Trophy Guide – Trine 5: A Clockwork Conspiracy
Total: 63
Terminar o jogo: 1 vez
Tempo estimado: Cerca de 20 horas
Dificuldade: Médio
Troféus passíveis de perda: Não
Autopop: Não
Trine 5: A Clockwork Conspiracy possui uma lista bem extensa de troféus, e mescla um pouco dos padrões que vimos em listas dos outros jogos da série. De forma geral, dá para dividi-la em três partes: um terço dos troféus é obtido simplesmente por completar os níveis; outro terço é obtido pegando todos os colecionáveis de cada nível; e o último diz respeito à desafios e ações mais específicas. É uma platina mais trabalhosa que Trine 4: The Nightmare Prince, mas ainda assim muito mais fácil que Trine 2: Complete Story.
Minha recomendação é buscar todos os colecionáveis a medida em que completa os níveis; se algum ficou para trás, antes de iniciar o próximo nível retorne e analise pela tela de loading em qual checkpoint estão estão os colecionáveis faltantes.
Da parte final de troféus, muitos podem ser obtidos em questão de minutos. Entretanto, um deles vai testar sua paciência: é necessário completar um nível qualquer sem sofrer dano. Os níveis são relativamente extensos, mas deixando essa etapa para o final você terá todas habilidades e melhorias dos personagens garantindo uma pequena vantagem na busca por esse troféu…
O jogo conta com versões para PlayStation 4 e PlayStation 5, e embora sejam compatíveis entre si para partidas online, são duas listas separadas e independentes, sem a possibilidade de transferir progresso ou troféus.
Platina? Platina.
Relacionado à campanha.
Relacionado à campanha.
Relacionado à campanha.
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Relacionado à campanha, obtido simultaneamente ao troféu acima. Jogando no modo cooperativo online, apenas o hospedeiro da sessão recebeu estes dois troféus (todos os demais registraram para ambos jogadores sem problemas). Iniciamos uma nova sessão, alternando o hospedeiro, e concluindo o nível uma segunda vez foi suficiente para dar o gatilho nos troféus para o outro jogador.
Colete todos os tokens de experiência do nível 1. Veja troféu 45.
Colete todos os tokens de experiência do nível 2. Veja troféu 45.
Colete todos os tokens de experiência do nível 3. Veja troféu 45.
Colete todos os tokens de experiência do nível 4. Veja troféu 45.
Colete todos os tokens de experiência do nível 5. Veja troféu 45.
Colete todos os tokens de experiência do nível 6. Veja troféu 45.
Colete todos os tokens de experiência do nível 7. Veja troféu 45.
Colete todos os tokens de experiência do nível 8. Veja troféu 45.
Colete todos os tokens de experiência do nível 9. Veja troféu 45.
Colete todos os tokens de experiência do nível 10. Veja troféu 45.
Colete todos os tokens de experiência do nível 11. Veja troféu 45.
Colete todos os tokens de experiência do nível 12. Veja troféu 45.
Colete todos os tokens de experiência do nível 13. Veja troféu 45.
Colete todos os tokens de experiência do nível 14. Veja troféu 45.
Colete todos os tokens de experiência do nível 15. Veja troféu 45.
Colete todos os tokens de experiência do nível 16. Veja troféu 45.
Colete todos os tokens de experiência do nível 17. Veja troféu 45.
Colete todos os tokens de experiência do nível 18. Veja troféu 45.
Colete todos os tokens de experiência do nível 19. Veja troféu 45.
Colete todos os tokens de experiência de todos os níveis do jogo base. Veja troféu 45.
Colete todos os itens da categoria Cartas. Veja troféu 45.
Colete todos os itens da categoria Moda. Veja troféu 45.
Colete todos os itens da categoria Tesouros.
Ouvi falar que você gosta de colecionáveis? Colecionáveis em Trine 5 surgem em duas formas: experiência e baús. Não se preocupe, pois são poucos os colecionáveis que são realmente difíceis de se encontrar, e o jogo ainda facilita essa busca ao separar a contagem de tokens de experiência em cada checkpoint. Assim, sempre que voltar ao mapa principal, você pode repetir o nível anterior, selecionando um checkpoint onde não encontrou todos os tokens de experiência — faça uma nota mental de quantos faltam e, ao pegá-los, você pode imediatamente voltar ao mapa e carregar o próximo checkpoint para continuar a busca.
Também pelo mapa você pode ver se encontrou os três baús do nível (cada um contém um tipo de colecionável, ou seja, uma carta, um tesouro e um acessório). Embora a localização desses baús não seja indicada pela tela do mapa, a grande maioria deles está em áreas contendo tokens de experiência, então você acabará encontrando quase todos nessa varredura.
Os tokens de experiência podem estar em lugares marotos, mas de forma geral você nunca precisará de habilidades obtidas posteriormente para encontrar todos os colecionáveis de um nível. Para todos os efeitos, segue um vídeo.
A descrição deste troféu está levemente incorreta pois não existem “inimigos de gelo” no jogo. Na verdade, o troféu engloba habilidades avançadas dos três heróis. Com Amadeus, crie uma esfera de aço e deixe-a de lado (mantenha em mente que inimigos podem destrui-la). Com Zoya, use flechas de gelo carregadas até que um inimigo comece a emanar uma aura azulada, indicando que está “gelado” — note que é necessário adquirir a melhoria Flechas Elementais para aplicar esse efeito às flechas. Por fim, use Pontius para dar uma investida com na esfera, de modo que ela estilhace o inimigo antes que o status elemental acabe. É um troféu teimoso e vai precisar algumas tentativas até que surja, mas, sabendo como fazer, torna-se apenas uma questão de paciência.
Use o escudo de Pontius para redirecionar os disparos de uma planta de parede contra um inimigo. Um lugar rápido para conquistar esse troféu é em A Torre Mais Alta (Checkpoint 8), logo após atravessar a armadilha de espinhos:
Quando você derruba um mosquito mecanizado com uma flecha, ele cai e explode alguns segundos depois. É bem provável que você obtenha esse troféu acidentalmente, mas sempre que avistar uma oportunidade, aproveite-a.
Os guardiões mecanizados maiores, que portam escudo, possuem um ataque giratório. Após remover o escudo, aproxime-se do inimigo para fazê-lo atacar com um de seus dois ataques corporais. Em um deles, ele ataca de cima para baixo e no outro, relevante para o troféu, ele faz um ataque giratório. Esquive e aproxime-se para que ele ataque novamente, repetindo o processo até o troféu surgir, somente então destrua o guardião.
Complete o nível Longo Caminho para a Cidade sem que qualquer personagem entre em contato com os diversos rios. É um nível relativamente longo, e a melhor dica é deixar para fazer esse troféu após terminar a campanha. Com mais habilidades destravadas para Amadeus, você pode conjurar e construir pontes usando pranchas antigravitacionais. Note também que a miniaventura é obrigatória durante a campanha, mas quando estiver repetindo o nível pode passar reto sem medo de comprometer o troféu. Tudo ocorrendo dentro dos parâmetros, o troféu surge antes do fim do nível.
Complete um nível sem quebrar qualquer caixa de madeira. Em nossa experiência, Os Jardins da Academia Astral é um bom nível para isso. Novamente, deixe para fazer esse troféu após terminar a campanha para ter mais habilidades em seus heróis e não depender das caixas. Cuide para não quebrá-las acidentalmente e, de resto, simplesmente siga em frente na manha. (Note que os três níveis introdutórios não contam para esse troféu.)
Eis o troféu que vai barrar algumas platinas. Não necessariamente por sua dificuldade, mas sim pois os níveis são relativamente longos e esse troféu exige bastante paciência. Em nossa experiência, Os Jardins da Academia Astral novamente é uma boa escolha pois não conta com um chefe no final e são poucos encontros com inimigos — mas fique esperto pois os poucos inimigos rapidamente frustrarão suas tentativas com projéteis. Deixe esse troféu por último e procure se familiarizar com o nivel, muitos dos enigmas podem ser facilmente burlados com habilidades avançadas de Amadeus. Tome cuidado para navegar áreas com armadilhas e procure eliminar os inimigos rapida e eficientemente — lembre-se de reduzir a dificuldade para Fácil. (Note que os três níveis introdutórios não contam para esse troféu.)
Jogando no cooperativo online, descobrimos que, caso um dos jogadores sofra dano, isso não invalida o troféu para quem tenha passado ileso, assim um amigo pode ajudar atraindo a atenção dos inimigos para si enquanto o jogador em busca do troféu joga na defensiva. Para registro, jogamos no modo Clássico e numa das tentativas, o jogador que não sofreu dano trocou para um personagem que já havia sofrido dano e o troféu não foi contabilizado. Nas demais tentativas, o jogador em busca do troféu ficava exclusivamente com Zoya na retaguarda enquanto o outro jogador seguia em frente, preparando caminho com Amadeus e limpando a área com Pontius. Para a zona de combate no final do nível, Zoya precisa se aproximar do centro para que os inimigos surjam, mas pode (e deve) rapidamente retornar e subir pela passagem de onde vieram para ficar em segurança, podendo ricochetear flechas às cegas.
Prática, paciência e perseverança.
No início do nível A Torre Mais Alta, numa área similar a um mercado, os Heróis de Trine serão reconhecidos pelos personagens no fundo do cenário, e uma das pessoas irá pedir para que Amadeus demonstre seu incrível talento conjurando uma caixa.
No nível O Jardim da Sombra Eterna (Checkpoint 3), após acionar a alavanca para abrir a porta você precisa elevar uma plataforma com a investida de Pontius. Use a barra perto do teto para chegar ao outro lado e quebre a parte de madeira para subir ao topo da torre. Você encontrará tokens de experiência nessa sala, mas, mais importante, use a investida com contra o sino para destravar o troféu.
No nível O Longo Caminho para a Cidade (Checkpoint 16), logo após obter o troféu 59, use Amadeus para levitar a torta sobre a mesa e carregue-a até o final do nível.
No nível Bosque de Outono (Checkpoint 2), após derrubar a árvore gigante perto das raposas, entre pelo tronco para chegar a uma caverna subterrânea. Além dos cogumelos dançantes, a área conta com um baú.
Perto do fim do nível Rota dos Contrabandistas (Checkpoint 11), a área será atacada por um kraken. Preste atenção ao círculo que se forma sobre o chão para saber a hora exata em que o tentáculo irá parar de mirar para atacar, então rapidamente saia da área para esquivar do golpe. Não é um segmento particularmente longo, então não deve apresentar grandes dificuldades.
Relacionado à campanha.
Relacionado à campanha.
Após obter a habilidade Flecha Vaivém (e, preferencialmente, a melhoria Flecha Certeira), enfraqueça dois inimigos com ataques normais de Pontius e quando ambos estiverem prestes a morrer, posicione Zoya entre os dois e atire uma flecha completamente carregada de forma que ela acerte um inimigo e ricocheteie em direção ao outro. Se ambos morrerem, o troféu será seu.
Após obter a habilidade Talismã Prismático, você pode criar um clone de Pontius que reflete seus movimentos. Para esse troféu, o seu reflexo deve matar um inimigo atacando com socos, para isso, após criar e ativar o reflexo usando , segure para arremessar a espada numa direção oposta e soque um inimigo com vontade. É um ataque fraco e a espada retorna alguns segundos depois (a melhoria Espada Giratória pode ajudar, embora não seja crucial), e seu reflexo é derrotado por qualquer ataque, então um pouco de paciência será necessária. Recomendamos também que você distancie-se um pouco de seu reflexo para garantir que não seja o próprio Pontius quem dê o golpe final no inimigo.
Quando encontrar um mosquito mecanizado, use Amadeus para conjurar um objeto e jogá-lo contra o inimigo. A gravidade tomará conta do resto.
Após destravar a melhoria Escudo Deslizante, siga para o nível Os Jardins da Academia Astral e carregue o checkpoint 3. Você precisa preparar terreno antes, então do ponto onde o jogo inicia, siga para esquerda até a batalha onde os heróis são enganados por Sunny. Feito isso, siga até a porta fechada à esquerda e deslize para o outro lado com a habilidade apertando ⬇️+, mantendo o botão pressionado até o fim. Tudo ocorrendo dentro do esperado, o troféu irá surgir pouco antes de chegar no limite dessa rota. Caso contrário, você pode tentar novamente, desta vez iniciando desse canto e deslizando até a porta fechada.