The King of Fighters 2002 é basicamente um clássico e dispensa apresentações. Considerado um ápice da série ao lado de KOF 98, o título é lembrado com carinho por muitos jogadores devido ao seu vasto elenco de personagens e combos mirabolantes.
Dito isso, o jogo basicamente recebeu um remake para o PS2 chamado The King of Fighters 2002 Unlimited Match que oferece mais personagens ainda (um total de 66), completando os que estavam ausentes anteriormente. É esse remake que a análise é focada, mas com mais novidades ainda: o modo online.
Vamos por partes. Depois que a versão de PS2 foi lançada, a Steam recebeu basicamente o mesmo jogo, mas com a adição do modo online em 2017. O netcode (ou seja, a programação) era baseado em delay. É o que a maioria dos jogos de luta utilizam. Sabendo que o netcode via rollback, um sistema superior em todos os sentidos, poderia ser usado, a desenvolvedora Code Mystics o implementou no jogo de Steam há pouco tempo. A aprovação foi basicamente unânime e a versão de PS4 já chega com o netcode via rollback.
Em outras palavras, o modo online é quase perfeito. “Quase” porque, apesar das partidas em si serem muito boas mesmo com um ping bastante alto (acredite: lutas com 200 e até 300 de ping são possíveis), o sistema de busca e os menus ainda são os mesmos. Você nota que não é algo intuitivo, principalmente se deseja jogar partidas ranked ou casuais (você deve alterar a opção no topo e não é exatamente claro se ficou selecionado). Os lobbies também são extremamente simples. Não que tudo isso seja ruim, mas não dá para dizer que é muito bom também.
Como já ficou bastante claro, The King of Fighters 2002 Unlimited Match possui inúmeros personagens. Isso, obviamente, nos traz problemas com balanceamentos, mas há muitos lutadores que podem ser usados de forma justa apesar disso. Esse ponto é bastante conhecido pelos veteranos da série, então não há necessidade de aprofundamento aqui – mas tenha em mente que se você deseja se aprofundar e treinar KOF 2002 UM, já é bastante consolidado quais personagens são top tier (vulgo “apelões”).
Em relação aos modos de jogo, além do online, temos o que o PS2 já oferecia: o modo Arcade, seja em times ou com apenas um personagem, o modo Endless (que é basicamente um Survival), Training (considerando ser um jogo antigo, o Training me surpreendeu pelas opções oferecidas) e os Challenges.
Os Challenges funcionam como as famosas Trials de jogos como Street Fighter IV, porém são construídos de uma forma geral em cima das mecânicas do game. Eles são divididos em Normal e Expert. Como os nomes entregam, são desafios simples e outros mais complicados. Não quero estragar a sua surpresa, porém gostaria de fazer uma crítica a esse modo.
Os Challenges, suponho, foram criados para ensinar as mecânicas básicas aos jogadores, pois elas começam de forma extremamente simples (ensinando a movimentação básica, golpes especiais, etc). Porém, conforme você avança, se não conhece o básico de KOF, terá que buscar na internet o que deve ser feito, pois a explicação in-game é muito rasa. Não quero que o jogo também me entregue de bandeja o que deve ser feito, mas se você não é viciado na série e decidir encarar os Challenges, principalmente no Expert, entenderá meu ponto.
Uma coisa que vale citar é que o Arcade Stick de PS3 não funcionava em KOF 2002 UM quando jogado no PS4. Seria um ponto a ser notado neste texto, porém não ia diminuir a nota ou criticar negativamente (estamos na época do PS5, portanto é difícil encontrar alguém que ainda não tenha atualizado seu controle). No entanto, a própria desenvolvedora já corrigiu isso, oferecendo suporte ao Arcade Stick de PS3 com o patch 1.02.
De forma geral, KOF 2002 UM é excelente. Os jogadores solitários encontram um bom conteúdo, como o Arcade e Challenge citados, porém o online é onde o jogo brilha. Há pequenos problemas que citamos no review, mas não se engane: seja pela nostalgia ou para conhecer o título, recomendamos fortemente que confira o game.
Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela SNK.
Veredito
The King of Fighters 2002 Unlimited Match é um dos melhores jogos da série KOF e oferece um excelente online via netcode com rollback. Há alguns pequenos problemas, mas que não tiram o brilho da obra.
The King of Fighters 2002 Unlimited Match is one of the best games in the KOF series and offers an excellent online with rollback netcode. There are some small problems, but they don’t diminish the brilliance of the work.
[/lightweight-accordion]