A segunda expansão para Nioh 2 leva os jogadores de volta ao Japão fantasioso, cheio de perigos, novas ameaças e recompensas melhores. Sendo o penúltimo pacote de conteúdo pago programado para o jogo, temos finalmente um motivo melhor para retornar comparando com a primeira expansão.
Nesta segunda jornada pelo tempo, voltamos ainda mais no passado para entender a história da Sohayamaru, a lendária espada matadora dos demônios Yokais. Aqui, finalmente começamos a entender um pouco mais de sua origem e relação com a história do jogo base. Os vínculos apresentados começam a fazer sentido, principalmente cobrindo as lacunas deixadas pela primeira expansão e que ficaram desconectadas com o jogo no fim das contas.
A jornada da DLC Trevas na Capital (Darkness in the Capital) coloca o jogador quase 300 anos antes da história original, mostrando o ataque de um Mago na cidade de Kyoto enquanto novos heróis vão contar com uma ajuda inesperada para enfrentar esse perigo. Com foco maior em como a história circunda a Sohayamaru, começamos a imaginar o que vem pela frente, que provavelmente será na próxima DLC, levando o jogador ainda mais no passado para vislumbrar, provavelmente, a origem da espada sagrada.
As 10 novas missões, entre principais e secundárias, vão dar contexto suficiente para a rápida apresentação dos novos personagens, que diferente da primeira expansão, são um melhor desenvolvidos. Aqui é possível compreender mais os motivos que movem a curta história e como isso encaixa melhor quando tendo um contexto geral e colocando ao lado da campanha principal. Em resumo, a história dessa expansão é melhor e mais desenvolvida do que na expansão Aprendiz de Tengu, mesmo que não seja tão extensa.
Quanto às novidades da expansão, 2 grandes surpresas são os novos e melhores inimigos além de uma arma bastante interessante. Focando nos inimigos, os novos que foram inseridos na expansão são excelente e vão gerar embates divertidos. Uma nova espécie de bruxa e principalmente o espadachim Yasha são uma grata surpresa no jogo. Fora isso, temos pelo menos 3 chefes que vão prover excelente batalhas, em especial um que faz referência a outra franquia bastante querida e também desenvolvida pela Team Ninja.
Apesar disso, não escapamos da grande reciclagem que o jogo sempre faz. Temos pelo menos 2 chefes oriundos do primeiro jogo que foram atualizados aqui. Fora isso, encontraremos o mesmo problema com as fases e mapas sendo usados praticamente o tempo todo, apenas com certas limitações no seu design. Infelizmente isso é algo já visto desde as expansões do primeiro jogo, onde ainda não conseguimos ter uma grande variedade de fases até hoje nessas DLCs.
A outra boa surpresa é a nova arma inserida no jogo. Os punhos são armas físicas onde o jogador usará golpes e combos usando praticamente apenas socos e chutes. Com combinações certeiras e habilidades que favorecem uma quantidade rápida de ataques ao custo de menor dano, a nova arma irá mostrar belas sequências golpes. Com grande foco no ataque ao ki, a arma é altamente recomendada para build que focam em retirar a força do oponente e buscando fatigar o mesmo, na tentativa de vencer o adversário no cansaço.
Como sempre, temos também nos espíritos guardiões que são inspirados em lendas do Japão, novos itens, armaduras, sets de equipamentos e mais. Algo que particularmente ainda desagrada é a fórmula ser sempre a mesma em toda expansão. Quase sempre já sabemos o que esperar e dificilmente somos surpreendidos, tendo como princípio que a aquisição de cada nova DLC é apenas para que o grind e evolução do seu personagem continue, fomentando a busca de itens melhores para enfrentar o jogo numa dificuldade acima da anterior. Ainda que não seja ruim, deixa todo conteúdo muito previsível e dificilmente isso será mudado no futuro.
Claramente uma evolução quando comparado a DLC anterior, Trevas na capital vai estimular o jogador ainda mais a voltar ao universo de Nioh 2. Somente a busca pelos novos itens e a história já vão garantir umas horas de conteúdo novo, ainda que nem de todo inédito. Aos fãs do jogo, essa expansão é bastante recomendada.
DLC analisado no PS4 Pro com código fornecido pela Sony Interactive Entertainment.
Veredito
Trevas na Capital é talvez uma das melhores expansões de toda a franquia Nioh. Novos inimigos e uma ótima arma nova acaba se destacando, mas também encontramos ótimas lutas contra chefes aqui. A fórmula das expansões começa a ficar cansativa e carece de uma certa renovada, mas provavelmente só veremos isso num terceiro jogo.
Darkness in the Capital is perhaps one of the best expansions in the entire Nioh franchise. New enemies and a great new weapon end up standing out, but we also find great boss fights here. The expansion formula starts to get repetitive and needs to be renewed, but we will probably only see that in a third game.
[/lightweight-accordion]