PlayStation Blog faz uma retrospectiva da série Armored Core
O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro.
Quando pensamos em FromSoftware, nossa cabeça logo vai para os vários jogos Souls/souls-like de RPG de ação. Embora esses jogos sejam grande parte do legado do estúdio, a série cult popular Armored Core é igualmente essencial para o sucesso em longo prazo. Ao se dedicar a títulos consistentes, quase anuais de 1997 a 2013, a FromSoftware encontrou seu lugar no mundo dos games e aprendeu muitas lições valiosas das séries que aparecem nos jogos deles hoje, como a variedade de opções de personalização, o foco no desenvolvimento do mundo e o compromisso com um público dedicado.
Armored Core é uma série de jogos de ação de ficção científica, que mistura combate de alta velocidade entre robôs com elementos de simulação intrincados, nos quais você monta o robô dos seus sonhos a partir de várias armas e partes. Como os títulos Souls-like da FromSoftware, cada jogo de Armored Core se passa em seu próprio universo distópico ou pós-apocalíptico distinto e, algumas vezes, faz referências a temas, enredos e personagens passados da franquia. Apesar disso, em cada jogo numerado há uma narrativa que você pode curtir ao longo de vários jogos e expansões.
Com o lançamento de Armored Core VI Fires of Rubicon, a série de longa duração volta para um público considerável com uma aventura nova, após 10 anos de ausência. Para quem conhece superficialmente os Souls-like da FromSoftware, esse Armored Core será o primeiro que vão experimentar, mas ele é só o título mais recente de uma série com uma longa e rica história.
Junte-se a nós enquanto exploramos o início humilde de Armored Core e como cada título na série evoluiu sua ação de robôs icônica.
Armored Core
Armored Core | Lançamento nos EUA: 1997 | PlayStation
Armored Core: Project Phantasma | Lançamento nos EUA: 1998 | PlayStation
Armored Core: Master of Arena | Lançamento nos EUA: 1999 | PlayStation
A FromSoftware lançou o primeiro Armored Core no PlayStation original, cativando jogadores com maestria com a formula básica da série. Ele realizava a fantasia de construir um robô gigante do zero com várias possibilidades de personalização, incluindo muitas opções de armamento, partes do corpo e impulsos. Você poderia personalizar seu Armored Core (AC) para encarar as várias missões de campanha do jogo com vários estilos de jogo adequados.
Naquela época, jogar o primeiro Armored Core fazia você se sentir como se fosse um piloto aprendendo a pilotar um robô gigante. Embora aprender a lidar com seu AC e usar seu arsenal exigisse dedicação e paciência devido à falta de suporte para os dois analógicos e um esquema de controles complexo. Por causa do movimento do jogo e controles de câmera necessitando de combinações complexas de botões frontais e dos de ressalto, as mãos dos jogadores poderiam terminar torcidas feito um pretzel depois de uma sessão de jogo– uma luta compartilhada entre vários dos primeiros jogadores de Armored Core e a FromSoftware, mas que seria corrigida nos títulos seguintes.
Nas expansões isoladas seguintes Armored Core: Project Phantasma e Master of Arena, a FromSoftware introduziu mais bases da franquia. Project Phantasma inaugurou o “Arena Mode”, que Master of Arena expandiu significantemente. No “Arena Mode”, jogadores combatem formidáveis ACs controlados por pilotos de IA, emulando uma experiência de gladiador robô. Também introduziu campanhas de missão mais longas e complexas. Essas expansões permitiam trazer jogos salvos de jogos prévios, incluindo seu AC e armas/itens específicos.
Armored Core 2
Armored Core 2 | Lançamento nos EUA: 2000 | PlayStation 2
Armored Core 2: Another Age | Lançamento nos EUA: 2001 | PlayStation 2
A série Armored Core seguiu a Sony à era do PlayStation 2 com Armored Core 2 e sua continuação, Armored Core 2: Another Age, que mantiveram a fórmula base da série intacta, com todas as suas personalizações intrincadas. Armored Core 2 ficou próximo ao que fez os jogos iniciais funcionarem bem, mas Another Age veria outras mudanças. A continuação tinha mais de 100 missões disponíveis, mas o Modo Arena não retornou. Ela também viu a estreia de um novo modo de missões cooperativas locais.
Apesar disso, as maiores mudanças vieram do suporte ao modo multijogador online. Jogador versus Jogador (JxJ) existia minimamente em jogos anteriores com um modo versus de tela dividida, mas o modo multijogador online trouxe nova promessa à cena competitiva de Armored Core, garantindo o crescimento por décadas a vir. Infelizmente, esse modo online só estava disponível no Japão, já que o PlayStation Network Adapter só foi vendido por lá no período de lançamento de Another Age.
Armored Core 3
Armored Core 3 | Lançamento nos EUA: 2002 | PlayStation 2
Silent Line: Armored Core | Lançamento nos EUA: 2003 | PlayStation 2
Armored Core: Nexus | Lançamento nos EUA: 2004 | PlayStation 2
Armored Core: Nine Breaker | Lançamento nos EUA: 2005 | PlayStation 2
Armored Core: Last Raven | Lançamento nos EUA: 2006 | PlayStation 2
Armored Core 3 introduziu pequenas mudanças à fórmula da série. Trouxe de volta o Modo Arena, criou um modo de batalha multiplayer local de quatro jogadores e voltou a um ambiente pós-apocalíptico semelhante ao Armored Core original de 1997.
Apesar disso, os quatro lançamentos seguintes, Silent Line, Nexus, Nine Breaker e Last Raven, ofereceram mais mudanças significativas. Silent Line permitia que o jogador trouxesse companheiros controlados por IA em missões e até mesmo treinasse e testasse as habilidades contra uma versão do seu AC pilotado pela CPU. Nexus adicionou capacidades de multiplayer em LAN e suporte aos dois analógicos do controle. Ninebreaker deu acesso a um modo de treinamento profundo. Last Raven combinou todas essas mudanças numa expansão final que concluiu o enredo de Armored Core 3 e foi o primeiro a ter vários finais de acordo com suas ações durante a campanha.
Armored Core 4
Armored Core 4 | Lançamento nos EUA: 2006 | PlayStation 3
Armored Core: For Answer | Lançamento nos EUA: 2008 | PlayStation 3
Armored Core 4 foi o nascimento de uma nova era da série Armored Core e foi notavelmente dirigida pelo ícone da FromSoftware, Hidetaka Miyazaki. Ainda mantendo a personalização de robôs, que é o diferencial da série, o jogo aumentou a velocidade de combate com melhores mecânicas de impulso e opções de mobilidade e atingiu novos patamares de fidelidade gráfica, graças ao poder do PlayStation 3. Também melhorou a acessibilidade ao deixar o layout do controle mais ergonômico, permitindo personalizar comandos de botões e adicionando outras opções, como mira automática. O desenvolvimento da rede finalmente possibilitou a competição contra oponentes no mundo inteiro, com batalhas de até oito jogadores.
A continuação, Armored Core: For Answer, introduziu o “Armsfort”, uma arma enorme, muito maior do que o tamanho de um AC, e a “Assault Armor”, um tipo de barreira chamada “Primal Armor”, foi convertida em uma arma ofensiva. Graças a essas mudanças e adições, For Answer foi muito bem recebido pelos fãs.
Armored Core V
Armored Core V | Lançamento nos EUA: 2012 | PlayStation 3
Armored Core: Verdict Day | Lançamento nos EUA: 2013 | PlayStation 3
O título mais recente da série, Armored Core V e sua continuação, Verdict Day, viu a FromSoftware dar ainda mais foco ao modo multijogador online, oferecendo uma gama de modos competitivos de JxJ e JxA. Foi perceptível a diminuição da velocidade de combate em relação a Armored Core 4 para acomodar o retorno a um ambiente pós-apocalíptico de sobreviventes, dando mais importância ao posicionamento e ao jogo tático.
Armored Core V também viu a introdução de “Ultimate Weapons”, armamento de montaria pesada que só pode ser usada uma vez por missão. Você também pode trocar entre o modo de combate e o novo modo de scan quando quiser, para identificar ameaças ao redor enquanto conserva energia.
Armored Core VI Fires of Rubicon
Armored Core passou por várias evoluções desde o começo, e a FromSoftware aproveitou as lições mais críticas de cada título para inovar a franquia e manter os recursos e mecânicas que todos mais amam. Descubra mais sobre a continuação neste FAQ com os desenvolvedores da FromSoftware.
Veja como o estúdio reinventa a série quando Armored Core VI Fires of Rubicon for lançado, em 24 de agosto para o PlayStation 5.