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Project Leonardo é anunciado para PS5; controle focado na acessibilidade

O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog.


A acessibilidade é um tópico importante para nós no PlayStation e queremos continuar elevando o nível para permitir que todos os jogadores experimentem a alegria de jogar. Sejam as robustas opções de acessibilidade nos jogos do PlayStation Studios, como God of War Ragnarök da Sony Santa Monica ou The Last of Us Part I da Naughty Dog, ou a ampla gama de recursos em nossa interface do usuário do console PS4 e PS5, somos apaixonados por reduzir as barreiras para jogo para todos os jogadores.

Hoje na CES, anunciamos o próximo passo em nossa jornada para tornar os jogos mais acessíveis: Project Leonardo para PlayStation 5. Desenvolvido com contribuições importantes de especialistas em acessibilidade, membros da comunidade e desenvolvedores de jogos, Project Leonardo é nosso codinome para um novo kit de controle altamente personalizável que funciona “fora da caixa” para ajudar muitos jogadores com deficiências a jogar com mais facilidade, conforto e por períodos mais longos.

Por meio de conversas com especialistas em acessibilidade e organizações incríveis como AbleGamersSpecialEffect e Stack Up, projetamos um controle altamente configurável que funciona em conjunto com muitos acessórios de acessibilidade de terceiros e se integra ao console PS5 para abrir novas formas de jogo. Ele é construído para enfrentar desafios comuns enfrentados por muitos jogadores com controle motor limitado, incluindo dificuldade em segurar um controle por longos períodos, pressionar com precisão pequenos grupos de botões ou gatilhos ou posicionar polegares e dedos de maneira ideal em um controle padrão.

Aqui estão alguns dos principais recursos:

Experiência de jogo altamente personalizável

Customizações de hardware. O Project Leonardo para PS5 é uma tela para os jogadores criarem sua própria experiência de jogo. Ele inclui um kit robusto de componentes trocáveis, incluindo uma variedade de tampas e botões analógicos em diferentes formas e tamanhos.

Os jogadores podem usar esses componentes para criar uma ampla variedade de layouts de controle. E a distância do stick analógico do gamepad pode ser ajustada de acordo com a preferência do jogador. Esses componentes permitem que os jogadores encontrem uma configuração que funcione para sua força, amplitude de movimento e necessidades físicas específicas.

Customizações de software. No console PS5, os jogadores têm uma variedade de opções para personalizar sua experiência de jogo no Project Leonardo:

  • Mapeamento de botões
    • Os botões do controle podem ser programados para qualquer função suportada e vários botões podem ser mapeados para a mesma função. Por outro lado, os jogadores podem mapear duas funções (como “R2” + “L2”) no mesmo botão.
  • Perfis de controle
    • Os jogadores podem armazenar suas configurações de botão programadas como perfis de controle e alternar facilmente entre eles pressionando o botão de perfil.
    • Até três perfis de controle podem ser armazenados e acessados ​​pelo jogador em seu console PS5 a qualquer momento.

Funciona em colaboração com outros dispositivos e acessórios de acessibilidade

O Project Leonardo pode ser usado como um controle autônomo ou emparelhado com controles sem fio Project Leonardo ou DualSense adicionais. Até dois controles Project Leonardo e um controle sem fio DualSense podem ser usados ​​juntos como um único controle virtual, permitindo que os jogadores misturem e combinem dispositivos para atender às suas necessidades específicas de jogo ou para jogar em colaboração com outros.

Por exemplo, os jogadores podem aumentar seu controle DualSense com um controles do Project Leonardo ou usar dois controles do Project Leonardo por conta própria. Um amigo ou membro da família também pode ajudar a controlar o personagem do jogo do jogador com um controle DualSense ou um segundo controle do Project Leonardo. Os controle podem ser ativados ou desativados dinamicamente e usados ​​em qualquer combinação.

O Project Leonardo é expansível através de quatro portas AUX de 3,5 mm para suportar uma variedade de interruptores externos e acessórios de acessibilidade de terceiros. Isso permite que os usuários integrem interruptores especiais, botões ou sticks analógicos com o controle do Project Leonardo. Os acessórios externos podem ser conectados ou desconectados dinamicamente e cada um pode ser configurado para funcionar como qualquer outro botão.

Design flexível e adaptável

O design simétrico e dividido do Project Leonardo permite que os jogadores reposicionem os sticks analógicos tão próximos ou distantes quanto desejarem. O controle fica plano e não precisa ser segurado, então os jogadores podem colocá-lo em uma mesa ou bandeja de cadeira de rodas. Ele pode ser facilmente fixado em montagens AMPS* ou tripés e pode ser orientado em 360 graus para um uso mais confortável. Os jogadores também podem programar a orientação “norte” nos manípulos analógicos para corresponder à orientação preferida do controle.

O designer da Sony Interactive Entertainment, So Morimoto, compartilha algumas ideias sobre como sua equipe abordou o design industrial do Project Leonardo:


“O Project Leonardo faz parte da família de produtos PS5 e é baseado no mesmo conceito de design. Fomos inspirados pela ideia de todos os jogadores aproveitarem o mundo do PlayStation juntos. Nossa equipe testou mais de uma dúzia de projetos com especialistas em acessibilidade, procurando abordagens que ajudassem a enfrentar os principais desafios para o uso eficaz do controle. Finalmente, decidimos por um design de ‘controle dividido’ que permite o reposicionamento do polegar esquerdo/direito quase de forma livre, pode ser usado sem a necessidade de ser segurado e possui troca de botão e tampa do stick muito flexível. 

Como os jogadores podem personalizar o Project Leonardo de acordo com suas necessidades, não existe um fator de forma ‘certo’. Queremos capacitá-los a criar suas próprias configurações. O controle também pode aceitar de forma flexível combinações de acessórios de acessibilidade para criar uma estética única. Estou animado com o fato de que o design será concluído por meio da colaboração com os jogadores, em vez de apresentá-los com um único fator de forma”.

– So Morimoto, Designer, Sony Interactive Entertainment


Olhando para frente

Project Leonardo está atualmente em desenvolvimento e continuamos a coletar feedback valioso da comunidade. Gostaríamos de agradecer a todas as maravilhosas organizações e especialistas em acessibilidade que estão nos apoiando neste esforço.

Também somos gratos a todos na comunidade que defenderam uma maior acessibilidade aos jogos. Você é a razão pela qual fazemos nosso trabalho e sua paixão nos inspira todos os dias. É realmente um privilégio para nós criar produtos que atendam melhor às suas necessidades. Esperamos compartilhar mais no futuro, incluindo recursos adicionais do produto e cronograma de lançamento.

*AMPS é um padrão de parafuso de montagem padrão da indústria para conectar dispositivos a equipamentos, incluindo equipamentos de acessibilidade.

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