Square Enix explica os gráficos de Tactics Ogre: Reborn; diversos novos detalhes
A Square Enix está trazendo de volta Tactics Ogre: Reborn, mas nem todos os fãs ficaram contentes e houve algumas críticas em relação aos gráficos. O título original apresentava gráficos em pixel e, embora Reborn mantenha o estilo, a arte tem uma aparência mais suave e a fonte do texto foi atualizada.
O produtor de Tactics Ogre: Reborn, Hiroaki Kato, foi questionado sobre como o visual ficou mais suave em uma entrevista ao IGN (via Nintendo Everything). Ele explicou que a Square Enix estava “pensando em como mostrá-lo na tecnologia moderna com telas de alta resolução” e “mostrar o poder e a beleza da pixel art original na tecnologia moderna sem que eles pareçam terríveis”.
Veja o que Kato disse a respeito dos gráficos de Tactics Ogre: Reborn:
“Inicialmente, quando refizemos a pixel art, estávamos pensando em como mostrá-la em novas tecnologias modernas com telas de alta resolução. Esse era o objetivo principal: mostrar o poder e a beleza da pixel art original na tecnologia moderna sem que pareçam terríveis. Se você pegasse, por exemplo, os gráficos do SNES ou do PSP como eles eram e os jogassem em um monitor moderno de alta resolução, eles pareceriam um mosaico. Você seria incapaz de fazer qualquer coisa.
Nós realmente fizemos o nosso melhor para garantir que a nova arte – em novos monitores, em nova tecnologia – fosse exibida bem. Colocamos toneladas de pixels muito pequenos e pontos muito pequenos para conseguir esse efeito. O problema é que os projetamos para a maioria dos monitores modernos que as pessoas usariam. Mas se você estiver vendo em uma tela pequena, ou talvez em um trailer, pode parecer um pouco estranhamente suave. Mas acho que se você jogasse em seu console doméstico ou em um monitor padrão, não sentiria nenhuma estranheza no movimento. Tudo pareceria certo.
Quer dizer, nós poderíamos torná-lo tão suave quanto quiséssemos. Poderíamos ter passado muitas horas e torná-lo extremamente suave e agradável, mas queríamos garantir que ele mantivesse a sensação e o estilo do original. Estamos constantemente olhando para o original e comparando-o com a nova versão, e verificando para garantir que a nova arte que estamos fazendo ainda mantém as qualidades da antiga”.
Outro ponto que Kato disse é que a equipe não considerou fazer o jogo com HD-2D (os gráficos de Octopath Traveler), mas “meio que brincou com a ideia de torná-lo 3D”. Depois de pensar sobre o apelo do original, a Square Enix sabia que “foi uma pixel art muito bem feita, então percebemos que não poderíamos ter um jogo Tactics Ogre sem essa pixel art 2D de alta qualidade e aparência incrível”.
Paralelo a isso, a Square Enix lançou diversas novas informações de Tactics Ogre: Reborn, que apresenta o desenvolvimento de unidades mais simples e reimaginado do jogo, novos itens “charms”, novos recursos da tela do grupo de batalha, sete grandes atualizações relacionadas à batalha, ajustes gerais de equilíbrio, melhorias na loja, classes e personagens. O artigo no Gematsu traz todas essas informações.
Tactics Ogre: Reborn será lançado em 11 de novembro de 2022 para PS4, PS5, Switch e PC via Steam.