Trophy Guide – Granblue Fantasy: Relink
Total: 54
Terminar o jogo: 2 vezes (opção de seleção de capítulos após a conclusão do jogo)
Tempo estimado: 80 a 100 horas (depende muito da sorte na hora de farmar itens)
Dificuldade: Médio (exige muito grind)
Troféus passíveis de perda: Não
Granblue Fantasy: Relink é o jogo de RPG de ação lançado em fevereiro deste ano e é baseado no jogo de luta da saga Granblue Fantasy. O nosso querido redator Montanaro analisou o título e contou sua experiência neste review, agora, aproveitando a carona dos novos personagens que chegaram com a atualização 1.2, trago para vocês algumas dicas para tornar a sua aventura e a platina um pouco mais fáceis.
Antes de começar este guia, devo enfatizar aqui que, embora Granblue Fantasy: Relink seja um RPG de ação, não espere por mundos abertos gigantescos ou uma grande quantidade de equipamentos. Ele é todo dividido em capítulos e possui um sistema de missões secundárias muito focado em grinding, algo muito similar ao que vemos em títulos da Hoyoverse, por exemplo.
Eu, particularmente, gosto muito de títulos que tenham a necessidade de farm, principalmente quando ele te dá motivos para isso. Em Granblue Fantasy: Relink, por exemplo, o que não faltam são opções para customizar seus personagens. Quando você chegar ao limite de qualquer coisa, o jogo vai lá e diz que existe um nível a mais para determinada coisa. É desesperador, mas ao mesmo tempo, muito prazeroso porque aumenta demais o fator replay.
Agora, sem mais delongas, vamos ao nosso guia.
Aprecie a História
Tendo em vista que não existem troféus misseables em Granblue Fantasy: Relink, foque primeiro na história. Durante a aventura você irá desbloquear automaticamente alguns troféus relacionados às batalhas, mas não se preocupe com isso neste primeiro momento, já que após a conclusão do jogo você terá acesso à seleção de capítulos.
Aumente seu Poder
Embora a história seja seu ponto focal no início, é importante aumentar seu dano, principalmente para evitar perrengue em batalhas contra múltiplos inimigos. Para isso, você vai farmar muitos itens em diversas missões secundárias que começarão a ficar disponíveis tanto nas cidades, quanto no balcão.
As missões que ficam disponibilizadas pelos cidadãos são compostas pela coleta de um número específico de itens que, geralmente, podem ser adquiridos nas missões oferecidas pela atendente do balcão. Algumas delas podem ser repetidas diversas vezes e te recompensam com PDMs que aumentam suas habilidades ou até mesmo chaves especiais para abrir os baús especiais trancados.
Já as missões disponibilizadas pela atendente do balcão devem ser concluídas de forma “obrigatória”, isto porque muitos itens e Selos raros só podem ser coletados desta forma. Além disso, após a conclusão do jogo, você deverá jogar o episódio Ø, sendo este o momento perfeito para fazer tudo que você deixou para trás.
Caso você tenha paciência, recomendo que tente concluir as missões do balcão no rank S++. Conseguir S++ em todas as missões não é necessário para a platina, mas te garante as melhores recompensas e um maior número de PDMs, tornando o processo de melhora do seu personagem ainda mais rápido.
Outra forma de aumentar o seu poder é através dos chamados Fate Episodes, que nada mais são que histórias sobre a origem dos personagens e como eles entraram para a tripulação do personagem principal. Além disso, através desses episódios você consegue desbloquear dois slots de Selo extra, o que permite a você dar mais poder de fogo ao seu personagem.
Dificuldade Suprema
Após concluir o episódio Ø você deverá rejogar todos os episódios no modo Supremo, mas fique calmo, porque tudo que foi conquistado até agora, incluindo seu nível de poder, será carregado para esses episódios. Caso você tenha se aventurado nas missões secundárias de nível Maniac e Proud em busca do rank S++ e outros itens raros, muito provavelmente terá poder suficiente para encarar isso sem muitos problemas.
Foque em um personagem por vez
Granblue Fantasy: Relink é um eterno grind em busca dos melhores equipamentos e selos que aumentam o seu poder final (PWR). Tendo isso em vista, é preciso ter em mente que aqui tudo é caro e difícil de ser adquirido, principalmente os itens necessários para aprimorar as armas depois do nível 150.
No início, ter muitos personagens pode encher os olhos daqueles que amam diversificar o gameplay, mas não se engane, porque isso é um efeito manada que pode te levar para o abismo.
No início, procure ter ao menos dois personagens de cada elemento, isso vai te ajudar a completar as missões secundárias mais facilmente, tendo em vista que será possível dar mais dano aos inimigos.
Caso você decida fazer as missões secundárias durante a história, tenha em mente que o Capitão, personagem principal da trama, não poderá sair do grupo até terminar o jogo. Tendo isso em vista, é preciso montar seu time sempre considerando um lutador do elemento vento.
Para recrutar outros personagens é preciso coletar os cartões de tripulação que estão espalhados pelo mundo de Zegagrande e podem ser obtidos completando as missões de história e secundárias.
Outra vantagem em se ter poucos personagens é que fica muito mais fácil ir atrás das armas mais fortes do jogo, que dropam de forma aleatória de acordo com os personagens que você tem. Essa é uma missão bem chata e deve ser repetida diversas vezes, então tenha o mínimo de guerreiros possíveis se você pretende jogar mesmo após a conquista da platina.
Online não é bom, mas é necessário
Para fechar nossas dicas, uma das formas mais fáceis de completar as missões secundárias com nota S++ é jogando no modo online. Aqui você decide se os participantes precisam ter o mesmo nível de poder que o seu personagem, se obrigatoriamente precisam estar na mesma região, entre outros. Porém, aviso de antemão que o matchmaking é péssimo.
O fato do matchmaking ser ruim pode ser uma verdadeira pedra no sapato para conquistar alguns troféus, como o de recrutar todos os personagens, por exemplo, que exige a coleta dos emblemas de Dalia de ouro para trocar pelos único cartão de recrutamento obtido através do modo online. Caso as partidas aleatórias estejam demorando, procure amigos que tenham o jogo para te ajudarem nessa empreitada.
Agora que fechamos nossa sessão de dicas para a sua jornada, vamos à lista de troféus e detalhes adicionais de como conquistá-los.
Obtenha todos os troféus.
Essa missão será desbloqueada após você concluir todas as missões do nível Fácil ao Maníaco no balcão.
Esteja muito bem preparado antes de aceitá-la. Aprimore suas armas, aumente seu poder de ataque e equipe os melhores selos. Caso você esteja com poder acima de 12 mil, não deve enfrentar tantos problemas, já que o nível de poder recomendado aqui é de 10 mil.
Para conquistar esse troféu, você precisa rejogar todos os capítulos no modo Supremo e, para facilitar sua jornada aqui, é recomendável que os principais personagens estejam ao menos no nível 100, já que este é o nível da maioria dos chefes. Outro ponto importante é não esquecer de subir o nível do capitão, já que é obrigatório que ele esteja no grupo para que as missões de história sigam seu curso.
Troféu relacionado à história, será obtido automaticamente.
Troféu relacionado à história, será obtido automaticamente.
Para desbloquear esse troféu, basta completar todas as missões secundárias disponíveis em Folca e Seedhollow. Elas são marcadas no mapa e no geral, são bem fáceis de serem concluídas, sendo basicamente focadas em entregar itens – que você muito provavelmente terá em mãos – ou até mesmo destruir determinados inimigos.
Nas dicas dadas no início deste guia, eu apontei as formas de se conseguir os cartões da tripulação para recrutar novos personagens. É válido dizer que com a chegada da atualização 1.2, dois novos personagens entraram para a lista, porém, não é necessário adquiri-los para obter o troféu.
Os Episódios do Destino ficam disponíveis no balcão de quests das cidades. Para obter esse troféu, você primeiro deve recrutar todos os personagens e chegar ao nível 60. Após finalizar a história principal, todas as histórias estarão disponíveis, incluindo o epílogo.
Esse é um dos troféus mais chatos de se obter, por isso deve ser deixado por último. Para adquirilo-lo você precisará coletar todas as 114 armas (incluindo as Terminus Weapons), completar a campanha principal no modo Supremo, desbloquear todos os personagens, coletar todos os tesouros e as Wrightstones.
Embora seja um troféu chato de se obter, ele será desbloqueado automaticamente enquanto você estiver fazendo seu grind. Porém, vale reforçar que esse troféu não deve ser feito enquanto você ainda estiver na campanha principal, tendo em vista que será preciso construir as armas faltantes no ferreiro e, além de caro, leva tempo, já que os itens só são obtidos nas missões do balcão.
Esse troféu será conquistado no endgame, que é quando você terá uma quantidade de itens maior e muito mais dinheiro, tendo isso em vista, não se preocupe com ele durante a campanha principal.
Troféu relacionado à história, será obtido automaticamente.
Troféu relacionado à história, será obtido automaticamente.
Troféu relacionado à história, será obtido automaticamente.
Troféu relacionado à história, será obtido automaticamente.
Troféu relacionado à história, será obtido automaticamente.
Troféu relacionado à história, será obtido automaticamente.
Troféu relacionado à história, será obtido automaticamente.
Troféu relacionado à história, será obtido automaticamente.
Troféu relacionado à história, será obtido automaticamente.
Troféu relacionado à história, será obtido automaticamente.
Para obter este troféu, basta conquistar uma avaliação S++ em qualquer missão do balcão. Caso esteja tendo dificuldade em conseguir o feito no início do jogo, deixe para fazer após a conclusão da história principal, que é quando o seu personagem muito provavelmente já estará com um poder bem elevado.
No modo online, aperte e segure o touchpad do controle e selecione um emote qualquer.
As bestas primordiais são os chefes da campanha principal e ficam acessíveis através das missões do balcão. Esse troféu será um dos últimos a serem conquistados, tendo em vista que será preciso derrotá-los 100 vezes.
Para obter esse troféu, recomendo que faça naturalmente, sem pressa, enquanto farma itens para suas armas e/ou tenta coletar as Armas Terminus, as mais poderosas do jogo, do Proto Bahamut.
Para facilitar sua vida, vou colocar abaixo os nomes das bestas primordiais que contabilizam para esse troféu:
- Proto Bahamut
- Furycane
- Mangarmr
- Excavillion
- Vulkan Bolla
- Angra Mainyu
- Angra Mainyu
- Angra Mainyu (Lilith Amalgam)
Para obter este troféu, basta completar uma missão dada por algum morador das cidades do jogo.
Após você derrotar a primeira leva de inimigos no capítulo 4, será possível utilizar o canhão para evitar os ataques da outra nave. Para conquistar esse troféu, basta carregar o canhão de Éter ao seu máximo segurando o L2 e atirar bem no centro dos projéteis para atingir todos de uma vez.
Você saberá que o canhão chegou ao seu máximo quando o Dualsense começar a vibrar muito forte, caso esteja jogando no PS5. Se por acaso perder o momento do tiro, basta apertar Options e voltar ao último checkpoint, ou terminar a campanha principal e voltar via Seleção de Capítulos.
Durante o capítulo 4, três naves virão ao seu encontro para te atacar e, em cada uma dessas naves existem quatro canhões distintos que devem ser destruídos, totalizando 12. Basta destruí-los para obter este troféu. Caso perceba que perdeu algum no meio da confusão, reinicie o episódio ou termine o jogo e utilize a seleção de capítulos.
Embora pareça difícil, Angra Mainyu possui um padrão de ataques que fica fácil desviar uma vez que você aprende. Caso seja atingido, basta usar a opção de voltar ao último checkpoint.
Assim como no troféu anterior, você precisará derrotar Bahamut Versa Ômega sem levar nenhum golpe. A coisa aqui, porém, é muito mais díficil, já que o inimigo possui ataques de grande alcance. Abuse da esquiva e dos ataques à longa distância e, caso tome dano, reinicie do último ponto de salvamento ou termine o jogo para usar a seleção de capítulos.
Esse troféu pode ser adquirido tranquilamente durante o modo história. Basta usar o ataque especial de todos os personagens – sem perder a corrente de oportunidade – ao mesmo tempo para gerar o “Full Burst“.
Você não conseguirá desbloquear esse troféu até terminar o jogo e chegar às missões mais difíceis. A melhor maneira de obtê-lo é no modo online, onde os jogadores terão um poder equivalente – ou maior – ao do personagem que você escolheu treinar.
Este troféu virá naturalmente durante o modo história. Para obtê-lo, basta chegar ao limite de 100% do “Link Time” e diminuir a velocidade do tempo, permitindo causar mais dano aos inimigos.
Para desbloquear esse troféu, basta usar o “Chain Burst” 100x. Embora pareceça muito, você irá obter esse número naturalmente durante a jornada.
As Artes Celestiais são desbloqueadas logo no Capítulo 1, durante sua luta contra o Quakadile. Para desferir este poderoso golpe, basta apertar R3 + L3 quando sua barra chegar a 100%. Para facilitar sua vida, deixe a opção de “pressionado” desligado, assim os seus companheiros controlados pela CPU também usarão a técnica sem a necessidade de apertar os botões novamente.
Esse troféu virá naturalmente durante o modo história. Para obtê-lo, basta reanimar 5 vezes um companheiro que estiver machucado.
Você conquistará este troféu naturalmente durante sua jornada, basta usar 50 habilidades e ele irá pipocar na sua tela.
Este troféu também não é difícil de se obter, para isso, colete um número significativo de PDMs para liberar as habilidades que concedem algum atributo bônus ao seu personagens e aliados, como aumento de defesa, ataque, entre outros. Use-a 20 vezes para liberar o troféu.
Esse troféu você precisa usar qualquer habilidade que penalize seus inimigos, como diminuir sua velocidade ou qualquer outros status.
Você irá obter esse troféu naturalmente durante sua jornada.
Este troféu você conquistará normalmente durante sua aventura, principalmente na luta contra chefes, então não se preocupe.
Troféu relacionado à conquista “O Destino Não Pode Esperar”.
Troféu relacionado à conquista “O Destino Não Pode Esperar”.
Quando as missões de nível Extremo estiverem liberadas, será muito mais fácil conquistar o nível 100. Porém, é preciso enfatizar que até mesmo antes disso você consegue chegar nesse número. Uma forma de acelerar o processo é usar os livros de EXP conquistados nas missões e que acabam sendo bem raros, mas tendo em vista que você terá que repetir várias missões para a platina, não recomendo gastar os livros com isso.
Mais um troféu que você irá, de forma natural, conquistar no decorrer da sua jornada.
Os carangueijos estão espalhados pelos capítulos da campanha principal e você deve encontrá-los e levá-los a um garoto em Folca. Aqui você encontra o guia para todos os 45 carangueijos do jogo.
Embora existam 75 arquivos ao todo, são necessários apenas 30 para este troféu. Os arquivos são encontrados nas cidades ou nos capítulos e são destacados em esferas roxas. Lembre-se de explorar cada canto dos cenários, pois muitas vezes eles ficam atrás de pilares que obstruem a visão.
Este troféu você irá desbloquear naturalmente durante a aventura, então, assim como os documentos, não tenha medo de explorar caminhos alternativos que podem te levar a baús raros.
As chaves dos baús trancados das cidades podem ser adquiridas ao completar missões dos cidadãos. São três chaves distintas, sendo que uma delas só será liberada no pós-game.
Toda vez que você recruta um novo personagem, o jogo te dá a opção de treinar com o Sir Barril. Aceite o treinamento e você irá ganhar o troféu.
Em algum momento do jogo, o ferreiro irá liberar a opção de criar armas, quando isso acontecer, colete os materiais e construa seu primeiro equipamento para desbloquear esse troféu.
Para obter esse troféu, basta negociar com o mercado 10 vezes.
Colete PDMs o suficiente para desbloquear um nodo de ação na árvore de habilidades. Você irá coletar muitos PDMs ao longo da jornada, então não será um problema.
Antes de vender seus selos, tenha certeza que as melhores opções estão com um cadeado, assim você não corre o risco de vendê-los por acidente.
Basta recrutar um novo tripulante.
Quando você estiver nas missões mais difíceis, caixas estranhas começarão a cair dos inimigos. Leve-as para Zathba, em Seedhollow, para ganhar o troféu.
Granblue Fantasy: Relink não é um jogo com troféus difíceis, porém, ele exige que você se empenhe em repetir as mesmas missões diversas vezes. Embora possa parecer chato, tenha em mente que isso te ajudará a concluir diversas missões e a coletar itens para melhorar ainda mais seus equipamentos.
Boa sorte!