NotíciasPlayStationPlayStation 4PlayStation 5

Shawn Layden fala sobre sua saída da PlayStation, Deep Down e custo dos jogos em entrevista

Já se passaram quase dois anos desde que o ex-chefe da Sony Worldwide Studios, Shawn Layden, deixou a empresa, anunciado ao mundo com nada mais do que um post no Twitter. Os fãs especularam o motivo várias vezes, mas agora o próprio homem comentou a respeito.

Em declarações ao Bloomberg, Layden explica que estava se esgotando com a indústria como um todo. “É uma atividade para jovens. Eu senti: este é um bom momento para colocar o pino no meu legado”.

Ele continua explicando que depois de ajudar a lançar grandes exclusivos do PS4 como Horizon Zero Dawn e God of War, ele viu a oportunidade como uma chance de sair por cima. “Parecia um bom momento para sair por cima e permitir que outra geração levasse o PlayStation 5 ao mercado”. A conversa então segue para os rumores sobre uma luta pelo poder entre ele e o atual chefe da Sony, Jim Ryan, mas Layden não entrou em detalhes. “Acho que aproveitei no momento em que achei melhor fazê-lo. E não poderia estar mais feliz”.

Layden também falou sobre o custo de desenvolver jogos. O desenvolvimento “parece dobrar de custo em todas as plataformas”, disse ele, observando que seus orçamentos para grandes títulos recentes do PlayStation 4 atingiram US$ 100 milhões cada. “Se não podemos impedir que a curva de custo suba, tudo o que podemos fazer é tentar diminuir o risco. Isso o coloca em um lugar onde você é incentivado a seguir as sequências”. Ele previu que os jogos do PS5 custarão US$ 200 milhões para serem produzidos e que os preços continuarão a crescer exponencialmente a partir daí.

O resultado desses orçamentos mais altos é uma cavalgada interminável de lançamentos anuais obsoletos em séries onipresentes como Call of Duty e Madden. Ao mesmo tempo, cada companhia está perseguindo as últimas tendências de bilhões de dólares, de Candy Crush a Fortnite e Roblox. “O que acontece lá é que você acaba com 3-4 silos de jogos ou tipos de jogos que continuam a existir, e a variedade é espremida”.

Por fim, não como parte da entrevista, mas como uma curiosidade no Twitter, o entrevistador Jason Schreier perguntou o que aconteceu com Deep Down, o exclusivo da Capcom anunciado no início da vida do PS4. Layden apenas respondeu após pensar por um segundo: “eu não faço ideia”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo