Especiais

Naoki Yoshida revela detalhes da história e do processo de produção de Final Fantasy XIV: Dawntrail

No último dia 22 de maio, o PSX Brasil viajou até Los Angeles, nos Estados Unidos, para acompanhar um evento de divulgação da nova expansão de Final Fantasy XIV, intitulada de Dawntrail.

Na ocasião, além de testarmos algumas novidades da expansão, também tivemos a oportunidade de participar de uma entrevista com o produtor e diretor do aclamado MMORPG, Naoki Yoshida, que deu detalhes sobre a história, o processo de produção e novos rumos para o jogo.

A nova tela de início de Final Fantasy XIV (fonte: Final Fantasy XIV: Dawntrail media tour)

A nova aventura do Warrior of Light

Dawntrail marca um novo começo para nossos heróis, após a conclusão do que Yoshida passou a chamar da saga de Hydaelyn-Zodiark. Mas, de acordo com o diretor, ele ainda não definiu se a história da nova expansão irá se desenvolver para um arco tão longo quanto o anterior.

Como sempre faz questão de enfatizar, Yoshi-P disse que a história de Final Fantasy XIV se desenvolve em tempo real, de acordo com reação da comunidade. Por isso, a maneira como os novos rumos da história forem aceitos será fundamental para determinar que caminho a equipe de desenvolvimento seguirá no futuro.

Ele também acrescentou que já possui, ao menos, três ideias de rotas distintas para continuar a história de Dawntrail. Sendo assim, a ideia é dar dicas e deixar hipóteses abertas para algo que possa ser convertido em um grande arco narrativo.

Um continente repleto de aventuras, este é Tural, o destino de nossos heróis em Dawntrail (Fonte: site oficial de Final Fantasy XIV)

Os desafios de criar uma longa saga

Naoki Yoshida também comentou sobre os desafios de criar uma nova história após a conclusão de um arco que perdurou quase dez anos. Para ele, é importante comentar que, por mais que Dawntrail se passe em um novo continente, ainda está situada no mesmo planeta, portanto, não quer dizer que estejam abandonando tudo que aconteceu até este ponto. Por outro lado, ele ainda considera que criar uma história preservando tudo que já foi construído é um grande desafio.

Yoshi-P também relembrou alguns momentos do processo de produção da saga de Hydaelyn-Zodiark, e falou sobre os desafios de manter a história em evidência pelo período de dez anos.

Segundo o diretor, por mais que, ao longo dos anos, tenham aparecido muitos elementos que deram dicas sobre aquilo que se tornaria um longo arco narrativo, como no caso dos Ascians, foi apenas durante o período de elaboração do roteiro de Shadowbringers que ele percebeu que a história estava encaminhando para o desfecho que ocorreu em Endwalker.

Já em Endwalker, Yoshida considera que encarou um grande desafio criativo ao levar os jogadores até o limite do universo para enfrentarem um inimigo de proporções enormes, mas sem inflar muito seu poder e, ainda assim, garantir que eles obtivessem a sensação de entusiasmo ao vencê-lo. Para ele, um dos maiores desafios é pensar em como entregar esse tipo de experiência.

Dawntrail marca o início de uma nova história em Final Fantasy XIV (fonte: site oficial de Final Fantasy XIV)

Os contrastes culturais

Uma das propostas principais de Dawntrail, segundo Naoki Yoshida, é apresentar uma grande diversidade de povos e também de culturas. De certa forma, essa proposta já era percebida nas áreas da expansão que foram reveladas nos últimos meses, e que remetiam ao conceito de civilizações antigas. Assim, Yoshida espera que os jogadores abordem a história da expansão com curiosidade para tentarem entender de que forma conseguirão absorver essas culturas.

Para Yoshi-P, essa também pode ser uma oportunidade para nos entendermos melhor como seres humanos, sobre como podemos atuar para aliviarmos os conflitos da sociedade e coexistirmos uns com os outros.

A diversidade cultural está entre os temas principais da expansão (Fonte: site oficial de Final Fantasy XIV)

Um exemplo das diferenças culturais de Dawntrail é a recém-revelada área de Solution Nine. Com um conceito totalmente diferente da maior parte dos cenários da nova expansão, essa área se destaca por possuir um aspecto futurista, no qual a presença da iluminação em tons de neon e o estilo de arquitetura moderno remetem a uma sociedade avançada.

Perguntamos para Yoshi-P como um lugar tão peculiar assim se encaixaria na história de Dawntrail. Mesmo evitando entrar no território de spoilers, o diretor disse que o tema é um ótimo exemplo do conceito de diversidade cultural que esperam passar na expansão. Por mais que tenha um visual bem diferente, Yoshida afirmou que essa civilização se encaixa muito bem dentro da narrativa.

Em um comentário em que afirmou não ter relação alguma com a história, ele comparou a área de Solution Nine com o possível evento de uma invasão alienígena na Terra. Em uma situação assim, como agiríamos para compreender essa civilização avançada? Seríamos capazes de nos adaptarmos e convivermos mutuamente?

Com sua temática futurista, a área de Solution Nine é um dos mistérios da história de Dawntrail (Fonte: Site oficial Final Fantasy XIV)

Mais elementos de MMORPG e ajustes na dificuldade 

Anteriormente, durante a apresentação inicial do media tour, Naoki Yoshida já havia comentado sobre como espera introduzir mais elementos de MMORPG em Final Fantasy XIV. Para ele, nos últimos anos, a equipe trabalhou com o objetivo de tornar a experiência de jogo mais agradável para quem prefere abordar o conteúdo de forma solo. Tendo alcançado esse objetivo, agora eles podem direcionar seus esforços para aprimorar a experiência multiplayer de Final Fantasy XIV.

Outro assunto abordado foi o estado atual da dificuldade em Final Fantasy XIV. Para Yoshi-P, é importante compreender que o conceito de dificuldade pode ser mal interpretado. Quando fala sobre aumentar ou diminuir a dificuldade, ele teme que os  jogadores possam entender esse conceito como um “tudo ou nada”.

Ele ressaltou que o time de Final Fantasy XIV sempre está empenhado em reduzir o estresse e os pontos de frustração que os jogadores possam encontrar, assim tornando a experiência mais confortável.

Por outro lado, na opinião de Yoshida, quando falamos de um videogame, é importante que haja a sensação de conquista ao superar um desafio. Por isso, ele acredita que tenha reduzido o estresse de forma exagerada. Com o tempo, ele disse que passou a notar que os inimigos e encontros ficaram repetitivos, e que o time estava hesitante em introduzir novas mecânicas com receio de não receberem um feedback positivo dos jogadores.

Com o lançamento de Dawntrail, Yoshida quer incentivar seu time de desenvolvedores a mudar o foco e introduzir mecânicas capazes de surpreenderem os jogadores, mesmo que haja o risco de cometer erros em algumas situações. Ele quer que os jogadores tenham a possibilidade de discutir essas mecânicas em grupo e desvendar como serão capazes de superá-las, ainda que não as tenham visto anteriormente.

Para Naoki Yoshida, quando eles conseguirem colocar esse conceito em prática, o termo “dificuldade” será abordado efetivamente. No momento, ele está dizendo para seus desenvolvedores serem livres e criativos em suas ideias.

Que desafios encontraremos na nova série de Raids de Dawntrail? (fonte: site oficial de Final Fantasy XIV)

PSX Brasil gostaria de agradecer à Square Enix pelo convite para participar do media tour de Final Fantasy XIV: Dawntrail, à G64 por nos proporcionar a oportunidade de realizar esta entrevista e ao próprio Naoki Yoshida por nos atender de forma tão solícita.

Naoki Yoshida Final Fantasy XIV

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo