NotíciasPlayStation 5Vídeos

Ubisoft revela detalhes do sistema de parkour de Assassin’s Creed Shadows

A Ubisoft divulgou detalhes do parkour de Assassin’s Creed Shadows em seu site oficial com algumas cenas de gameplay.

Veja todos os detalhes a seguir e os vídeos compilados pelo YouTuber ‘JorRaptor’.

Assassin’s Creed Shadows será lançado em 14 de fevereiro para PS5, Xbox Series e PC.

Olá a todos e Feliz Ano Novo!

Assassin’s Creed Shadows será lançado em 14 de fevereiro de 2025, e estamos animados para fornecer mais informações sobre parkour. Estaremos acompanhados por Simon, Associate Game Director de Shadows.

Caso você tenha perdido, confira nossas postagens anteriores com foco em furtividade e combate.

Todas as filmagens são de um trabalho em andamento. Observe que alguns dos vídeos neste artigo podem estar compactados, o que pode afetar sua qualidade. Certifique-se de assistir em 4K para obter a melhor qualidade. A configuração do HUD pode variar de um clipe para outro para mostrar exemplos de opções personalizáveis.

Em Assassin’s Creed Shadows, os jogadores podem esperar se reconectar com a experiência básica de ser um Assassino, saltando sem esforço pelos telhados, surfando nas alturas das ruas lotadas de Kyoto e escalando o imponente Tenshu do Castelo de Osaka… Resumindo, Naoe é um verdadeiro mestre do parkour, possuindo velocidade e agilidade inigualáveis ​​que se adaptam às várias paisagens do Japão Feudal.

Além da exploração da cidade, os jogadores também podem se infiltrar em castelos japoneses – fortalezas incrivelmente perigosas cheias de desafios e oportunidades para parkour. Dominando com seu imponente Tenshu e protegido por uma rede de intimidantes muros de pedra concêntricos, os terrenos do castelo abrigam muitos edifícios escaláveis ​​e bem guardados, como armazéns, quartéis e torres de vigia. 

Em contraste, o jogo também apresenta trilhas de parkour escondidas na natureza que oferecem um tipo diferente de experiência. Essas trilhas estreitas em belas paisagens incluirão escalada em árvores e rochas e, claro, balanços extras de ganchos de escalada.

Neste artigo, vamos nos concentrar em destacar alguns dos novos movimentos e mecânicas desenvolvidos para aprimorar o parkour.

Durante o desenvolvimento de AC Shadows, a equipe implementou uma variedade de melhorias para parkour, incluindo novas animações, movimento de bruços e um gancho de agarrar baseado em física. Vários refinamentos também foram trazidos para mecânicas existentes, como os mapeamentos de entrada atualizados e o sistema de parkour down reformulado.

Vamos lá!

NOÇÕES BÁSICAS DE CONTROLE

NOVO MAPEAMENTO DE ENTRADA

Jogadores que retornam notarão ajustes feitos no esquema de controle em comparação com as entradas mais recentes de Assassin Creed, já que o agachamento e o botão de esquiva trocaram de lugar. Essa mudança simples, mas crucial, marca uma iteração importante: a adição da postura deitada e a inclusão de mecânicas de esquiva que levam diretamente ao parkour.

[ACSH] Visão geral da jogabilidade do Parkour - Mapa de controle

“Em Shadows, a esquiva foi mesclada com a mecânica de parkour down, o que desbloqueia um monte de novos movimentos de parkour”, diz Simon. “Este novo mapeamento também desconecta a troca de postura (por exemplo, em pé, agachado, deitado) do parkour, garantindo que você possa usar qualquer postura sem cair acidentalmente de um telhado quando não quiser.”

Alguns desses novos movimentos realizados com o botão de esquiva incluem esquivas acrobáticas sobre grades, saltos para fora das janelas ou novas quedas silenciosas.

ESSENCIAIS DO PARKOUR

PARKOUR PARA CIMA

Parkour up tem sido um grampo da série por um longo tempo, e Shadows não é exceção. Segurar o botão parkour up enquanto se move fará com que Naoe ou Yasuke alcancem o ponto mais alto/distante que puderem. Isso pode significar correr em uma parede para agarrar um apoio, pular sobre um grande vão entre dois telhados ou saltar o mais longe que puderem no vazio, esperando pelo melhor.

Cada personagem tem suas próprias habilidades no parkour, embora Naoe sempre possa pular mais longe e alcançar mais alto que Yasuke, que geralmente é mais lento ao andar em telhados.

Mais planejamento tático entra em jogo também, já que parkour up é considerado de alto nível e gera uma quantidade razoável de som ao escalar, pular e pousar. Shinobis furtivos devem usá-lo com cuidado em áreas protegidas, ou então serão vistos muito mais rápido.

“No nosso jogo, segurar o botão de parkour para cima como se fosse um acelerador não é a melhor maneira de fazer parkour”, diz Simon. “Discernir qual botão faz o que é necessário para maximizar um ótimo fluxo de parkour e manter seu ímpeto.”

TESTE DE RECUPERAÇÃO

Para compensar quaisquer saltos de alto nível que o colocariam em perigo, você pode acionar o Igan Recovery Roll pressionando o botão de esquiva/parkour para baixo ao pousar de grandes alturas. Isso permite que Naoe execute uma manobra de pouso que suaviza o impacto e reduz o ruído de um pouso mais forte – como visto no clipe acima.

PARKOUR PARA BAIXO

Agora que a mecânica de esquiva foi incorporada ao fluxo do parkour, os jogadores podem desviar perto de uma saliência para fazer uma transição suave para a travessia descendente do parkour, permitindo as descidas acrobáticas características de Naoe ou as quedas mais pesadas de Yasuke.

Segurar o botão de esquiva/parkour para baixo enquanto se move garante que seu personagem esteja caindo para o ponto mais baixo e seguro abaixo dele, e evita saltos perigosos no vazio. O parkour para baixo também permite aterrissagens discretas, gerando som mínimo para uma abordagem furtiva.

QUEDA VS DESCIDA

“Existem duas maneiras principais de fazer parkour para baixo”, explica Simon, “A maneira clássica é pressionar o botão de esquiva/parkour para baixo perto de uma saliência sem entrada direcional: seu personagem descerá e manterá essa saliência em posição de escalada. A segunda maneira – e mais chamativa – é executar uma esquiva direcional sobre essa saliência, o que inicia uma variedade de transições acrobáticas.”

Como visto no clipe acima, usar esquivas direcionais para iniciar uma descida resulta em acrobacias impressionantes, bem como aterrissagens mais furtivas.

MECÂNICA DE SPRINT

Naoe é nossa assassina mais rápida até agora em pé. Correr permite que ela ganhe distância de (ou alcance) quase todo mundo, enquanto Yasuke precisa de um pouco mais de pista para atingir a velocidade de cruzeiro. Correr abre diferentes possibilidades para ambos os personagens:

CORRIDA ESQUIVA

Exclusivo para Naoe é a habilidade de executar uma esquiva de corrida (pressionando o botão de esquiva enquanto corre). Isso aciona um mergulho estendido que lhe permite limpar objetos que são ligeiramente menores do que ela (cercas agrícolas, caixas de madeira, grades de proteção, peitoris de janelas, etc.) enquanto evita danos recebidos. A esquiva de corrida é particularmente útil ao escapar de projéteis de inimigos à distância, bem como executar fugas dignas de repetição.

Este movimento também pode ser executado para saltar manualmente de um ponto mais alto… com mais riscos de sofrer danos pesados ​​ao pousar sem uma jogada de recuperação.

PASSAGEM AUTOMATIZADA

Ao correr, Naoe ganha a habilidade de executar passos automáticos – movimentos acrobáticos rápidos que lhe permitem literalmente passar sobre os mesmos objetos pequenos listados acima – sem o uso de quaisquer outras entradas. Note que os passos automáticos, embora muito estilosos, não oferecem a mesma proteção contra danos que a esquiva de corrida de Naoe.

TACKLE AUTOMATIZADO DE OMBRO

Para nunca ficar para trás, um Yasuke correndo tem a habilidade de automaticamente dar uma pancada de ombro em qualquer objeto destrutível, o que normalmente bloquearia Naoe. Para objetos baixos e não destrutíveis, Yasuke também executará passagens automáticas sem exigir nenhuma outra entrada, embora um pouco menos elegantemente do que Naoe. 

SPRINT VS POSTURAS

Ambos os personagens podem mudar de posição enquanto correm a toda velocidade: mudar para a posição agachada fará com que o personagem deslize os joelhos e se acomode na navegação agachada, enquanto mudar para a posição deitada enquanto correm a toda velocidade fará com que ambos os personagens mergulhem no chão na posição deitada, parando completamente.

Observe que a corrida tirará você da posição agachada e deitada, forçando o personagem a ficar em pé — um atalho excelente para usar em caso de emergência.

O GANCHO

“Qualquer jogo shinobi adequado precisa de seu gancho de agarrar”, diz Simon. “Trabalhamos duro para garantir que a física do nosso gancho de agarrar o tornasse uma extensão natural do fluxo geral de parkour de Naoe, permitindo que ela suba e balance com graça e facilidade.”

O gancho de Naoe é uma adição valiosa ao arsenal dos Assassinos, e todos os jogadores devem aprender a usá-lo para obter a máxima eficiência.

ASCENSÃO VERTICAL

Naoe pode se prender em qualquer saliência horizontal do telhado e subir pela corda para escalar sobre essa saliência. A ascensão vertical permite que os jogadores subam, desçam ou girem em volta da corda de acordo com sua entrada direcional.

BALANÇO DE GANCHO

Vários pontos de agarrar podem ser encontrados no Japão de Shadows. Esses pontos permitem que Naoe faça hook-swings em grandes vãos e alcance o outro lado. Algumas configurações avançadas até exigem que ela faça vários hook-swings juntos sem tocar o chão.

O swing de gancho permite que os jogadores adicionem ou reduzam o momentum (como um balanço de playground) e ajustem a direção do swing de acordo com sua entrada direcional. Isso, por extensão, dá aos jogadores controle sobre a velocidade de seus saltos.

MUDANÇA DE MODO

Enquanto estiver pendurado em um ponto de agarrar, os jogadores podem alternar entre o modo de ascensão vertical e o modo de balanço de gancho tocando no botão de gancho: Naoe mudará sua posição na corda para refletir a troca.

GANCHO DE CORRIDA NA PAREDE

Naoe pode correr por uma parede inescalável e lançar seu gancho no ápice dessa corrida na parede para se prender a uma saliência que de outra forma estaria fora de seu alcance, estendendo efetivamente sua capacidade de alcance de ascensão vertical.

Suas habilidades com o gancho brilharão especialmente ao se infiltrar em um castelo ou ao seguir as rotas secretas de parkour escondidas no interior do Japão.

MOVIMENTOS AVANÇADOS DE PARKOUR

Shadows introduz algumas novas sutilezas de parkour que jogadores avançados vão querer saber. Aqui estão algumas delas:

ESQUIVAS DE POSTURA

Tanto Yasuke quanto Naoe podem executar esquivas direcionais enquanto se movem em posição agachada, cobrindo mais terreno mais rápido e evitando ataques em potencial. No entanto, apenas Naoe tem acesso a esquivas direcionais deitadas, permitindo que ela role para frente, de um lado para o outro ou deslize para trás, estendendo suas habilidades evasivas. Você pode ter visto um vislumbre disso em nosso post sobre furtividade, onde Naoe realizou um assassinato após rolar para fora de um arbusto usando esquiva direcional deitada.

EJEÇÃO DE CORRIDA NA PAREDE

Naoe pode correr na parede bem alto em paredes, e ela pode executar uma ejeção de parede muito legal tocando no botão de parkour para cima no ápice de uma corrida na parede. Essa ejeção de parede também pode ser executada ao escalar, enquanto suas mãos e pés estão tocando a superfície.

PARKOUR PARA BAIXO: ESQUIVA PARA TRÁS

Ao ficar perto da borda de uma estrutura, com as costas do personagem voltadas para a borda, tocar parkour para baixo apenas (sem entrada direcional) fará com que o personagem execute uma esquiva para trás que pode levá-lo direto para a borda da estrutura ou sobre ela. Quando isso acontece, Naoe rolará sem esforço para baixo sobre a borda e pousará no chão com uma aterrissagem abafada, tanto agachado quanto em pé.

PARKOUR PARA BAIXO: SEGURANÇA DE ALTA ESTRUTURA

Executar qualquer uma das transições de parkour acima de uma estrutura muito alta (onde danos de queda podem ocorrer) resultará no personagem segurando naquela saliência e pendurado ali. Entrada adicional será necessária para descer ou subir de volta.

SUPERFÍCIES NÃO ESCALÁVEIS

Por fim, é importante observar que Naoe e Yasuke não poderão escalar superfícies que não tenham apoios físicos para eles se agarrarem.

“Isso é algo muito importante para nós”, diz Simon. “Isso significa que tivemos que ser mais cuidadosos sobre a criação de rodovias de parkour interessantes e nos deu mais controle sobre onde Naoe pode ir e onde Yasuke não pode, tornando nossos dois estilos de jogo ainda mais contrastantes.”

Tenha certeza de que a maior parte do que você verá em Assassin’s Creed Shadows ainda é bastante escalável – especialmente com o gancho – mas os jogadores terão que procurar por pontos de entrada válidos de vez em quando.

Esperamos que você tenha gostado dessa análise mais aprofundada de algumas das melhorias feitas no sistema de parkour em Assassin’s Creed Shadows. Mal podemos esperar para que você coloque as mãos no jogo em 14 de fevereiro para explorar o Japão com nossos protagonistas duplos. Até lá, nos vemos na próxima vez para nossa última postagem de visão geral desta série, dedicada à exploração.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo