NotíciasPlayStation 5

Novo modelo do PS5 possui dissipador de calor menor; mais silencioso e mais quente

Com o novo modelo revisado do PS5 chegando às lojas em alguns lugares do mundo, entusiastas começaram a procurar as diferenças notáveis entre todas as versões disponíveis.

O YouTuber Austin Evans conseguiu um PS5 Digital Edition diretamente do Japão e, após algumas análises, conseguiu identificar diferenças notáveis com o modelo original. A primeira diferença, já comunicada antes, é que o console é 300 gramas mais leve. Evans também aponta que o ventilador do novo modelo é diferente, mas já existem 3 modelos distintos de ventiladores nos PS5’s atualmente, todos produzidos pela Delta Electronics.

Ao desmontar o PS5 da carcaça plástica, Austin aponta que há 2 antenas a menos para conexão de wireless/bluetooth. Isso pode estar relacionado ao novo de placa sem fio que estará presente nessas versões.

O grande destaque na comparação, e a causa do modelo ser mais leve, fica por conta do dissipador de calor relativamente menor. É notável o tamanho mais enxuto do dissipador como um todo, assim como o que parece ser algumas mudanças nos dutos de cobre, remoção de boa parte da base de cobre anterior e redução placas de alumínio. A imagem abaixo mostra melhor a diferença, com o dissipador à esquerda sendo do modelo original de lançamento e o da direita o da primeira revisão.

dissipadores_ps5

Quanto às medições de ruído e temperatura realizadas para comparação, o modelo revisado é pouco além de 1 decibel mais silencioso. Nas medições térmicas, realizadas nas saídas de ar do console, o modelo original fica perto de 50ºC, enquanto o revisado próximo de 55ºC.

É importante apontar que uma medição correta, feita próxima ou diretamente no processador do console, trará números mais precisos. Apenas com o que foi apontado, pode se imaginar duas hipóteses: ou console realmente aquece mais ou é mais eficiente em dissipar calor. Como essa revisão de hardware foi responsável pelo console não ser mais vendido com prejuízo pela Sony, engenheiros da empresa podem ter decidido remover parte do dissipador, reduzindo custo de produção e mantendo a mesma eficiência térmica.

Abaixo é possível conferir o vídeo na íntegra e todo o processo de comparação.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo