Tekken 8: Heihachi Mishima + Update 1.08 – Preview
A Bandai Namco está celebrando 30 anos de Tekken em grande estilo: não apenas tivemos um lançamento importante da série neste ano com Tekken 8, como aquele personagem que todos que pensavam estar morto – Heihachi Mishima – está chegando como DLC ao título.
Para entender melhor como Heihachi retornou dos mortos e como o seu gameplay foi inserido com novidades em Tekken 8, a Bandai Namco convidou o PSX Brasil para os seus escritórios no México para jogar um pouco com o personagem e conversar com o produtor de Tekken 8, Michael Murray.
Aliás, caso tenha perdido, a Bandai Namco anunciou que Heihachi será lançado no dia 30 de setembro, às 20h, de forma antecipada, sendo que o seu lançamento oficial é no dia 3 de outubro, às 20h (ambos horários de Brasília).
Atualização 1.08 de Tekken 8
Antes de falarmos sobre Heihachi, é importante destacar as novidades gratuitas que teremos junto com a sua chegada.
Algo que os fãs pedem desde o lançamento do jogo é poder trocar o personagem principal nos menus. No início tínhamos Kazuya, sendo que foi trocado por Eddy e Lidia quando os DLCs de ambos foram lançados.
A equipe de desenvolvimento atendeu aos pedidos e agora é possível colocar qualquer personagem usando qualquer traje ou acessório. Basta configurar nas opções.
Outra novidade é um Online Training. Haverá uma localização específica do saguão que permitirá que você treine com um amigo de forma online. Algo simples, mas que ainda não estava disponível em Tekken 8.
Além disso, já tivemos a revelação da colaboração com a NIKE na EVO 2024. Com a chegada da atualização, você poderá adquirir os itens in-game da NIKE através da categoria gratuita do Fight Pass. Já a outra colaboração com a Gentle Monster estará disponível na loja in-game como um item gratuito por tempo limitado. Ou seja, ambas as colaborações são de graça, mas você precisa se mexer para pegá-las.
Por fim, o update também trará novidades ao modo história de Tekken 8. Trata-se basicamente de um modo que dará foco aos personagens DLC como Eddy e Lidia. Pelo que entendemos, não é uma sequência, mas como o que estava acontecendo com esses personagens enquanto a trama principal se desenrolava.
Murray disse que não poderia discutir esse modo no evento, mas quando questionamos se saberemos como Heihachi está vivo, ele deixou uma resposta bastante clara: “sim!”.
Heihachi Mishima em Tekken 8
Trazer Heihachi Mishima de volta a Tekken é como trazer Ryu ou Ken a um Street Fighter. É um personagem bastante icônico que chega a até ser espantoso ele realmente ter ficado de fora do elenco base.
Murray brinca que Katsuhiro Harada, produtor da série Tekken, disse para matar Heihachi em Tekken 7. Quando ele viu que realmente mataram o personagem, Harada comentou: “não era para tê-lo matado! Era só para parecer que estava morto!”.
De qualquer forma, ainda não sabemos como Heihachi está vivo, mas uma mecânica única em seu gameplay pode ser a explicação. Em seus comentários, Murray citou que Heihachi “passou pelo underworld”, o que significa que ele realmente foi morto e ressuscitado.
Essa mecânica que citei chama-se Warrior Instinct.
Heihachi Mishima x Warrior Instinct
É preciso ressaltar que a nossa sessão de gameplay com Heihachi foi de apenas 30 minutos. Nesse tempo ainda checamos as novidades que destacamos anteriormente como o menu. Ou seja, é muito difícil nesse curto período avaliar tudo que o personagem tem a oferecer.
Dito isso, primeiramente, recomendamos que assista ao vídeo acima. Há uma amostra dos golpes principais de Heihachi e que fornecem uma visão mais clara do que o personagem é capaz.
No entanto, há uma mecânica inédita que Heihachi possui desta vez chamada ‘Warrior Instinct’ (instinto do guerreiro). Toda vez que você ativar o Heat em um round, um medidor localizado abaixo de sua barra de vida aumentará de número.
Quando alcançar o número 3, você pode ativar esse Warrior Instinct somente uma vez na luta toda e naquele round em que decidiu ativar. Feito isso, Heihachi ganha alguns movimentos novos e fica mais poderoso. É basicamente um “buff” que somente Heihachi tem acesso.
Questionamos Murray se isso deixará Heihachi como “top tier”. Em resposta, o produtor alega que não. Em sua opinião, Heihachi deverá ficar por volta do “high tier”. Ele diz que quando o personagem for lançado, muitos vão achar que é “quebrado” e que “precisa ser nerfado”, mas passada essa onda inicial, os jogadores verão que Heihachi é bom, mas não é “OP” (poderoso demais, overpowered).
Quanto aos seus movimentos, Heihachi ainda possui o seu clássico ‘Electric Wind God Fist’, assim como seu ‘Demon Breath’. Obviamente, como Reina lembra Heihachi, muitas coisas serão similares, mas há muita coisa nova com o personagem e a mecânica de Warrior Instinct muda bastante a ideia por trás do personagem.
Heat Activation
Uma das maiores dúvidas dos jogadores era quais seriam os golpes que geram o chamado Heat Activation com Heihachi. Ou seja, aqueles golpes que, ao acertarem o oponente, entram em estado de Heat automaticamente.
A lista de comandos menciona três, mas pode haver mais:
- Frente, Frente (segura), 1+2
- Trás, 1+2
- Frente + 3, Baixo (segura), 1, 1
1, 2 e 3 significam os botões do jogo, ou seja, o quadrado, triângulo e X no controle padrão do PlayStation. O segundo golpe é basicamente um counter de Heihachi – ele recebe os golpes e revida com o movimento que agora ativa o Heat.
Já o ataque via Heat (que gasta a ativação) é uma poderosa sequência que Heihachi joga o oponente para o alto, seguido por um golpe na cabeça dele.
Rage Art
O Rage Art de Heihachi coloca o oponente em um cenário cheio de túmulos. Nele, Heihachi diz que vai torná-lo em pó e jogá-lo ao vento. Ao dizer isso e eletrificar seu punho, Heihachi dá um soco devastador no processo.
Cenário Genmaji Temple
Por fim, vale destacar o novo cenário Genmaji Temple, inspirado no Japão. Da mesma forma que o Seaside Resort que chegou com Lidia, há três diferentes horas do dia que alternam com os rounds (e você também pode escolher na seleção em qual começar).
Murray disse que a trilha desta fase é excepcional e, pessoalmente, uma das melhores do jogo. Mas, infelizmente, durante as lutas é muito difícil ouvi-la.
Conversa com Michael Murray, Produtor de Tekken 8
Após jogarmos, trocamos algumas ideias rapidamente com Murray.
O primeiro assunto que foi abordado é o que Murray e sua equipe decidem trazer como personagem DLC. Ele responde que muitas coisas são levadas em conta. Mas como em Tekken 7, no fim de sua vida, já tínhamos quase todos os favoritos dos fãs, houve personagens convidados. Mas já Tekken 8 há muitos favoritos de fora ainda. Então, a ideia é trazer personagens favoritos ou que algum estilo de luta esteja ausente. No caso de Heihachi é a primeira situação.
A build que jogamos ainda não tinha, a princípio, os balanceamentos prometidos. Murray comenta que Nina e Dragunov serão “nerfados” (piorados), mas é algo que precisa ser feito com muita cautela, pois eles não querem que as mudanças sejam tantas a ponto de deixar o personagem inutilizável.
Em Tekken 7 tivemos personagens como Akuma e Geese que tinham mecânicas únicas também, como suas barras de Super. Agora com Heihachi e seu Warrior Instinct, questionamos se podemos esperar mecânicas únicas com os próximos DLCs. Murray respondeu que os Supers deixavam esses personagens muito poderosos e que já existem personagens com mecânicas similares a de Heihachi (de apenas uma única vez no round), como Lidia. Dito isso, não se sabe o que veremos pela frente.
Por fim, perguntamos a Murray qual é o seu personagem favorito de Tekken. A resposta foi Devil Jin, pois ele sempre gostou do personagem ser poderoso e uma “versão mais cool” de Jin. Mas hoje em dia, ele diria que seria Reina, tanto pelo seu visual, quanto pelo desejo de fazer uma “personagem Mishima” há muito tempo.
O PSX Brasil viajou à Cidade do México a convite da Bandai Namco. O site agradece a oportunidade tanto de jogar quanto de entrevistar Michael Murray.