PES e FIFA? Sim, mas não só! A evolução dos games de futebol
O futebol é, sem sombras de dúvidas, a paixão do brasileiro – o esporte está tão intrincado à nossa cultura que até adotamos expressões do mundo da bola em nossa linguagem, como “aos 45 do segundo tempo”, “pisar na bola” e “marcar de letra”. Porém, ao longo das últimas décadas, a modalidade vem conquistando áreas que vão além dos estádios, marcando grande presença também no mundo dos videogames.
Atualmente duas grandes franquias dominam o cenário dos jogos de futebol, PES e FIFA – mas nem sempre foi assim. Para entender como os principais jogos do gênero foram evoluindo ao longo dos anos, preparamos uma linha do tempo exclusiva:
Primeiro game
Em 1973, há 47 anos, era lançado Soccer, pioneiro em simular uma partida de futebol em um console. Soccer foi produzido pela empresa japonesa Taito e tinha uma premissa bem simples, em que o jogador controlava dois avatares que eram representados por barras verticais – um goleiro e um atacante.
Popularização
Já em 1982, chegava ao mercado Pele’s Soccer. Nessa década, os jogos do gênero literalmente ganharam uma popularidade enorme, mas o sucesso desse período foi o Atari Soccer, que posteriormente se tornou o Pele’s Soccer. Com um garoto propaganda considerado o maior jogador de todos os tempos e inovação na movimentação dos personagens dentro de campo, principalmente na animação de corrida dos jogadores, ele marcou o período.
Evolução
Nos anos 90, começaram a surgir games mais aprimorados e refinados, e em 1992 é lançado Super Sidekicks, que tentava revolucionar a indústria dos eletrônicos. Com cobranças de faltas e passes nada realistas e exagerados, conquistou uma legião de fãs por seu estilo incomum, tornando-se um clássico. Mesmo assim, Super Sidekicks não era tão competitivo – por isso quem é fã de clássicos mais emocionantes pode aproveitar os tempos atuais já que o bet365 cassino oferece bônus para quem se interessa em aprimorar suas habilidades contra jogadores talentosos. O título de 1992 ainda trazia efeitos sonoros impressionantes, cores vivas, movimentos mais fluidos e intuitivos e uma estética mais descontraída.
Já em 1995, foi lançado o International SuperStar Soccer, com belíssimos gráficos para época, uma jogabilidade refinada e a perspectiva de câmera revolucionária, que ditou como seriam os jogos de futebol dali pra frente. A fama do título foi tão grande que acabou ganhando várias versões pirateadas que continham o Campeonato Brasileiro. Além disso, o game nos apresentou uma lenda fictícia: o craque da Seleção Brasileira, Allejo.
Na mesma década, mais precisamente 1996, começa uma das franquias de maior sucesso da modalidade, o Fifa 96. O game teve uma recepção calorosa dos entusiastas, sendo o primeiro a ter uma licença FIFPro, possibilitando que utilizassem os nomes reais dos futebolistas em atividade no período
Dominância
Anos 2000 – e quem não se lembra do famosíssimo Winning Eleven, nome da versão oriental do PES? O game era maravilhosamente dinâmico, com gráficos muito bons e uma jogabilidade bastante fluída, tudo garantindo que ele logo caísse no gosto popular. Em Winning Eleven, os futebolistas virtuais comemoravam os gols de diversas maneiras, grande fator que consolidou a Konami no ramo.
Em 2006, chegou uma das maiores novidades e um dos jogos mais aclamados pelos fãs – PES 6. Ele marcou o início da geração de gráficos mais realistas, variedade de estádios, nomes de jogadores e ligas licenciados, além de ser possível jogar em rede.
Rivalidade
2012, mais uma edição do PES chegou ao mercado e, para muitos amantes dos simuladores de futebol, esse ano foi o divisor de águas. PES 2013 extraia o que podia dos consoles da época, com gráficos cada vez mais próximos da realidade, músicas exclusivas, vários campeonatos licenciados, muitos da América Latina, e o mundo ficou de queixo caído com a novidade. Porém, 5 dias depois, a concorrência deu sua cartada e foi lançado o FIFA 2013. O game produzido pela EA vinha com uma enxurrada de novidades, um elevado nível de dificuldade, e uma estética deslumbrante. Essa talvez tenha sido a melhor edição da aclamada franquia para os amantes de FIFA, e a partir desse ponto o duelo entre PES e FIFA veio se tornando mais acirrado a cada ano.