Sony parece começar a remover jogos “lixos” da PS Store

Após um artigo da semana passada destacando muitos jogos ‘lixos’ que atualmente infesta as vitrines de jogos digitais, parece que a Sony começou a remover alguns shovelware flagrantes com arte gerada por IA da PS Store.
Em 3 de fevereiro, o site IGN publicou um relatório detalhado sobre como as lojas digitais, como Steam e eShop, foram inundadas no último ano com jogos que geralmente usam uma combinação de imagens geradas por IA, títulos enganosos e capturas de tela falsas para atrair compradores. Mas, talvez por conta desse artigo do site IGN, parece que a Sony interveio e removeu alguns desses jogos.
Conforme observado pelo Eurogamer e TrueTrophies, em algum momento da semana passada a Sony silenciosamente removeu muitos jogos publicados pela RandomSpin Games, uma empresa que se tornou famosa por produzir esse tipo de jogo.
Somente em 2024, a RandomSpin publicou mais de 35 jogos, às vezes lançando vários títulos em um único mês. Entre os “jogos” da empresa estavam títulos como Difficult Climbing Game e Bodycam Shooter. Agora, muitos desses jogos foram retirados da lista pela Sony, embora pareça que alguns dos títulos da RandomSpin ainda permaneçam na PS Store.
Ou seja, parece que a Sony começou a agir, mas não está claro ainda o que ela pretende fazer. O que resta agora é ver se ainda teremos outros jogos sendo removidos e o principal: melhorar o seu sistema de aprovação para lançar algo para PS4 e PS5.