O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que smartphones, computadores e outros dispositivos estarão isentos de suas tarifas, mas consoles de videogame como o Nintendo Switch 2 e o PS5 não estarão.
Em um aviso publicado no fim de semana (via VGC), a Alfândega e a Patrulha de Fronteiras dos EUA (ACP) afirmou que produtos específicos estariam isentos da tarifa global de 10% imposta por Trump à maioria dos países e de seu imposto de importação chinês, o que deve elevar os preços da tecnologia a níveis exorbitantes.
Devido ao grande número de componentes fabricados na China e à própria montagem dos produtos, estimou-se que novos smartphones e laptops teriam um aumento de preço de centenas de dólares, mas as novas isenções reduziram o impacto potencial sobre esses produtos.
Uma exceção notável à lista de produtos isentos, no entanto, são os consoles de videogame e todos os acessórios relacionados. Assim como computadores e smartphones, a maior parte da fabricação de consoles de videogame ocorre na China, no Vietnã e em outros países afetados pelas tarifas.
Não foi apresentada nenhuma justificativa para a isenção de certos produtos de tecnologia, enquanto consoles e acessórios de videogame não.
Governo dos EUA diz que não há exceções
Como dito, o presidente dos EUA, Donald Trump, deu a entender que não haverá exceções às tarifas para eletrônicos.
Porém, Trump disse que as notícias são falsas e que “eles estão apenas mudando para uma categoria tarifária diferente”.
“Estamos analisando semicondutores e toda a cadeia de suprimentos de eletrônicos nas próximas Investigações de Tarifas de Segurança Nacional”, disse ele (via Push Square).
Portanto, parece que PCs e smartphones podem voltar à categoria dos consoles de jogos, mas é quase impossível dizer o que realmente está acontecendo.