Remnant: From the Ashes foi uma das gratas surpresas de 2019. Com um jogabilidade inspirada em vários títulos de sucesso e incrementando uma aleatoriedade que sempre mantinha o jogo fresco, o título foi bem recebido pela crítica e teve um sucesso considerável entre os jogadores.
Em um universo de “soulslike” e clones do estilo em vários lugares, Remnant conseguiu fazer as alterações necessárias para que o título tivesse destaque pela sua própria força. Diverto solo ou cooperativamente, o jogo trouxe desafios e bastante longevidade ao longo do tempo.
Algumas expansões gratuitas foram lançadas durante os últimos meses, que continham desde melhorias e ajustes técnicos a novos modos de jogo e também conteúdo novo.
Um modo hardcore foi adicionado fornecendo assim uma dificuldade extra além do modo aventura. A atualização laboratório de Leto incluiu uma nova dungeon, armas, set de armadura e um novo chefe. Agora, com a expansão Swamp of Corsus, muito mais conteúdo está disponível.
A princípio, será adicionado novos itens, mods, armas, armaduras como conteúdo base. O mapa de Corsus receberá 4 novas dungeons, além de chefes e inimigos em cada uma dessas áreas. Além disso, a maior novidade é o modo sobrevivência, que adiciona ao jogo uma experiência similar ao de um roguelike, mas mantendo muito de sua essência.
Partindo do conteúdo novo, Corsus agora é um mapa muito mais recheado de opções.
Assim como o Laboratório de Leto acontece no mapa da Terra, cada nova dungeon irá aparecer aleatoriamente nas interseções do mapa base. As áreas seguem o padrão das demais, mantendo um alinhamento base ao design do jogo e sendo preenchida com vários desafios e loot dispersos no local. Há ainda inimigos mais desafiadores e chefes ainda mais difíceis, criando batalhas tão acirradas quanto as do jogo original.
Em suma, o conteúdo novo é bastante atrativo e preenche uma das áreas que aparentava ser a mais enxuta do jogo base. É o suficiente para entreter por mais algumas horas, entretanto, acessar todo esse conteúdo de uma vez é algo difícil. Mesmo no modo aventura em que é possível recriar um mundo novo toda vez, a aleatoriedade do jogo não te permite escolher e usufruir diretamente as novidades, sendo necessário entrar numa onda de tentativa e erro. Felizmente a evolução, novos itens e conquistas vão acontecendo nesse percurso e não fazem da experiência algo maçante.
Com o que foi lançado de conteúdo até agora, é acrescentado ao jogo apenas mais do mesmo, ainda que seja diferente. Novas áreas, inimigos e equipamentos não renovam a experiência, mas aumentam ainda mais a quantidade de material presente. Entretanto, o novo modo sobrevivência dá ao jogo uma nova perspectiva e talvez uma que seja bem aprimorada ao estilo.
Sobrevivência traz à Remnant um desafio novo e diferente. O novo modo age inspirado no formato roguelike, onde o jogador começa do zero ou com poucos recursos e, conforme avança pelo jogo, consegue melhorias e se desafia até onde pode chegar. Ao ser eliminado, caso seja uma versão mais light do estilo, o jogador volta com todas suas melhorias e pode tentar novamente.
Aqui isso é mesclado ao modo aventura e o jogador encara aleatoriamente os diversos perigos enquanto busca por várias melhorias e chances melhores de sobreviver. Com um crédito limitado, é possível adquirir alguns equipamentos primários, mas que não serão suficiente a princípio. Pode escolher uma arma melhor ou uma armadura mais adequada, mas será difícil conseguir os dois logo de princípio. De toda forma, o jogador estará sempre mais fraco que o universo ali presente.
À medida que as dungeons vão sendo vencidas, e o tempo passa, tanto o jogador consegue habilidades melhores quanto os inimigos se tornam mais fortes. A dinâmica de tentar melhorar rapidamente e não deixar os rivais avançarem tanto em poder funciona muito bem. Há sempre uma constante em vasculhar tudo o mais rápido possível, mas não perder muito tempo nisso, caso contrário enfrentar o chefe se tornará um obstáculo imenso.
A aleatoriedade é presente aqui de todas as formas, desde os mapas, inimigos, itens conquistados, habilidades destravas e mais. Cada partida é uma experiência diferente e uma caixinha de surpresa. Contudo, assim como o jogo base, jogar o novo conteúdo cooperativamente é infinitamente superior e o jogo ainda carece de um certo acerto para aqueles que jogam solo, principalmente na dinâmica do combate.
O modo Sobrevivência é o grande atrativo da expansão Swamp of Corsus. É divertido e desafiador na medida certa. Os conteúdos a mais são bem recebidos, mas não se destoa do que já temos. Não é um bioma novo e nada realmente inovador, deixando aqui uma oportunidade perdida de partir para algo novo, como um planeta diferente ou abranger mais do mundo de Remnant que ainda não foi explorado.
Jogo analisado no PS4 Pro com código fornecido pela Perfect World Entertainment.
Veredito
A expansão Pântano de Corsus traz um novo modo de jogo extremamente divertido e que faz bom uso do que Remnant tem a oferecer. Ainda que exista algum conteúdo novo além disso, muito é apenas mais do mesmo e com pouca inovação, deixando apenas o modo sobrevivência como grande destaque da expansão paga.
Swamp of Corsus DLC brings a new gameplay mode that is extremely fun and makes good use of what Remnant has to offer. Although there is some new content in addition, much is just more of the same and with little innovation, leaving only the survival mode as a major highlight of the paid expansion.
[/lightweight-accordion]