiro, Torrent. A Spirit Steed permite que você viaje longas distâncias e possui um salto duplo, incrível velocidade, e opções extras de combate durante as batalhas. Torrent é uma ferramenta poderosa em combate, e você recebe o mesmo número de Runas (experiência) por derrotar inimigos, seja montado ou não.
Quando você for lutar em áreas abertas contra inimigos grandes e lentos, monte em Torrent usando o Spectral Steed Whistle. Sua velocidade extra e habilidade de estar sempre em movimento durante o combate o torna a ferramenta perfeita para golpes rápidos seguidos de uma recuada, principalmente em lutas contra gigantes, inimigos com escudo e inimigos que também estejam montados.
Entretanto, Torrent também é um grande aliado contra grupos de inimigos graças aos seus ataques verticais velozes. Ao pressionar o L3, você salta de sua montaria e realiza um ataque aéreo poderoso. Você não poderá aguentar muitos golpes enquanto está montado, apanhe o suficiente e será derrubado de sua montaria, e ainda ficará um tempo no chão, atordoado e aberto à ataques do inimigo. E você terá que gastar um uso de sua poção para recuperar sua montaria nesse caso, ou descansar novamente em um Site of Grace para trazê-lo de volta.
Dicas de Exploração
Assim como nos títulos anteriores da série Souls, você é o seu próprio guia durante sua jornada como um Tarnished. Entretanto, há dicas que mostram quando está próximo de um ponto de interesse ou progressão. Chefes, inimigos poderosos, grandes grupos de inimigos e claro, as Stakes of Marika todos são destacados e o apontam na direção correta.
Sites of Grace são as fogueiras de Elden Ring e podem ajudá-lo a encontrar seu caminho. Esses locais emanam uma aura dourada que forma uma trilha que pode ser seguida até o próximo objetivo ou local para progredir a história. Não deixe de acampar em todos os Sites of Grace que encontrar, para conhecer Melina, a dama que o ajudará a passar de nível usando as Runas que você coletar (o XP, similar às antigas Souls).
Quando se aventurar em uma nova área, o seu mapa estará vazio até que visite uma placa localizada em algum lugar. Encontre este ícone no mapa, coloque um marcador, e colete o mapa para ver os detalhes e as cores da região. Cavernas, fortalezas e outros pontos de interesse escondidos serão mais fáceis de encontrar e explorar.
A Furtividade é Importante
Assim como em títulos anteriores da FromSoftware, você enfrentará um número muito grande de inimigos em Elden Ring. As Lands Between são ocupadas por várias criaturas diferentes, e a maioria deseja apenas a sua morte. Algumas dessas facções possuem bases que você encontrará e terá que eliminar para obter itens. Em momentos como esse, é importante usar o seu ambiente e encontrar a maneira mais segura de eliminar essas hordas de inimigos.
Isso pode significar descer em uma mina, se esgueirar eliminando um a um os mineradores trabalhando, atacando-os pelas costas. Ou pode significar trilhar um gigante que guarda um castelo para obter seu tesouro sem ter que lutar. Há várias maneiras de atingir seus objetivos e você está sempre no controle.
Não Seja Pego de Surpresa
Enquanto viaja pelo mundo, você encontrará vários chefes em locais aparentemente aleatórios, em cavernas ou andando pelo mapa a cavalo. Você pode evitar essas batalhas se não estiver pronto, mas algumas vezes, a batalha virá até você. Um desses casos é o dragão Agheel, que desce dos céus tão rapidamente que talvez seja tarde demais quando você perceber. Fique sempre alerta, guarde suas Runas com frequência, e viaje sempre montado para poder escapar mais rapidamente caso seja emboscado.
Você não Precisa Lutar Sozinho
Os Spirits Ashes são itens novos em Elden Ring que você pode adquirir após derrotar certos inimigos. Você pode também encontrar tais itens à venda ou como parte de tesouros, e usá-los para ajudá-lo em batalha. Para usar esses espíritos você precisa encontrar o Spirit Bell próximo à Church of Elleh, equipá-lo como um item e ativá-lo, lembrando que esta ação custa alguns Focus Points, com os espíritos mais fortes custando mais. Ao contrário da ajuda co-op, esses espíritos são controlados pela IA.
Primeiro, você deve adquirir um Spirit-Caller’s Ash, que pode ser encontrado de várias maneiras. Você pode escolher um como seu item inicial na criação de personagem, ou encontrar uma certa bruxa que pode ter alguns para você. Depois de equipar as Ashes, você pode gastar Focus Points (FP) para convocar os espíritos. Quanto mais FP você tem, mais vezes poderá convocar os espíritos, É possível aumentar a sua barra de FP com o atributo Mind, permitindo que use seus espíritos mais vezes.
E caso esteja tendo dificuldades para passar por uma base inimiga, tente convocar um espírito para distraí-los e tirar a atenção de você. Da mesma forma, você pode usar os espíritos contra chefes poderosos para chamar sua atenção enquanto você causa dano. Há bastante liberdade em Elden Ring e as Spirit Ashes são grande parte disso.
Não Escolha sua Classe às Cegas
For example, if you want a magic-focused build it’s best to start as an Astrologer or Prophet. For a more strength-based physical type, a Hero or Vagabond may be the class for you. If you’re looking for something more versatile in dual fields akin to a strength-magic hybrid it’s easy to recommend a Prisoner or Confessor. For those that want to wield advanced weaponry, there are the high Dexterity Warrior and Samurai classes. It’s all about experimenting and examining what exactly you want to get out of your new Tarnished.
Assim como nos outros títulos Souls-like, a seleção da sua classe é importante em Elden Ring. Você deve prestar muita atenção à classe que escolher para aproveitar seu tempo ao máximo. A melhor parte é que não há resposta errada aqui. Cada classe serve um propósito diferente, e qualquer tipo de jogador pode encontrar uma que se encaixa no seu estilo.
Os atributos mais importantes no início são: Vigor (HP e defesa contra fogo e veneno), Mind (FP e resistências), Strength (Ataque físico para armas que escalam força, e defesa física), Dexterity (Ataque físico para armas que escalam destreza, menos tempo para usar suas magias, e menos dano de queda), Faith (Incantations, magias de fé), e Intelligence (Glintstone sorceries, e resistência mágica). Com tantas classes e tantos atributos para escolher, é melhor pensar sobre como vai querer jogar e experimentar.
Por exemplo, se deseja um build focado em magia, é melhor começar como um Astrologer ou Prophet. Para um personagem forte que usa armas, um Hero ou Vagabond podem ser a classe para você. Se você deseja algo mais versátil, como um híbrido de magia e armas, recomendo o Prisoner ou Confessor. Para quem deseja usar armas mais avançadas, há as classes de destreza alta, Samurai e Warrior. É tudo sobre experimentação e examinar exatamente o que deseja do seu novo Tarnished.
Imagens do Closed Network Test do ano passado, não representam o jogo final.
Os Charge Attacks são Muito Úteis
Os Charge Attacks são parte importante de qualquer Souls-like, mas Elden Ring os eleva a um novo patamar. Em vez de poder apenas carregar alguns ataques com armas, você também pode carregar habilidades e magias. Magias carregadas são poderosíssimas, com dano adicional, e muitas vezes efeitos adicionais também. Esses efeitos podem variar de projéteis adicionais, mais tempo de duração, e área de ataque maior. Por exemplo, como muitos viram no Network Test, a Incantation Dragon Fire convoca uma enorme cabeça de dragão que cospe uma rajada de fogo. Se o botão for carregado (segurando o botão por mais tempo) o dragão continua atacando continuamente até acabar seu FP. Isso leva a alguns momentos onde você pode acertar grupos grandes de inimigos de uma vez, ou causar dano contínuo em inimigos maiores. Como tudo no jogo, você deve experimentar com ataques e magias carregadas e tentar usá-las de maneira única em várias situações.
Lembre-se das Stakes of Marika
Enquanto você viaja pelos Realms Between, você encontrará várias estátuas peculiares. Essas estátuas, chamadas Stakes of Marika, tendem a aparecer quando você chega em novos locais ou locais com inimigos muito poderosos. Elas operam como checkpoints temporários de onde você pode recomeçar sua jornada caso morra, evitando ter que andar por muito tempo até chegar onde estava quando morreu. Prepare-se para batalhas difíceis sempre que avistar uma delas.
FIque de Olho em Materiais e Crie Itens
Você poderá caçar e criar muitos itens em Elden Ring graças ao novo sistema de criação de itens. Antes de começar, você terá que comprar um kit de criação de itens do marcador Kale, por 50 runas. Você poderá encontrá-lo após a caverna inicial e o primeiro Site of Grace em Limgrave, indo para o norte, para a Church of Elleh (se você avistar um cavaleiro gigante montado em um cavalo, o Tree Sentinel, está na direção correta). Depois que obtiver esta ferramenta, poderá comprar várias receitas com fórmulas de inúmeros itens diferentes, algumas inclusive do próprio Kale.
Por exemplo, uma receita importante ajudará muito a sua fiel montaria, Torrent. Após coletar Rowa Berries dos arbustos pelo mundo, poderá criar Rowa Raisins, que podem ser usadas para curar Torrent e são bastante úteis quando estiver lutando a cavalo.
Use Todas as suas Mecânicas Ofensivas
Elden Ring traz o retorno e a introdução de várias mecânicas que levam a ainda mais poder de combate se dominadas. As três que você deve sempre ter em mente são: Guard Countering, Power Stances e segurar suas armas nas duas mãos.
Guard Countering deixa você bloquear um ataque com o botão L1 com um escudo equipado e imediatamente pressionar R2 para devolver um golpe poderoso. Você pode fazer isso com armas de duas mãos também. Isso facilita retaliar aos inimigos, e muitas vezes pode desequilibrá-los e deixá-los abertos a um golpe crítico.
Empunhar armas de uma mão com as duas pode ser feito pressionando o botão L1 enquanto se segura o botão Triângulo. Essa estratégia é ótima para classes que são menos focadas em força mas que precisam causar muito dano rapidamente. Esses ataques desequilibram os inimigos mais facilmente devido ao dano que causam.
Por último, as Power Stances de Dark Souls 2 e 3 estão de volta. Se você usar duas armas do mesmo tipo (dois machados ou duas espadas, por exemplo) pode atacar com ambas ao mesmo tempo. Isso aumenta o seu dano e ainda abre opções de golpes diferentes.
Elden Ring vai nos levar a um mundo completamente novo, mas isso não quer dizer que você não pode se preparar. Se seguir essas dicas e abordar qualquer situação com cuidado e determinação, passará menos tempo olhando para a tela de “Você Moreu”.