Especiais

"Os três impossíveis": como a Sony venceu a E3 trazendo o que o público queria

"Na conferência de hoje, a Sony apresentará The Last Guardian, o remake de Final Fantasy VII e Shenmue 3". Acredito não ser o único que desconsideraria totalmente essa fala se fosse ouvida antes da apresentação da empresa na E3 2015. Porém, aconteceu. E foi épico. Não é por menos: o PS4 rodará três dos mais esperados jogos dos últimos 15 anos, no mínimo. 
 

The Last Guardian, Final Fantasy VII e Shenmue III: dá para acreditar?
 
The Last Guardian foi inicialmente anunciado na E3 de 2009, ainda planejado para o PS3. Desde então, praticamente NADA foi divulgado de forma oficial sobre o título. Cada vez mais, rumores inundavam a internet sobre o possível cancelamento e o conturbado processo de desenvolvimento, que envolveu a saída de Fumito Ueda (principal mente criativa por trás do game) da Sony. Eis que ontem ele estava lá, com vídeo de gameplay, previsão de lançamento e tudo. O hype já era enorme, por ser o sucessor espiritual dos clássicos Ico e Shadow of the Colossus. O tempo de espera entre o anúncio inicial e a tão aguardada confirmação de que o título ainda respira criou um status ainda mais lendário à obra.

Pouco depois veio o título que nunca existiu (até então). Desde aquela famosa demonstração gráfica na E3 de 2005, o remake de Final Fantasy VII virou o sonho de muita gente que desfrutou da companhia dos heróis liderados por Cloud no RPG de 1997. Campeão de vendas e considerado por muitos como uma das principais razões para que os JRPGs se popularizassem no ocidente, NÃO FOI DÍFICIL ENCONTRAR TWEETS, POSTS E COMENTÁRIOS NO FACEBOOK DE GENTE ESCREVENDO EM CAPS LOCK A EMOÇÃO DE FINALMENTE VER O TÃO AGUARDADO TÍTULO SE TORNANDO REALIDADE. 

 
A conferência poderia terminar ali mesmo, não é? Como superar o anúncio desses dois gigantes? No entanto, a Sony completou "os três impossíveis" com chave de ouro. Explicar a empolgação com Shenmue III é díficil: a série não vendeu tão bem assim e as chances são grandes de que a maioria do público atual nunca chegou a jogar os dois primeiros episódios. A explicação que resta é a seguinte: "é Shenmue". Quem jogou, ama o título de paixão e o glorifica de forma contagiante. As mecânicas dos QTEs e das lutas corporais podem estar desatualizadas, mas a expectativa é que Yu Suzuki apresente boas novidades para encerrar a trilogia de forma satisfatória.
 
Cada um desses jogos era exatamente o que o público pedia na última década. Logicamente há ressalvas de como cada um deles irá atender às enormes expectativas criadas ou até mesmo a perda de exclusividade de alguns deles (Final Fantasy VII não saírá apenas para PS4 e Shenmue III já está confirmado para PC também). Mas tudo aconteceu no palco da Sony, que passou a impressão de realmente se importar com o feedback dos fãs com essa conferência dos sonhos. 

Para entender um pouco desse hype, basta ver o vídeo com a reação ao vivo dos jornalistas do site Game Trailers durante o anúncio de Final Fantasy e Shenmue. Eles resumem bem o que muito jogadores fizeram ao assistir à conferência matadora.
 


Os donos de PS4 obviamente são os principais beneficiados com a cartada, mas a divulgação da mídia sobre "os três impossíveis" acirra muito a concorrência para esta geração, obrigando os rivais a terem jogos à altura e melhorando ainda mais o mercado dos gamers.
 
Depois de ontem, Half-Life 3, Star Wars 1313 e Silent Hills produzido pelo Kojima e Guilhermo Del Toro não parecem tão distantes, não é mesmo? 

 

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Por Final Fantasy VII Remake e Shenmue III eu espero até 2018 se for preciso, o importante é que agora posso dormir em paz, não são mais lendas urbanas, são reais

    Até lá tenho um zilhão de opções pra jogar, pois sou colecionador!

  2. Quando eu vi aquela giratória eu gritei alucinadamente: \'\'é o Barret! É o Barret! CARALHO!\'\' Aí depois me aparece a espada do Cloud e pronto, saí pulando pelo o quarto com meu irmão que nem louco, gritando alucinadamente. Meus pais não gostaram muito porque a gente acordou eles, mas não dava pra controlar as emoções naquele momento! FINALMENTE o tão esperado remake de FFVII foi anunciado! Melhor notícia do ano!

  3. @Nior – Até entendo a questão da literallidade do termo \"impossível\". No entanto a escolha dessa palavra é parte do \"loopíng da montanha russa\" da qual falava Nicolau Shevchenko. É um extase catártico qe só coloca os sentidos em excitação e elimina a criticidade. Tô observando isso na comunidade \"gamer \" inteira. E isso não foi acidente. A SONY sabe monstar um espetáculo e mostrou isso de novo. Ela mexeu com os sonhos e os brios, no entato, escondeu questões práticas, como por exemplo o quando. Como por exemplo vincular exclusividades temporárias ( como o próprio FFVII pelo que deu a entender), ou o fato de Last Guardian ser uma salvação de um projeto que tava afundando e fazer parecer que é pura glória e eficiencia. Como falei em outro post, O SHOW foi espetacular, mas tamos no meio de loop e esquecemos de tudo, estamos só vivendo da sensação de ter o prazer. Shenmue no kickstart lá, disseram é pesquisa de opinião, se for, estão fazendo pesquisas de opinião pagas. Tipo Shenmue é apagado como jgoo de massa, é jogo de nicho. No entanto vai vender assustadoramente pq foi devidamente marketeado. As pessoas doaram cegamente pra um jogo que poucos jogaram. Ou seja, precedente perigoso ( mas ninguém liga de ser fantoche) Até Morpheus foi apagado pela SONY o que indica em algo subaproveitado, pq ela não vai arriscar mais que o necessário em seu óculos. O VITA foi pro brejo de vez ( e foi dizendo que era erro de interpretação, mas NÃO É.. TÁI O VITA NA E3, FOI UM NADA).
    Tipo o PS4 esmagou todo mundo na geração pq não precisou mais do que o trivial nos games. QUe é dar os jogos que as pessoas querem jogar.

  4. @DEVILHUNTER: Tá tudo confirmado pra 2016, exceto Shenmue 3 (2017) e Final Fantasy VII (que vai depender da produção de Kingdom Hearts 3). Todos os jogos tem o ano ou no fim dos trailers ou em entrevistas realizadas posteriormente.

    E depois do que a Sony passou com TLG, duvido muito que eles passem esse vexame atrasando denovo.

  5. A conferência da Sony foi boa mais não passou de uma venda de HYPE… Vai lançar esses jogos que são o sonho de consumo de muito gamer mais quando??? Não tem data pra nenhum lançamento dos sonhos??? Será que veremos esses jogos novamente na E3 de 2016, 2017, 2018… No meu ponto de vista a curto prazo a Microsoft saiu na frente (falo isso PQ agora tenho as duas plataformas ok, não puxo a sardinha pra nenhum dos lados) eu realmente esperava mais por parte da sony… A Nintendo sem comentários eu sinto pena do que ela ja foi e do que ela se tornou hj…

  6. Al-Rashid, não existe jogo impossível se você for usar o sentido literal da palavra. Impossível, nesse caso, é que esses jogos sempre ficaram na expectativa do público e nas piadinhas de primeiro de abril. Estão no mesmo patamar que Half-life 3, são aqueles jogos que rondam a comunidade gamer como fantasmas da possibilidade, mas que sempre pareceram que nunca seriam feitos. É por isso que são chamados de 3 impossíveis. Agora, outros tomarão o lugar deles – ou outros voltarão a compor o sonho coletivo gamer, como o Pokémon MMORPG, remake de Chrono Trigger, novo Onimusha, etc.

