Sony comenta sobre projetos futuros, fracasso de Concord e mais acertos com jogos single-player no PlayStation
O presidente da Sony, Hiroki Totoki, comentou durante uma sessão de perguntas e respostas no último relatório financeiro sobre o planejamento futuro da companhia para os próximos jogos e do que aprenderam com os resultados obtidos recentemente, como o fracasso de Concord.
Totoki comentou principalmente sobre como planejar a avaliação dos jogos em estágios muito mais iniciais, de possuir mais barreiras durante o processo de desenvolvimento. Isso permitiria avaliar um jogo em processos anteriores aos dos já tradicionais testes de usuários e realizar uma melhor avaliação interna. Isso evitaria casos como o de Concord e principalmente de novas IP’s.
Outro comentário sobre isso é uma melhor percepção de datas de lançamento mais precisas. Concord, por exemplo, foi lançado próximo a grandes títulos que tiveram impacto e sucesso no PS5, como Black Myth: Wukong, e até outros jogos com mais interesse de usuários, como Madden NFL 25 e Star Wars Outlaws. De toda forma, Totoki diz que a empresa sempre estará num “processo de aprendizado” e usará tudo adquirido com o tempo de forma positiva, também listando o sucesso de Helldivers 2, mas que é quase impossível saber o resultado final ao lançar uma nova IP no mercado.
Sobre o futuro e também do que esperar de novos projetos, o grupo Sony como um todo reconhece que jogos single-player possuem maior previsibilidade de se tornarem sucessos do que opções multijogador ou jogos como serviço. De toda forma, a intenção é criar um portfólio mesclado de opções diversas para os mais variados tipos de jogadores e aprender com todo o resultado que vier do PlayStation Studios. O comentário completo pode ser visto abaixo.
Pretendemos construir um portfólio ideal de títulos durante o atual período do nosso plano a tempo médio que combine jogos para um jogador — que são nosso ponto forte e que têm maior previsibilidade de se tornarem sucessos devido ao nosso IP comprovado — com jogos de serviço ao vivo que buscam vantagens enquanto assumindo uma certa quantidade de risco em cada lançamento.