Square Enix diz que usou IA para criar algumas artes em Foamstars; previews
A Square Enix anunciou hoje (16) que Foamstars será um dos jogos do PS Plus Essential quando for lançado em 6 de fevereiro.
Em entrevista ao site VGC, o produtor Kosuke Okatani foi questionado se IA foi usada para qualquer elemento do jogo, e ele confirmou que sim. Okatani afirmou que, embora a grande maioria do jogo tenha sido construída à mão, ele usou Midjourney – uma popular ferramenta generativa de IA que transforma prompts de texto em arte visual – para criar um pequeno número de arte para ícones do jogo.
Os materiais em questão estariam relacionados às capas de álbuns das faixas musicais do jogo. “Todos os elementos principais de Foamstars – a jogabilidade central e as coisas que tornam o jogo divertido – são todos feitos à mão”, esclareceu. “No entanto, queríamos experimentar também com IA”. “Em termos de conteúdo do jogo, isso representa cerca de 0,01% ou até menos, mas nos envolvemos nisso criando esses ícones no jogo”.
A Square Enix esclareceu posteriormente em um comunicado fornecido ao VGC: “a IA foi usada na criação das capas dos álbuns do jogo para as músicas apresentadas na trilha sonora de FOAMSTARS. Como desenvolvedores, estamos sempre buscando novas tecnologias para ver como elas podem ajudar no desenvolvimento de jogos. Neste caso, experimentamos Midjourney usando prompts simples para produzir imagens abstratas. Adoramos o que foi criado e os usamos como as capas finais dos álbuns que os jogadores verão no jogo. Todo o resto foi criado inteiramente pela nossa equipe de desenvolvimento”.
Paralelo a isso, tivemos previews de outros sites para o jogo. Há uma pequena compilação no ResetEra, caso tenha interesse.