Veja as “Novidades dos Desenvolvedores” para setembro em Dead by Daylight
O texto abaixo foi publicado no site oficial do jogo.
A estação ~tenebrosa~ está oficialmente em andamento, e vamos entrar no clima com várias Novidades dos Desenvolvedores, abrangendo tudo que está chegando ao jogo no próximo mês. Desta vez, trazemos novidades sobre novos recursos, ajustes em Assassinos e diversas alterações de mapas e Vantagens.
Antitocaia
Você provavelmente nem quer que te prendam no gancho para começo de conversa, mas isso pode rapidamente se tornar frustrante se o Assassino decidir “guardar caixão”, “camperar”, ou seja, te colocar no gancho e esperar você ser sacrificado de camarote, fazendo com que apenas as mais coordenadas das equipes consigam te resgatar. Ficar de tocaia é um tópico controverso há muito tempo. Embora haja momentos em que estar de tocaia seja a estratégia inteligente para o Assassino adotar (se houver Sobreviventes por perto do gancho, por exemplo), não há muito que o Sobrevivente possa fazer nesse cenário. Para ajudar nos casos mais extremos, traremos um novo recurso que pode te dar uma segunda chance.
A partir de agora, você vai ver um novo medidor aparecendo sempre que você estiver no gancho. Esse medidor vai se preenchendo gradualmente sempre que o Assassino estiver perto de você. Quanto mais perto o Assassino estiver, mais rápido o medidor será preenchido. Quando ele estiver cheio, você ganhará a habilidade de se desenganchar com 100% de chance de sucesso, mesmo durante a segunda fase do gancho. Desenganchar-se dessa maneira concederá a você todos os benefícios normais, como Resistência e Celeridade.
Para que Sobreviventes agressivos não possam abusar dessa situação, a taxa na qual o medidor se enche diminui – podendo até mesmo parar por completo – quando outros Sobreviventes estiverem por perto. Além disso, assim que os portões de saída forem energizados, esse recurso será desativado completamente. Isso ocorre porque, nesse ponto da partida, entendemos que o Assassino deve fazer o que for necessário para garantir um último abate, e portanto não podemos esperar que eles simplesmente abandone o gancho.
Essa nova mecânica de jogo tem como objetivo abordar os cenários de tocaia mais gritantes, desencorajando os Assassinos a permanecerem muito perto de um Sobrevivente enganchado por um período prolongado, e criando oportunidades para os outros Sobreviventes realizarem o resgate.
A Negociante de Crânios
Já faz um bom tempo desde a primeira vez que o som dos drones ecoou pelo Reino da Entidade. Desde então, os Olhos no Céu da Negociante de Crânios são amplamente usados como “olhos nos geradores”, resultando em partidas mais longas do que o esperado. Nesta atualização, reformularemos os drones da Negociante de Crânios para reduzir sua eficácia na defesa de geradores, ao mesmo tempo em que melhoramos seu desempenho em perseguições.
Mira Travada
As Zonas Ativas, sendo as principais responsáveis pela habilidade da Negociante de Crânios de defender geradores, não existirão mais. Além de tornar os Sobreviventes Expostos, essas zonas forneciam à Negociante de Crânios informações em excesso sobre os Sobreviventes dentro delas, permitindo que a Assassina rapidamente reagisse e os afugentasse.
Com as Zonas Ativas removidas, os drones da Negociante de Crânios precisam de uma nova maneira de travar a mira nos Sobreviventes. Agora, sempre que um Sobrevivente for escaneado pelos feixes do drone, receberá um acúmulo de Mira Travada. Ao alcançar três acúmulos de Mira Travada, o Sobrevivente receberá imediatamente uma Armadilha de Garra.
Contudo, não será fácil evitar o escaneamento do drone, graças à adição de dois novos modos.
Dois Modos
Olhos no Céu agora terá dois modos: o Modo de Furtividade, e o Modo de Reconhecimento.
No Modo de Furtividade: Os feixes giratórios do drone estarão invisíveis, e o drone fará muito menos barulho. Os Sobreviventes deverão observar atentamente as luzes no próprio drone para identificar onde os feixes estão, para que então possam se aproximar sorrateiramente e desativá-lo.
No Modo de Reconhecimento: As linhas de escaneamento do drone estarão visíveis e girarão muito mais rápido, tornando mais difícil se aproximar ou passar despercebido.
Em ambos os modos, as linhas de escaneamento do drone não detectarão Sobreviventes que estiverem parados, impedindo basicamente seu uso para proteger geradores. Sobreviventes podem interagir com um drone em qualquer estado para desativá-lo por 45 segundos, intervalo após o qual ele retornará ao Modo de Furtividade.
Armadilhas de Garra
Os Sobreviventes que receberem uma Armadilha de Garra acabarão por receber os efeitos seguintes:
- Se estiverem saudáveis, ficarão feridos instantaneamente.
- Se estiverem feridos, receberão Feridas Profundas. Isso não concederá um bônus de velocidade ao Sobrevivente.
- O Sobrevivente sofrerá do efeito do estado Quebrado até a armadilha ser removida.
- Sua localização será revelada no scanner da Assassina por um breve período.
Além disso, os Sobreviventes com uma Armadilha de Garra que forem escaneados pelos drones da Assassina:
- Receberão uma penalidade de 10% de velocidade de movimento por 6 segundos.
- Serão revelados para a Assassina com Instinto Assassino na sua localização por 3 segundos.
A bateria da Armadilha de Garra expirará, e a armadilha será removida automaticamente após 45 segundos.
Usabilidade
Também realizamos muitos ajustes em diversos aspectos da Negociante de Crânios para melhorar a sensação de jogar com ela e contra ela:
- A Negociante de Crânios agora tem 6 drones disponíveis (antes eram 4).
- A Negociante de Crânios agora ficará Indetectável por 8 segundos imediatamente após acionar um drone.
- A distância mínima entre drones agora é de 16 metros (antes era de 22 metros).
- A velocidade de movimento da Assassina não é mais reduzida ao verificar o scanner.
- O progresso de Mira Travada não decai mais.
- Drones não podem mais ser reativados manualmente.
- Revisamos os Complementos da Negociante de Crânios, ajustando alguns e concedendo novos efeitos a outros.
Essas alterações, quando combinadas, redirecionam os drones da Negociante de Crânios a um estilo mais focado em perseguições, aumentando suas consequências imediatas ao serem ativados em vez de uma progressão lenta ao longo do tempo. Ao mesmo tempo, a capacidade dela de defender geradores por períodos excessivamente longos também foi reduzida substancialmente. Estaremos atentos a essas alterações e realizaremos ajustes adicionais conforme necessário.
Praça Arrasada
Esta atualização trará atualizações de jogabilidade para a Praça Arrasada. Ao revisar o feedback para este mapa, identificamos alguns pontos que gostaríamos de abordar.
Obstáculos Baixos
Era possível trombar em alguns objetos menores, como pilhas de feno ou carcaças. Como esses objetos eram muito pequenos, poderíamos trombar neles mesmo sem vê-los, resultando em alguns momentos de frustração. Revisamos esses tipos de objetos para que qualquer coisa que possa bloquear seu caminho esteja claramente visível, na maioria dos casos tornando-os mais altos para que sejam mais fáceis de enxergar.
Tamanho e Disposição
Com seu longo formato retangular, a Praça Arrasada figura entre os maiores mapas do jogo. É mesmo um mapa de arrasar!
Patrulhar nesse mapa pode ser um pouco difícil devido ao tamanho. Para ajudar com isso, reduzimos o tamanho do mapa (tornando-o mais quadrado no processo). Como resultado, as posições de certas estruturas foram reajustadas.
Linha de Visão
A maioria dos obstáculos no mapa era um tanto baixa, facilitando que os Assassinos avistassem os Sobreviventes a longas distâncias, e dificultando que Assassinos furtivos se aproximassem sorrateiramente dos Sobreviventes. Para quebrar essas linhas de visão longas, reorganizamos algumas estruturas para limitar a distância que você pode enxergar de um ponto específico.
Navegação
Por último, mas não menos importante, realizamos várias alterações para deixar o mapa mais fácil de navegar. Isso inclui tornar mais nítido quais objetos podem ser percorridos e quais bloquearão o seu caminho.
A Propriedade dos MacMillan
Nosso trabalho nos mapas não para por aí, pois todo o Reino da Propriedade dos MacMillan será expandido. Cada mapa nesse Reino recebeu uma segunda versão alternativa.
O que isso quer dizer? Quer dizer que, na próxima vez que você entrar no Fosso do Sufocamento, por exemplo, as coisas poderão estar um pouco diferentes. A famosa mina ainda estará lá, mas talvez em um ponto diferente do mapa. Também poderá haver pequenas alterações no formato e disposição do mapa.
O objetivo com essas variantes é adicionar mais variedade aos mapas existentes sem alterar as propriedades únicas que os diferenciam, como o tamanho, pontos de estrangulamento ou particularidades que separam cada lado do mapa, e assim por diante.
Vantagens
A seguir, temos alguns pequenos ajustes para algumas Vantagens.
Perseguição Furtiva
Perseguição Furtiva é uma das Vantagens de Assassino menos usadas. Ela proporciona uma maneira de trocar de Obsessão ao longo da partida e reduzir o seu Raio de Terror durante perseguições. Para dar um pequeno impulso a essa Vantagem, aumentaremos a redução do Raio de Terror para 5 metros para cada ponto de progressão (antes eram 4 metros), podendo chegar a um máximo de 20 metros.
Jogador Tático
Essa Vantagem permite que você corra muito rápido quando o Assassino pega outro Sobrevivente, criando oportunidades de se posicionar para um salvamento. Além da vantagem ser bastante situacional, ela aplica em Exaustão em você, o que pode prejudicar o seu desempenho em perseguições logo em seguida. Para que essa Vantagem tenha mais relevância ao ser ativada, aumentaremos a duração do bônus de velocidade para 5 segundos (antes eram 4 segundos).
Ajustes em Assassinos
Para concluir, também temos uma lista curta de ajustes para alguns Assassinos diferentes. Como de costume, são ajustes em menor escala que conseguimos encaixar em diversas atualizações.
O Caçador
O Caçador exerce um papel único em Dead by Daylight. Ele é um Assassino de destaque para nós, e está desbloqueado logo de início, sendo a primeira experiência de muitos jogadores como Assassino. Por causa disso, queremos mantê-lo o mais simples e objetivo possível: viu a armadilha, montou a armadilha. Entre os jogadores mais novos, o Caçador já apresenta um desempenho muito satisfatório, e não queremos desequilibrar isso muito. Dito isso, o Caçador pode ter dificuldades em partidas de nível mais avançado. Para auxiliar nesses casos, realizamos algumas alterações:
- 8 Armadilhas de Urso agora surgirão no mapa (antes eram 6).
- O Caçador receberá 7,5% do efeito de Celeridade por 5 segundos após montar uma Armadilha de Urso.
Esperamos que essas alterações tenham um impacto mínimo em partidas de menor nível de habilidade, onde o Caçador já tem bom desempenho, mas que proporcionem um bom impulso para jogadores avançados que saibam aproveitá-las. Armadilhas de Urso adicionais ajudarão você a ter um suprimento adequado, especialmente em mapas maiores, e o efeito de Celeridade extra pode ajudar a diminuir a distância caso os Sobreviventes percebam e comecem a fugir enquanto você as monta.
A Caçadora e o Trapaça
Para esses dois Assassinos, é essencial recarregar seus projéteis em armários. No entanto, isso dá aos Sobreviventes uma grande vantagem inicial para fugir e abrir alguma distância. Devido a isso, muitos jogadores da Caçadora e do Trapaça optam por Complementos ou Vantagens como Dama de Ferro para reduzir seu tempo de recarregar. Com intuito de melhorar a usabilidade e reduzir a utilização constante dessas Vantagens e Complementos, reduzimos o tempo de recarregar de cada Assassino para 3 segundos (antes eram 4 segundos).
O Mercenário
Falando em recarregar, o Mercenário também se vê recarregando com muita frequência. Por causa disso, Complementos que reduzem o tempo de recarregar dele são muito utilizados. Para tornar esses Complementos menos essenciais, pegamos parte do efeito do Complemento Chaves do Carcereiro e o incorporamos ao conjunto base, ajustando esse Complemento de acordo. O Mercenário agora recarrega em 2,6 segundos por padrão (antes eram 2,75).
Em segundo lugar, aumentamos os bônus de velocidade de movimento para os Complementos Esmaga-Queixo e Cartaz de Procura-se para 1,5% e 3% respectivamente (antes eram 1% e 2,5%) a fim de torná-los escolhas mais interessantes a serem consideradas.
A Legião
Por fim, ajustamos o Complemento Amigos para Sempre da Legião. Esse Complemento concedia um aumento de 4% à velocidade de movimento quando os portões de saída estivessem energizados, contanto que o Assassino acertasse golpes de Fúria Bestial suficientes durante a partida. Como esse efeito precisa ser conquistado e só está ativo no final da partida, aumentaremos esse bônus de velocidade de movimento para 6% a fim de torná-lo mais impactante.
Com isso, chegamos ao fim das Novidades dos Desenvolvedores deste mês. Cada um dos recursos e ajustes mencionados nesta publicação estará disponível para teste na PTB (Build de Teste Público) a partir desta semana, com a atualização completa sendo lançada em todas as plataformas em uma data posterior. Como sempre, não deixe de nos contar qual a sua opinião depois de experimentá-los!
A gente se vê na Névoa!
Equipe Dead by Daylight