  7. Como show e marketing a E3 da SONY foi espetacular, talvez\\ uma das mais bem feitas que eu já vi na vida. No entanto, coisas realmente escrotas foram feitas e parece que o senso crítico desligou. É essa terra em transe da mídia gamer e dos gamers mostra o espíritio de fantoche que a geração atual tem.
    Last Guardian não era impossivel – É o salvamento de um projeto que virou chacota e quase foi cancelado por diversas vezes
    REMAKE não era impossívelm nas a SE era relutante em lançar pq queria que as pessoas aceitassem o FF da linha X como O FF – simplesmente a SE fez FF tomar um rumo tão diferente que as pessoas viram que ela não consegui superar o VII, no entanto, datas?
    Shen Mue – Tipo foi um desrespetio ao Suzuki e um teleton pra um jogo que é a SONY que está bancando. Se ela está bancando. Pq fazer kickstart?. Todo mundo sabe que Shenmue é jogo de nicho

    Sim a E3 da SONY foi espetacular, especialmente pq deram um show de apresentação de como se lança um jogo e se extasia os sentidos de uma audiencia, mesmo quando a maioria dos jogos das thirds serem exclusivos temporários. No entanto, meu senso crítico não deslliga. a sony DEU O QUE TODO MUNDO QUERIA. E ISSO É TUDO QUE UM CONSUMIDOR PRECISA.

    A MS fez uma apresentação básica. Mstrou o que já conhecemos e copiou o Morpheus na cara dura. Precisando de mais clientes abriu mão dos remasters, mas isso não vai gerar uma corria pro ONE

    a niNTENDO cometou suicídio na frente de todo mundo.

  8. Impossível é a melhor palavra pra descrever mesmo esse acontecimento épico, muito boa as conferências de E3 esse ano.

  9. Citando StormSailor:
    \"Agradeço a Bethesda, Square por terem salvo essa E3, ja no caso da Sony não so salvou a E3 como fez da edição 2015 ficar marcada com uma das mais épicas da historia graças essa conferencia que iremos falar ainda por muito tempo. A dona do Playstation provou mais do que nunca que nao estão no mercado de consoles pra brincar e estão ouvindo tudo que os fãs querem, nenhum outra vem fazendo isso, pior, tem uma ai que diz que não se deve ouvir os fãs fica uma boa lição pra Microsoft e Nintendo, é assim que se faz uma E3 ao modo de quem melhor sabe\"

    Isso mesmo, com fã da Nintendo dói até admitir, mas foi muito decepcionante… muito mesmo. Estou muito triste, ainda bem que a Square e Sony mandaram bem, e de sobra ainda realizou 3 sonhos meus.

  10. Citando Shalnark:
    \"@Torresmo: Sou obrigado a concordar. Ver uma empresa anunciando um jogo no mesmo ano em que será lançado é algo sensacional, ainda mais um do porte de Fallout 4. Infelizmente 90
    o restante dos jogos mostrados hoje e ontem ainda vão aparecer em muitas E3\'s no futuro.\"

    Foi exatamente o que pensei, a \"grande\" maioria dos jogos anunciados veremos na próxima E3!!!
    Isso para mim é desanimador……
    É só pegar a Nintendo como exemplo……. Foi considerada por muitos a melhor apresentação da E3 2014, tudo por conta do novo Zelda……. Os fãs fizeram a maior festa por conta de seu anuncio, na época \"era CHUPA Sonystas daqui, CHUPA Caixista dali\", \"Nintendo sambou na cara das concorrentes\" \"Nintendo humilhou\" e blá, blá, blá……. Já se passou um ano e nem cheiro de Zelda apareceu…. A pouco tempo circulava até rumor que o game sairia só para o NX….

  11. @Torresmo: Sou obrigado a concordar. Ver uma empresa anunciando um jogo no mesmo ano em que será lançado é algo sensacional, ainda mais um do porte de Fallout 4. Infelizmente 90% do restante dos jogos mostrados hoje e ontem ainda vão aparecer em muitas E3\'s no futuro.

  12. Guerrinha particular entre \"verdes e azuis\"……. E correndo por fora a Bethesda apresentou nada mais nada menos que FALLOUT 4!!! Enquanto \"azuis e verdes\" mostravam jogos para 2016, sem dia, mês, só ano, (e sabe-se lá se 2016 não vá virar 2017, 2018), dia 10/11/15 FALLOUT 4 será uma realidade……

  13. Agradeço a Bethesda, Square por terem salvo essa E3, ja no caso da Sony não so salvou a E3 como fez da edição 2015 ficar marcada com uma das mais épicas da historia graças essa conferencia que iremos falar ainda por muito tempo. A dona do Playstation provou mais do que nunca que nao estão no mercado de consoles pra brincar e estão ouvindo tudo que os fãs querem, nenhum outra vem fazendo isso, pior, tem uma ai que diz que não se deve ouvir os fãs fica uma boa lição pra Microsoft e Nintendo, é assim que se faz uma E3 ao modo de quem melhor sabe

  14. Se querem tanto retrocompatibilidade, basta não comprar um PS4/Xone, fica lá no PS3/X360 pra sempre… agora, trazer um título das antigas e com melhorias eu apoio, muitos games merecem isso, não merecem ficarem enterrados só naquela época e pronto…
    O que não da pra entender é gente que vende os consoles antigos e depois pede uma retrocompatibilidade, isso é \"ganhar\" E3? Só vi a Sony realizando sonhos…

  15. A SONY DESSA VEZ NÃO APENAS DERROTOU AS CONCORRENTES, ELA DESTRUIU ELAS E PISOU EM CIMA KKKKKKKKK, ESSA É A MINHA SONY QUE AMO TANTO!!!!!!!!!!!!

  16. @Felipelsj:

    Concordo com tudo o que você disse, mas sinceramente não vejo nada disso como ponto forte. O que eu realmente quero na E3 é ser surpreendido. Não quero TV, não quero jogos genéricos na realidade virtual, não quero Wondercrap, quero grandes jogos, quero ver anúncios completamente inesperados.

    Ao meu ver, a Microsoft só surpreendeu na questão da retrocompatibilidade (que pode forçar a Sony a dar um bom incentivo na PSNow no futuro), mas de jogos: foram aqueles jogos que nem precisavam ser anunciados, porque era muito óbvio que sairiam. E não é como a Nintendo, que consegue usar Mario em jogos 2D, 3D, de esportes, de Kart, de RPG, de puzzle e (quase) sempre surpreender pelas inovações. São o novo Halo, o novo Gears, o novo Forza. Só. Vão aparecer novos personagens, novos power-ups, mas de resto, permanece tudo igual.

    Foi aí que a Sony venceu. O que ela anunciou que estávamos esperando? Gameplay de Uncharted, e mesmo assim está bem mais evoluído que os de PS3, sem interrupções de cut-scenes e com cenários destrutíveis, uma clara evolução do trabalho que fizeram em Last of Us. De resto, o que mesmo? Foi tudo muito novo (desconsiderando multiplataformas como COD e AC). Nenhuma franquia se tornou \"anual\", como parece ter ocorrido com Forza. Eles ainda tem Gran Turismo 7 guardados para a próxima E3, o novo projeto do Santa Mônica, da Quantic Dream e da Sucker Punch. Estão preparados para 2017. Não tem nada pro fim do ano de 2015, mas se fosse apresentar mais do mesmo, iria apenas queimar franquias e fazer cair o nível delas.

  17. A minha reação foi exatamente essa qnd eu tava com o headset em party com uns amigos e vendo a conferencia, ai vi o Shenmue aparecendo, eu gritei um PUTA QUE PARIU tao alto que ate tomei um esporro da minha mulher KKKKKKKKKKKKK

  18. Apesar de eu achar que sejam fakes, adoro esses vídeos de reaction. E realmente, se aparecesse um Half Life 3 ou o Del Toro na plateia falando que a Sony comprou os direitos pra Silent Hills, acho que muitos teriam um ataque cardíaco.

  19. Realmente foi algo pra entrar na história. E ver a Sony ajudando a bancar mais dois jogos que também irão sair pra PC (em adição a SFV) é algo muito interessante. Mostra não só que ela está confiante no seu produto como também que está bem aberta as exigências das thirds nesses acordos de cooperação. Seria um sonho ver esse tipo de coisa virando comum no futuro.

  20. Não consigo dizer que a Sony ganhou a E3, mesmo apresentando esses incríveis \"impossíveis\"…

    No que a Sony se deu mal, a Microsoft cobriu facilmente…
    Morpheus foi citado, enquanto Hololens foi demonstrado sem nenhum problema; Só vi jogos sem datas, enquanto a Microsoft reconfirma a melhor line-up para esse segundo semestre do ano; Sony se vangloriou com o Vue enquanto o One faz isso faz tempo e ainda aproveitaram a seção que não diz sobre os jogos e falou da retrocompatibilidade e um novo controle (sensacional mas muito caro, é verdade); Os tão amados indies na Sony só se salvou os da Devolver e No Man\'s Sky, enquanto Xbox sim está dando o grande suporte dessa vez… Sem falar no Vita, o único console ainda em mercado que nem quer ser citado pela própria empresa…
    Senti falta de coisa atual para na conferência da Sony, algo que faria eu comprar o console hoje (se não o tivesse), e não ano que vem que é quando começa a sair alguns dos jogos mostrados… Por mais bem que esteja vendendo, acho muito irresponsabilidade deles ficarem mostrando tanta coisa a longo prazo, sendo que nesse mundo realmente \"tempo é dinheiro\"…

    Em resumo, diria que a Microsoft ganhou na estrutura da conferência (ordem de demonstração dos jogos, seções com informações consistentes) e na line-up em curto prazo… E a Sony ganhou nos ataques do coração e na line-up a longo prazo, se é que ela vai mesmo se manter… (e a Nintendo não ganhou porra nenhum, ruim de mais, só FE Fates, #FE e Xenoblade que salvou do desastre total)

    E só pra deixar claro eu não estou contando aqui multiplataformas, são irrelevantes nessas comparações das duas, mas conto os exclusivos temporários (TR e FFVII)…

  21. Citando Lord_vita:
    \"@Torresmo: 2017 Shenmue 3 e FF VII.

    The Last Guardian 2016.\"

    Com certeza, foram anúncios fodásticos, esses três jogos no mundo gamer!!
    Mas data de lançamento é isso aqui:
    – Batman Arkhan – Knight 23/06/15
    – Fallout IV 10/11/15
    – Metal Gear Solid V – The Phanton Pain 01/09/15
    – Until Dawn 25/08/15
    – Mirro´s Edge Catalyst 23/02/16
    Dizer que os jogos são para 2016 ou 17 é extremamente vago……
    O que não falta são jogos anunciados para tal ano e ser adiado, ou simplesmente nunca existir…..

  22. Algumas pessoas acham que gráfico é tudo, calma gente, com toda a certeza essa é uma demo de the last guardian antes de ser cancelada, eles devem dar um upgrade total no game, foi assim na apresentação de SF V, e olha como ta ficando foda, shenmue III deve ter a mesma atenção, só tenho uma coisa para dizer à microsoft e a nintendo, quando sairem apaguem as luzes e fechem as portas…
    Agora não tem como segurar a compra do PS4 por mais tempo
    – SF V
    – FF VII REMAKE
    – Shenmue III
    – RISE OF TOMB RIDER
    – Bloodstained: Ritual of the night
    – Might Number 9
    – The last of us REMASTER
    – Diablo III ROS
    – RESIDENT EVIL REMAKE e ZERO remaster
    – Uncharted 4
    – The last guardian
    Agora sim a velha guarda esta bem representada e servida no PS4
    Só faltou o KI no ps4 pra fechar com chave de ouro…

  23. Citando -Nior:
    \"Não condeno os donos de XBOX que estão discordando, afinal de contas deve ter sido revolucionário não terem colocado o Usher + kinect na E3 aheuhaeuhaeuaheuhaeuaheuheuahe

    Em compensação mostrou aquilo que a Microsoft realmente é: Halo, Forza e Gears, e só.\"

    os caixista pira

  24. a Reação da galera do GT foi otimo estava acompanhando a e3 junto com eles mas a reação do Hubert foi mais loca ele chorou assim como eu tambem

  25. os caras não entendem a grandeza de um remake de ff7, um shenmue 3 e the last guardian sucessor espiritual de SotC….São jogos que não tem sangue, arma e explosoes ai os caixistas falam que a microsoft foi melhor

  26. Eu vou repetir.Não torço contra consoles.Mas a Sony apresentou três bombas ai.Uma delas exclusiva e duas que dispensa comentários mesmo não sendo exclusivas.
    Vamos fazer uma comparação….oque pesa mais como exclusivo temporário? Tomb raider ou FF VII e Shemune III(sai para pc também)?
    A microsoft só não fica numa situação pior pois os games saíram para pc….mas sinceramente o XOne tá em decadência a única coisa que \"salva\" ele é o kinect que ainda atrai a família e os menos hardcores…no dia que a Sony desistir do Move e investir em um concorrente para o kinect….ferrou.

  27. As reação das pessoas e desses jornalistas com o anuncio do remake de FF VII……………………………………………………….
    NÂO TEM PREÇO.

  28. @Lord_vita: Você é tão burro a ponto de não notar que estou falando do Vita?
    @Tebes_Mor: Não existe guerrinhas aqui,só alguns fanboyolas enrustidos que não sabem conversar ai sempre gera alguma discussão,como já estamos cansados de saber e nem ousar dar atenção

  29. Orgulho. Orgulho de ser fiel a marca PlayStation deste seu nascimento.

    Nessas horas, só emoção.

  30. Essas guerrinhas console A x console B são tão desnecessárias.
    Achei que tanto a Sony quanto a Microsoft mandaram bem, cada uma a sua maneira.

    Muita gente curtiu o anuncio da retrocompatibilidade do Xbox One (que conste, 20 jogos POR ENQUANTO, então parem com esse argumento). Não digo por mim, pois nunca tive NENHUM console Microsoft (windows não conta, né? kkkk)… mas achei uma boa, e o controle novo é sensacional.
    A Sony também mandou muito bem, mas digo por mim, não me chamou a atenção… nunca joguei Shenmue, não gosto de FF, e The Last Guardian vou esperar sair e não criar hype exagerado, pois depois de tanto tempo, a queda pode ser alta.
    Mas entendo perfeitamente o pessoal que considera a Sony vencedora. Ela foi a que mais deu ao público o que queria.

  31. O que eu sei é que fique todo arrepiado quando o trailer de Final Fantasy VII apareceu na tela. Já estou jutando dinheiro para a edição de colecionador. TÔ NEM AÌ. FOI DO C*RALHO!

  32. A unica coisa que me decepcionou foi os gráficos do The Last Guardian, que estão iguais daquele trailer que foi anunciado para PS3. E eles dizem que o jogo sera do PS4, não faz sentido

  33. Citando lucasrbz:
    \"Não mencione Silent Hills em vão, ainda estou de luto \"

    [2] Foi uma facada muito forte… Era pra ele estar sendo anunciado como um dos jogos do Project Morpheus (sonho).

  34. Não condeno os donos de XBOX que estão discordando, afinal de contas deve ter sido revolucionário não terem colocado o Usher + kinect na E3 aheuhaeuhaeuaheuhaeuaheuheuahe

    Em compensação mostrou aquilo que a Microsoft realmente é: Halo, Forza e Gears, e só.

  35. Citando Lenixion:
    \"Sony não ganhou,pq alguém ganharia fazendo um velório do próprio produto?
    Microsoft tá de parabéns,se fosse igual a Sony teria abandonado o Xbox One faz tempo,quando Sony tiver respeito com o consumidor ai ela ganha a E3 e de fatality,mas por enquanto isso tá longe…\"

    Se tu diz anunciar 3 mega jogos e fazer com que o PS4 consiga vender ainda mais por causa disso é velório.

    Então acho que a Microsoft já pode comprar o caixão pra o Xbox One

  36. Sony não ganhou,pq alguém ganharia fazendo um velório do próprio produto?
    Microsoft tá de parabéns,se fosse igual a Sony teria abandonado o Xbox One faz tempo,quando Sony tiver respeito com o consumidor ai ela ganha a E3 e de fatality,mas por enquanto isso tá longe…

  37. Ser pessimista é tão sem resultado quanto ser otimista. Só fato faz mover as coisas. Mas que deu uma esperança deu.

  38. a sony ressucita 3 difuntos, e já ganha a E3?

    sinceramente fui sonysta uma época, e isso faz com que eu saiba que posso esperar muito mais da sony, não só isso.

    achei a conferencia boa, excelente nem tanto, extraordinária, épica, nunca.

  39. …quero só vê a galera com o hype lá em cima pirando quando descobrirem ( espero estar errado…mas a natureza humana é meio que \" previsível \" ) que o produto não atende as expectativas criadas… passei dessa fase agora aguardo e não espero \" uma experiência única \"

  40. Citando zanibone:
    \"Eu acredito em Crash! Acredito! Acredito!\"

    Se a Actilixo reviver Crash… esse definitivamente vai ser um ano pra ficar pra história.

  41. \"Depois de ontem, Half-Life 3, Star Wars 1313 e Silent Hills produzido pelo Kojima e Guilhermo Del Toro não parecem tão distantes, não é mesmo?\"

    Porque você tinha que lembrar que Half-Life 3 ainda não existe?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo