Especiais

T-Force CARDEA A440 – Review

Apesar dos avanços que o PlayStation 5 nos trouxe, tanto em termos de qualidade gráfica e de várias outras funcionalidades, algo que ainda não foi totalmente melhorado é a questão de armazenamento. Mesmo os milagres da compressão Kraken e um sistema inteiro dedicado à transferência de dados não nos livrou de precisar gerenciar espaço vez ou outra.

Desde a atualização de firmware que finalmente permitiu utilizar SSD extra, vários usuários começaram a apelar para expansão de armazenamento via slot M.2 para não ter que ficar apagando e baixando jogos eventualmente. Com isso, sempre surge a questão de qual é a melhor opção disponível.

Recebemos da Team Group o CARDEA A440, uma de suas melhores opções no quesito performance para jogos, tanto no PC como também para o PS5. A versão recebida foi o T-Force de 1TB, que já garante uma quantidade de espaço além do que vem no console e o suficiente para armazenar uma boa quantidade de dados.

SSD Cardea A440 review (4)

Especificações

  • Marca: Team Group
  • Modelo: TM8FPY001T0C129
  • Interface: PCIe Gen4x4 NVMe 1.4
  • Capacidade: 1 TB
  • Temperatura de operação: 0˚C a 70˚C
  • Temperatura de armazenamento: -40˚C a 85˚C
  • Leitura Sequencial: 7.000 MB/s
  • Gravação Sequencial: 5.500 MB/s
  • TBW (Terabytes Gravados): 700 TBW
  • Peso: 13 gramas

Design

Não muito diferente visualmente de diversos outros modelos, o A440 tem a forma de um M.2 padrão 2280, sendo o mais comum para o uso de mais módulos de memória. Encaixa perfeitamente no slot do PS5 e ainda tem um visual preto acinzentado de estilo.

Infelizmente não recebemos o maior destaque visual do SSD que é a case dissipadora, composta de alumínio e grafeno. Nas cores dourada e preta, o dissipador estiloso é o maior atrativo aos olhos do equipamento, mesmo que dentro do PS5 não seja possível ficar observando isso. O dissipador atende aos requisitos de espaço do PS5 e seria possível usar tranquilamente, mas no meu caso utilizei um dissipador de cobre simples que já possuía.

SSD Cardea A440 review (1)

Funcionalidade

O uso do SSD é essencialmente armazenamento, mas também esperamos que seja rápido na leitura, para atender o padrão necessário aos jogos, e também bom quando precisamos manusear algum espaço. Confesso que o A440 me surpreendeu muito mais nesse aspecto que qualquer outro, mais até do que o Western Digital SN850 de 500GB que utilizava antes.

A velocidade de leitura do SSD interno do PS5 é indiscutivelmente agressiva, mas já foi provado que a velocidade de gravação não é das mais altas. O A 440 consegue ser o melhor de dois mundos nesse quesito como memória de armazenamento extra.

A velocidade identificada pelo console durante a instalação foi de mais de 6500 MB/s. A velocidade de gravação não é informada, mas durante os primeiros testes já se mostrou maior que o armazenamento interno do PS5. Como exemplo, consegui mover 3 jogos diretamente para ele num total de 293 GB. A cópia demorou menos de 6 minutos e isso mostra que a gravação no A440 acompanha o valor informado pelo fabricante e ainda faz bom uso da alta leitura sequencial do SSD do PS5.

SSD Cardea A440 review (2)

O passo contrário foi um pouco mais lento, muito pela baixa velocidade de gravação do SSD interno do console. Isso pode se dar ao fato de uma busca maior da Sony por um custo melhor na compra dos módulos, priorizando uma leitura mais rápida e usando uma gravação mais convencional.

Ao observar dentro dos jogos, confesso que existe praticamente nenhuma diferença ao se jogar um título estando ele no SSD do PS5 ou no A440. Testei loadings iniciais em Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão (um dos primeiros testes pela Digital Foundry), Company of Heroes 3 (um jogo com problemas de loadings na sua versão de PS5) e Hollow Knight (que possui loadings curtos mesmo no PS4 ou usado via HD externo) e tive os mesmos tempos de resposta sem qualquer impacto na percepção do jogador.

SSD Cardea A440 review (3)

Observações

Algo que indico ao uso, seja no PS5 ou mesmo PC/notebook, é o uso de um dissipador, independente do tipo. Se não conseguir o dissipador original do A440 ou não puder usar o mesmo por questões de espaço, como num notebook, use algum dissipador simples de cobre ou alumínio.

A percepção geral é que ele quase sempre trabalha mais próximo dos números máximos informados quanto à temperatura. A verdade é que, ao menos do que já usei e trabalhei na área de TI, sempre recomendo um dissipador de calor para qualquer tipo de SSD M.2. Ainda que não vá usar para tirar o máximo da leitura disponível, acaba sendo interessante preservar os chips de memória e o controlador principal usando alguma medida de arrefecimento básica que seja.

Conclusão

O T-Force Cardea A440 é uma excelente opção para os que procuram aumentar o armazenamento do PS5 com qualidade e até estilo. Sua performance é incrível e entrega mais do que o necessário para continuar sua jogatina sem sequer lembrar que não faz parte originalmente do console.

Uma questão negativa para nosso mercado é a disponibilidade do SSD aqui. Sem grandes opções entre os maiores varejistas do Brasil, só consegui encontrar o A440 em uma loja maior na internet e em outros vendedores pelo Mercado Livre. Outra opção é arriscar na importação do mesmo em lojas estrangeiras. Com isso, sem opções de concorrência, encontrar bons preços acaba sendo um pouco mais difícil e pode não justificar sua qualidade para o nosso mercado caso não encontre um preço mais atraente.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo