Novo trailer de Tiny Tina’s Wonderlands focado na Câmara do Caos
O texto abaixo foi publicado no site oficial do jogo.
Você sabe o que é mais intenso do que uma boa e velha masmorra? Uma masmorra que muda toda vez que você entra nela, proporcionando inúmeras possibilidades e recompensas! Entre na Câmara do Caos, o loop principal do endgame de Tiny Tina’s Wonderlands. Dentro da mítica Câmara do Caos há um portal em constante mudança que te leva a uma masmorra aleatória, cheia de variáveis únicas, inimigos mortais e métodos para tornar sua experiência mais ou menos desafiadora, dependendo de sue coragem. Se você alcançar a vitória, suas recompensas serão abundantes e suas proezas podem fazer de você uma lenda.
Nesta edição da série do Diário do Desenvolvedor de Tiny Tina’s Wonderlands, você conhecerá as provações aleatórias que esperam por você na Câmara do Caos e o que você pode fazer para ter uma vantagem sobre seus inimigos ou para levar a dificuldade a novos extremos se você estiver se sentindo audaz. Mas não importa o quão preparado você pense que está, não há como dizer o que você encontrará quando entrar em um portal aberto por um D20 gigantesco e cristalino no céu!
ABRACE O CAOS
Basicamente, uma jogada normal da Câmara do Caos é um desafio aleatório que deve levar cerca de 20 a 30 minutos para ser concluído. Seu caminho pela masmorra é assim: três salas aleatórias de masmorras, onde você precisará eliminar vários inimigos antes de prosseguir, depois uma luta de mini-chefe, seguida por mais três salas de masmorras e, finalmente, uma luta contra chefe principal como o grand finale.
Cada vez que você conclui uma sala que não vem logo antes de uma luta de chefe, você abre dois portais que lhe dão um grau de escolha sobre o que você encontrará na próxima sala. Você tem três vidas para chegar ao final da masmorra; se perder todas, sua tentativa fracassará (mas não se preocupe, você ainda pode manter todas as armas ou equipamentos que você obteve durante a jogada).
“Temos mais de 60 layouts de fases, que se misturam e combinam ao longo de uma masmorra”, diz Kent Rochefort, designer-chefe de jogo de Tiny Tina’s Wonderlands. “Além disso, todos os vários tipos de inimigos do jogo podem aparecer, com até três tipos diferentes de exércitos em uma sala. Também existem barris explosivos e armadilhas que podem aparecer dependendo da sala. Alguns são menores, outros são maiores; nossos designers de nível selecionaram o que parecia apropriado para cada arena de combate em particular.”
Completar jogadas na Câmara do Caos é uma ótima maneira de obter itens depois de terminar a campanha da história principal, mas é ainda mais importante para aqueles que desejam maximizar seus equipamentos e montar perfeitamente todas as peças de sua construção de personagem. Ao derrotar com sucesso uma Câmara do Caos, você ganhará Orbes da Lua, uma moeda do jogo que você pode gastar na estação de Reroll de Encantos em Brighthoof.
Toda vez que você usar o Reroll de Encantos, será oferecido um substituto aleatório para o efeito do Encanto em seu equipamento ou você pode manter o que tem. Ao fazer reroll do encanto em seus equipamentos favoritos, você pode aumentar ainda mais o poder deles, encontrando o encanto que tem a melhor sinergia com o seu equipamento. O reroll não exigirá muitos Orbes da Lua quando você começar, mas será exponencialmente mais caro quanto mais vezes você fizer o reroll para o mesmo item.
COLETANDO CRISTAIS
Enquanto Orbes da Lua são a moeda do jogo que você recebe após uma jogada na Câmara do Caos, os Cristais são os itens mais importante durante a sua jogada. Você pode coletar Cristais de várias maneiras durante sua jogada, mas o melhor método também é o mais consistente: destruir um dado cristalino e brilhante que aparece quando você conclui uma sala e abre o portal para a próxima.
“A recompensa de conclusão da sala passou por muitas iterações diferentes”, lembra Kent. “No começo, era apenas um baú, então acabamos escolhendo os dados, porque a fantasia do jogo é baseada nos RPGs de tabuleiro. Originalmente, você podia interagir com os dados para impedi-los de rolar, e se você tirasse 20, obteria um equipamento melhor do que se você tivesse tirado, por exemplo, 8. Achamos que era aleatório demais, então esses dados entraram no estado quebrável em que eles se encontram agora no jogo. É um processo iterativo: queríamos dados, mas não toda a aleatoriedade inerente que vinha com eles.”
A quantidade de Cristais que você coleta afeta quantas recompensas você pode ganhar no final de uma masmorra da Câmara do Caos (a qual chegaremos em breve), então é crucial que você colete o máximo de Cristais que puder durante sua jogada. Você pode conseguir Cristais bônus completando objetivos secundários opcionais que são atribuídos aleatoriamente a cada sala, com uma grande variedade de possibilidades: talvez você proteja uma estátua da Rainha Butt Stallion antes que ela seja desfigurada por bandidos, quem sabe você deverá destruir uma estátua do infame Lorde Dragão ou manter um orbe de fogo senciente queimando, alimentando-o com as almas dos inimigos mortos. Barra-pesada, hein?
O objetivo secundário favorito de Kent envolve derrotar inimigos enquanto estiver em um dos dois círculos encantados que aparecem em algum lugar do nível. “Gosto disso porque força o jogador a se manter firme, enquanto o combate geralmente envolve correr e se mover para evitar inimigos”, diz ele. “Sinto que esse objetivo secundário traz algo realmente diferente.”
Você sempre começa sem nenhum Cristal no início de uma jogada na masmorra, e eles não seguem com você entre uma jogada e outra, então use-os ou perca-os. Como você vai usar os Cristais? Que bom que você perguntou.
BÊNÇÃOS SOBRE BÊNÇÃOS
Ao longo de uma jogada na Câmara do Caos, você pode se deparar com alguns altares de aparência ornamentada que oferecem vantagens únicas chamadas Bênçãos. Se você desembolsar Cristais suficientes para ativar o altar, você receberá uma Bênção que permanecerá ativa por toda a sua jogada, com altares subsequentes custando mais para ativar como consequência.
As Bênçãos são acumuláveis e podem ter efeitos simples, como aumentar o dano crítico ou a capacidade de munição, embora outras possam mudar completamente seu estilo de jogo pelo resto da jogada. “Minha Bênção favorita de usar é um bônus de velocidade de ataque corpo a corpo e de velocidade de movimento”, diz Kent. “Você pode simplesmente começar a correr e apertar o botão corpo a corpo para abrir caminho entre os inimigos.”
Bênçãos para suas habilidades passivas também podem ser imbuídas pela própria Rainha Butt Stallion se você escolher um de seus portais no final de um encontro com ela. Os dois portais que aparecem quando você vence uma sala vêm em quatro variedades diferentes: um Dado de Cristal que lhe recompensa com mais Cristais, o favor da Rainha Butt Stallion por meio de uma útil Bênção, um Dado de Equipamento que concede novos itens quando você vence o encontro, e uma camada adicional de desafio na forma de uma nova Maldição. Esse último é perfeito para quem gosta de viver perigosamente.
UMA MALDIÇÃO SOBRE VOCÊ
Maldições são o oposto de Bênçãos: desvantagens para você ou benefícios para seus inimigos que duram pelo resto da jogada na Câmara do Caos e podem tornar muito mais difícil para você sobreviver. Você terá pelo menos uma noção do tipo de desafio que as Maldições trarão, pois elas são marcadas como Fácil, Média ou Difícil. Ao receber uma Maldição, você ganhará Cristais extras como recompensa conforme a dificuldade, e algumas das Maldições Fáceis podem até lhe beneficiar caso sua construção de personagem possa tirar proveito delas.
“Na minha opinião, a Maldição mais difícil é a ‘Break It Up’, que aumenta o dano dos inimigos por meio de taxas de disparo e precisão mais altas sempre que estão próximos um do outro”, diz Kent. “Dependendo da arena, pode ser bem difícil não ter todos os inimigos agrupados!”
Se você tem fome de punição, você pode até gastar alguns de seus preciosos Cristais antes de entrar em um portal para que o próximo encontro seja de Elite, o que torna os inimigos na próxima sala muito mais difíceis. Em troca, caso você realmente consiga sobreviver, os prêmios que eles concedem serão melhores.
“Durante os testes, vi muitas pessoas jogando a Câmara do Caos de maneira diferente, especialmente na forma como tratam a economia de Cristais”, diz Kent. “Alguns jogadores simplesmente não conseguem se conter e querem comprar todas as Bênçãos que encontram, enquanto outros não usam Maldições porque querem uma jogada mais fácil.”
SUAS MERECIDAS RECOMPENSAS
Depois de lutar com unhas e dentes por várias salas da Câmara do Caos, enfrentar Bênçãos e Maldições a seu critério e derrotar o chefe final, você merece algumas recompensas dignas de seu esforço. Uma abundância de tesouros espera por você na área de Prêmios do Caos para a qual você se transporta após derrotar o último chefe, com um baú cheio de itens desejáveis. Entretanto, para dedicados caçadores de recompensa, o verdadeiro pagamento da Câmara do Caos pode estar escondido nas barrigas das estátuas de coelho espinhosas e levemente perturbadoras que se alinham na sala.
Acima da boca escancarada e cheia de dentes pontiagudos de cada estátua de coelho há um ícone que representa um tipo de prêmio em Tiny Tina’s Wonderlands: armas, como submetralhadoras e rifles de assalto, equipamentos para vestir, como anéis e amuletos, e assim por diante. Ao alimentar uma estátua com alguns dos Cristais que você acumulou ao longo de sua jogada, você pode fazê-la vomitar um prêmio aleatório de seu respectivo tipo de prêmio (apenas ignore esses pedacinhos de bile cor de arco-íris).
Assim, você tem os meios para correr atrás de melhores itens para determinados slots de equipamento enquanto desfruta da loucura aleatória da Câmara do Caos. “Agora você pode escolher o tipo de prêmio que deseja sem precisar explorar o mesmo chefe repetidamente por 20 horas”, diz Kent. “Ainda é um pouco aleatório, mas o jogador tem algum controle sobre os tipos de prêmio que deseja priorizar.”
Quanto às estátuas de coelhos mastigadores de Cristais, você já deve ter adivinhado de onde veio a inspiração para sua criação. “Com esses coelhos, você está essencialmente fazendo uma oferenda à deusa da masmorra, sua criadora: Tiny Tina. Por isso, nada mais justo do que coelhos”, ri Kent.
DIREITO DE SE GABAR
Além de todas as estátuas de coelho que vomitam prêmios, outra coisa que você pode desfrutar após uma conclusão bem-sucedida da Câmara do Caos é uma tela de Vitória repleta de informações que recapitulam sua jogada. Ali, você pode ter uma visão geral das estatísticas de Ataque e Defesa (mortes por arma, dano sofrido de Ward, etc.), Bênçãos e Maldições que você recebeu, total de Cristais coletados e muito mais. A tela também inclui uma rápida visão geral de toda a construção do seu personagem, incluindo suas duas seleções multiclasse, distribuição de pontos de habilidade e pontos de herói e até a raridade de todos os equipamentos que você trouxe para a batalha, o que é perfeito para fazer aquela captura de tela e compartilhar com seus amigos e/ou em suas redes sociais.
Se você está se perguntando qual construção do Chefe do Destino realmente reina suprema, você pode ver onde você está graças às Jogadas em Destaque na Câmara do Caos. “Cada Jogada em Destaque estará disponível por uma semana para todos os jogadores, e essa jogada em particular é semeada, então será sempre a mesma: você pode executá-la novamente e os mesmos elementos sempre aparecerão no mesmo lugar, e os objetivos secundários serão todos o mesmo”, explica Kent.
“Na tela de Vitória das Jogadas em Destaque, temos pequenos ícones que informam se você alcançou uma classificação alta em determinados parâmetros: quão rápido você completou a corrida, quão difícil foi a jogada com base nas Maldições que você pegou e no número de Cristais que você conquistou. Isso cria um pequeno recurso da comunidade no qual você pode ver, “Ah, consegui estar no top 100 para as conclusões mais rápidas dessa Jogada em Destaque”. É uma ótima maneira de comparar construções entre amigos e competir para ver quem consegue chegar ao final mais rápido ou enfrentar a jogada mais difícil.”
Outro recurso que você encontrará na Câmara do Caos é a Provação do Caos, mas você terá que esperar até o lançamento de Tiny Tina’s Wonderlands em 25 de março de 2022 para saber mais. Até lá, continue acompanhando o Guia do Jogo de Tiny Tina’s Wonderlands para não perder as novidades e prepare-se para os desafios aleatórios que aguardam por você na Câmara do Caos!