Nova patente da Sony permite transformar qualquer coisa em um controle; até uma banana
A Sony desenvolveu uma nova tecnologia que pode transformar qualquer coisa em um controle de PlayStation. Isso está acontecendo por meio de um pedido com o US Patent and Trademark Office (USPTO) – conforme observado pelo site GamesIndustry.biz – que descreve como a PlayStation acredita que poderia transformar um objeto não eletrônico comum em um controle de jogo. No processo, a Sony usa uma banana (abaixo) como um item que poderia ser usado como um gamepad usando esta tecnologia.
A maneira como isso aparentemente funciona é que uma câmera tira imagens de qualquer objeto que um usuário está segurando e rastreia as entradas na superfície. O item não pode ser luminoso, pois isso provavelmente atrapalharia o rastreamento mencionado. A Sony diz que os jogos são treinados para reconhecer um objeto usado como controle ou os desenvolvedores podem configurar seus jogos para reconhecer certos itens como gamepads.
A Sony vê isso como um meio para as pessoas jogarem sem controles caros e complicados. “Seria desejável que um usuário pudesse usar um dispositivo barato, simples e não eletrônico como um periférico de videogame”, escreve a Sony. “A presente divulgação visa abordar ou, pelo menos, aliviar alguns dos problemas identificados acima.”
Não há como saber se a Sony realmente fará algo com essa tecnologia, mas as empresas tentam proteger suas invenções ou descobertas por meio de patentes literalmente o tempo todo.
Além deste gamepad bastante difundido, a Sony também solicitou uma patente para o que parece ser um novo controle de PlayStation VR. Publicado em novembro de 2020, apresenta uma série de entradas de botão, bem como um pequeno LED que provavelmente é usado para rastrear essas entradas. Isso é certamente mais pequeno do que as luzes bastante grandes do PlayStation Move.
Essas novas entradas também vêm com o mesmo tipo de gatilhos resistentes e feedback tátil que o DualSense do PlayStation 5 possui.