Veja a conexão de Stranger of Paradise: Final Fantasy Origin com o original; tema bônus de pré-venda
O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog.
Feliz aniversário para o Final Fantasy original! O primeiro jogo da longa série (e em retrospectiva um tanto erroneamente chamada) foi lançado em 18 de dezembro de 1987. Aquela primeira aventura realmente sacudiu a indústria – seu sistema de batalha inovador, mundo expansivo e música incrível continuam a inspirar os desenvolvedores hoje.
Foi, literalmente, uma virada de jogo.
Agora, 34 anos depois, seu espírito vive em Stranger of Paradise Final Fantasy Origin. Este novo RPG de ação brutal dos maestros de combate da Team Ninja da Koei Tecmo Games (Nioh, Ninja Gaiden) está diretamente ligado ao Final Fantasy, com uma história, personagens, locais e muito mais que remetem diretamente ao jogo original.
Para mostrar o que queremos dizer, pedimos aos principais desenvolvedores da Square Enix e Team Ninja que explicassem algumas dessas conexões e os segredos por trás delas…
Garland
Bem, agora todo mundo já sabe – o protagonista Jack está destinado a se tornar a figura sinistra conhecida como Garland.
No Final Fantasy original, Garland era o principal antagonista – um poderoso cavaleiro das trevas que ameaçou mergulhar a terra de Cornelia no caos. Ele é um vilão amado (e icônico!), mas fora de um breve diálogo, nunca nos contamos muito sobre ele.
Stranger of Paradise Final Fantasy Origin abordará diretamente isso e revelará como este outrora corajoso herói foi rebaixado. Mas por que focar no vilão?
Muitos vilões aparecem nos primeiros títulos de Final Fantasy, mas seus bastidores não são retratados com tanta frequência.
Acredito que um bom antagonista deve ter um motivo claro para explicar por que se tornou um vilão em primeiro lugar, então achei que me aprofundar nesse aspecto de Garland seria interessante.
Em Final Fantasy I, você o vê desde o início do jogo como um cavaleiro que abraçou a escuridão, mas a história nunca explica por que ele escolheu esse caminho. Achamos que poderíamos expandir a tradição do jogo original por meio de Stranger of Paradise Final Fantasy Origin, retratando uma possibilidade de por que Garland acabou como está.
Vemos a história de Stranger of Paradise Final Fantasy Originas uma “releitura alternativa” de Final Fantasy I. É provavelmente mais fácil pensar nisso como algo ocorrendo em um universo paralelo ao lado do jogo original.
– Jin Fujiwara, produtor, Square Enix
Mesmo que a Team Ninja já tivesse lidado com a jogabilidade de ação para Garland antes em Dissidia Final Fantasy NT, este jogo parecia diferente. Tínhamos um senso de responsabilidade maior porque estávamos lidando com Garland como protagonista e também investigando sua verdadeira natureza na história.
– Fumihiko Yasuda, produtor, Team Ninja da Koei Tecmo Games
Já que o caminho de Jack para se tornar Garland serve como base para a história, decidimos tomar seu impulso destrutivo – que não vemos em outros protagonistas de Final Fantasy – como um conceito central e o traduzimos em vários elementos de ação.
O primeiro que definimos como um conceito foi “Soul Burst”. Originalmente, consideramos uma apresentação mais sangrenta, mas acabamos optando por um visual de cristalização, para combinar aquela apresentação estimulante com a beleza do Final Fantasy.
Além disso, Garland na série Dissidia tem uma habilidade chamada “Soul of Chaos”, que o torna mais forte enquanto ele continua lutando.
– Nobumichi Kumabe, Diretor, Koei Tecmo Games
Cruzando a Northern Bridge
No início do Final Fantasy original, os Guerreiros da Luz cruzam a ponte norte de Cornelia. É uma cena da qual os fãs se lembram muito – marca os primeiros passos em direção à aventura… e de muitas maneiras sinaliza o início da série como um todo.
Stranger of Paradise recria esta abertura icônica – enquanto Jack e seus companheiros cruzam a ponte e sua jornada épica começa.
Esta cena é muito importante, pois sinalizou o início da aventura em Final Fantasy I. Nós definitivamente queríamos incorporá-la também em Stranger of Paradise Final Fantasy Origin.
Ouvir o tema Final Fantasy me deixa animado e me faz sentir que algo ótimo está prestes a começar – eu me senti exatamente da mesma maneira quando ouvi o tema sendo tocado durante as Olimpíadas no início deste ano! Eu queria incutir o mesmo sentimento em quem joga o Stranger of Paradise Final Fantasy Origin também.
– Daisuke Inoue, Diretor, Square Enix
A cena original da ponte norte deixou uma impressão duradoura, portanto, para esta recriação, sincronizamos estreitamente com a Square Enix no processo de criação – de storyboards a compartilhar referências de estágios de trabalho em andamento, bem como a iluminação e visuais finais.
A modelagem da ponte norte foi um grande desafio, uma vez que não foi totalmente retratada no original. A composição geral da cena para o corte final também exigiu um pouco de esforço.
Como ninguém havia criado um modelo da ponte antes, a equipe da Square Enix nos deu uma ideia aproximada de como o castelo e Cornelia deveriam ser neste título. Traduzimos isso em um esboço de projeto de modelo e, em seguida, procedemos com o projeto da ponte também.
Para deixar a composição mais próxima da versão 2D original, posicionamos alguns modelos de uma forma que não seria realista em 3D. No entanto, como a câmera realmente se moveria na versão final, tomamos algumas liberdades criativas e mudamos as coisas para que as coisas não parecessem erradas, mesmo com aqueles movimentos 3D.
Espero que tenhamos feito com que isso parecesse uma versão moderna de Final Fantasy I!
– Hiroya Usuda, diretora, Koei Tecmo Games
O mundo de Stranger of Paradise Final Fantasy Origin foi construído como ficção científica. Trabalhamos sob a premissa de que o que está acontecendo pode parecer impossível à primeira vista, mas em circunstâncias especiais pode acontecer, mesmo no mundo real.
A ponte norte e o Castelo Cornelia são o coração do original, por isso buscamos trazer um toque evoluído e híbrido, combinando suas silhuetas fantasiosas com a adição de alguns detalhes modernos.
– Nobuhiro Goto, Diretor de Arte, Square Enix
Pravoka e Piratas
Depois de cruzar a ponte norte, os Guerreiros da Luz chegam à cidade de Pravoka. No Final Fantasy original, esta cidade tem um pouco de problema de pirata – e esses são mais piratas do que “esmaga seus ossos e toma seu butim” do que seus tipos “yo-ho-ho”. Eles são liderados pelo capitão Bikke, e cabe aos heróis ensiná-lo os erros de seus caminhos.
Acima: Bikke como ele aparece em Final Fantasy I, e abaixo: como ele aparece em Strange of Paradise Final Fantasy Origin.
Tanto Pravoka quanto Bikke estão de volta em Stranger of Paradise Final Fantasy Origin, embora você possa ver algumas mudanças em relação ao original…
A batalha com Bikke e sua gangue de piratas, como aparece em Final Fantasy I.
Sempre que jogo Final Fantasy I, não posso deixar de sentir a necessidade de ir para Pravoka assim que cruzar a ponte norte.
Quando se trata do início da história de Stranger of Paradise Final Fantasy Origin, eu tentei conscientemente seguir o fluxo do jogo original e decidi incorporar o tema principal dos piratas para esta área. Por exemplo, ao pensar em como os personagens se moveriam de Cornelia para o próximo local principal, decidimos que deveríamos usar um navio pirata, como o original.
Não estávamos necessariamente tentando recriar fielmente Final Fantasy I completamente. Por exemplo, em Final Fantasy I, os protagonistas enfrentam Bikke e seus piratas na cidade, mas por alguma razão estranha, parece que os piratas em Stranger of Paradise Final Fantasy Origin têm seu esconderijo em uma caverna…
– Daisuke Inoue, Diretor, Square Enix
A família real
O Capitão Bikke não é o único personagem do Final Fantasy I a fazer uma aparição no novo jogo. O Rei de Cornélia e a Princesa Sarah também retornam – muito mais detalhados e desenvolvidos do que no original.
Acima: King of Cornelia, como ele aparece em Final Fantasy I, e abaixo: como ele aparece em Stranger of Paradise Final Fantasy Origin
Acima: Princesa Sarah, como ela aparece em Final Fantasy I, e abaixo: como ela aparece em Stranger of Paradise Final Fantasy Origin
Isso não é tudo – também há novos membros da Família Real para os fãs conhecerem, incluindo a Rainha Jayne e a Princesa Mia.
Rainha Jayne (acima) e Princesa Mia (abaixo) conforme aparecem em Stranger of Paradise Final Fantasy Origin.
Como você pode esperar, projetar a Família Real foi difícil, pois tivemos que criar versões 3D desses personagens do zero. Depois de reunir todas as informações que pudemos, injetamos nosso próprio conhecimento sobre Stranger of Paradise Final Fantasy Origin, mas foi definitivamente um desafio dar corpo ao conceito geral.
Como estávamos visando um jogo Final Fantasy maduro, não achamos que poderíamos nos tornar uma fantasia completa. Além disso, eu pessoalmente queria ter certeza de que teria uma justificativa e uma explicação para cada elemento desses personagens. Mesmo como uma recontagem alternativa, precisamos que os personagens sejam projetados de tal forma que nada pareça estranho ou inacreditável.
Por exemplo, Sarah é mais parecida com sua mãe, enquanto Mia segue seu pai em Stranger of Paradise Final Fantasy Origin. Além disso, também enfrentamos o desafio de quanto poderíamos diminuir os tons da fantasia – ao imaginarmos essa história se passando no mundo real, em um futuro não tão distante de agora, tentamos fazer os personagens ficarem cara a cara proporção do corpo mais próxima da dos humanos modernos, e também fez outros elementos, como textura da pele e rugas, muito detalhados para um acabamento mais realista.
Além dos detalhes fotorrealistas, queríamos trazer à tona a sensação de “supertecnologia” e tons góticos escuros, então nos inspiramos em estilos de design como o gótico Lolita e o punk. Além disso, como o branco é a cor base do Castelo de Cornelia, dissemos ao designer Roberto Ferrari que queríamos incorporá-lo aos trajes da Família Real também.
– Nobuhiro Goto, Diretor de Arte, Square Enix
Tiamat – O Demônio do Vento
Tiamat com várias cabeças é um dos Quatro Demônios do Final Fantasy original e atua como um inimigo terrível para os Guerreiros da Luz. O Demônio do Vento também aparece em Stranger of Paradise Final Fantasy Origin… e acredite em nós quando dizemos que é ainda mais imponente.
Acima: Tiamat como ele aparece em Final Fantasy I, e abaixo: como ele aparece em Stranger of Paradise Final Fantasy Origin.
Os designs para os Quatro Demônios foram particularmente importantes para Stranger of Paradise Final Fantasy Origin, então pedimos a Takayuki Takeya para cuidar de sua criação. Ele tem uma grande reputação por seu design de criaturas, até mesmo por Tetsuya Nomura!
Claro, se apenas traduzirmos os Quatro Demônios do jogo original de uma forma padrão, eles não terão algo especial. Assim, embora mantivéssemos certos elementos importantes do design de Tiamat (por exemplo, o número de cabeças em Tiamat), também incorporamos nossos próprios elementos de ‘Stranger of Paradise Final Fantasy Origin’ nos designs – por exemplo, os demônios parecidos com feras estão em um forma humanóide também!
Não posso entrar em detalhes sobre a pessoa presa no peito de Timat (spoilers!), mas essa representação do corpo embutido foi o resultado de considerarmos como poderíamos representar o efeito de forma mais realista. O Sr. Takeya também trabalha como escultor e seus designs eram muito precisos – eles se traduziam muito bem em gráficos CG.
– Nobuhiro Goto, Diretor de Arte, Square Enix
Uma vez que a natureza de Stranger of Paradise Final Fantasy Origin difere do Final Fantasy original, a experiência de enfrentar Tiamat também é diferente.
No entanto, como Tiamat no jogo original é conhecido por seus vários ataques elementais, nós os incorporamos como ataques de respiração. A partir desse conceito, construímos uma batalha na qual os jogadores teriam como objetivo derrotar Tiamat enquanto cortavam suas cabeças!
– Nobumichi Kumabe, Diretor, Koei Tecmo Games
Um caso de amor para toda a vida
Como você pode ver, os desenvolvedores têm um amor enorme pelo Final Fantasy original, e essa paixão transparece em todos os detalhes de Stranger of Paradise Final Fantasy Origin.
Enquanto comemoramos o 34º aniversário do Final Fantasy I (e da série… chegando aos 35 anos – uau!), vamos compartilhar algumas palavras finais dos desenvolvedores:
O primeiro jogo da série que joguei foi Final Fantasy IV – Eu não joguei Final Fantasy I quando ele foi lançado. Mais tarde, joguei a versão para PlayStation desse jogo e lembro-me de ter me emocionado, não apenas pelo icônico tema principal, mas também pelo fato de que os elementos de RPG pelos quais Final Fantasy é conhecido estavam tão firmemente estabelecidos naquele jogo.
Acabei jogando todos os jogos da série, e algumas coisas aconteceram por causa disso. Com Final Fantasy VII e Final Fantasy VIII, esqueci de ir para a escola, e com Final Fantasy XIV Online, quase esqueci de ir trabalhar!
Em uma nota mais séria, eu acho bastante surpreendente que Final Fantasy tenha permanecido uma série que nunca temeu mudanças ao longo de 35 anos. Estou orgulhoso de ter trabalhado em Stranger of Paradise Final Fantasy Origin e mostrar uma versão alternativa do jogo original.
– Fumihiko Yasuda, Produtor, Equipe Ninja
O que Final Fantasy significa para mim? É a Origem e o objetivo.
Final Fantasy é uma série que continuou por 35 anos após o lançamento do primeiro jogo. Espero que o mesmo aconteça com Stranger of Paradise Final Fantasy Origin também – para que se torne um título que será falado por muitos anos, e até mesmo se torne o ponto de partida para sua própria série continuar no futuro.
– Jin Fujiwara, produtor, Square Enix
Muito obrigado a todos os desenvolvedores que se juntaram a nós para comemorar dois jogos muito especiais. Stranger of Paradise Final Fantasy Origin será lançado em 18 de março de 2022 e está disponível em pré-venda.
Qualquer pessoa que pré-encomende as Edições Digital Standard ou Digital Deluxe de Stranger of Paradise Final Fantasy Origin via PlayStation Store receberá acesso antecipado de 72 horas ao jogo completo, um tema original de PS4, a arma Braveheart e Lustrous Shield e, como um bônus de compra antecipada, a arma da rebelião.
Five warriors destined to either become or defy prophecy.
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— STRANGER OF PARADISE FINAL FANTASY ORIGIN (@fforigin) December 20, 2021
May your blade always strike true, your heart remain wild, and your armour never lose its lustre.
Pre-order #StrangerOfParadise #FinalFantasy Origin to receive the Braveheart and Lustrous Shield weapons. Purchase the game before April 18th to receive the Rebellion weapon. pic.twitter.com/SVTk82TABw
— STRANGER OF PARADISE FINAL FANTASY ORIGIN (@fforigin) December 19, 2021
In #StrangerOfParadise #FinalFantasy Origin Jack can switch between two jobs at the push of a button.
Whether your power lurks with the Thief job or hitting like a truck as a Berserker, there are plenty of different combinations to mix and match to better help crush your foes. pic.twitter.com/UB5eLbRMdJ
— STRANGER OF PARADISE FINAL FANTASY ORIGIN (@fforigin) December 20, 2021
Invest time into the jobs available in #StrangerOfParadise #FinalFantasy Origin and Jack will soon unlock more advanced roles to play.
Will you become the definitive Jack-of-all-trades as a Red Mage, slice through the darkness as a Samurai, or get the Jump on foes as a Dragoon? pic.twitter.com/4gY1Cb9dds
— STRANGER OF PARADISE FINAL FANTASY ORIGIN (@fforigin) December 19, 2021
In #StrangerOfParadise #FinalFantasy Origin Jack's strength lies in his versatility.
Early in his quest, he'll have access to basic jobs like the fist-throwing Pugilist, the quick-footed Duelist, and the ax-centric Marauder.
Which Chaos-conquering Job will you master first? pic.twitter.com/QQLDj13g4A
— STRANGER OF PARADISE FINAL FANTASY ORIGIN (@fforigin) December 19, 2021