Especiais

Melhores de 2016 – PSX Brasil

2016 foi um ano complicado, porém, para os videogames foi um ótimo ano. Além de vários lançamentos aguardados, tivemos também vários anúncios de jogos que veremos em 2017, 2018 e adiante.

Mas, como sempre, chegou aquela hora de considerarmos quais foram os jogos que mais agradaram a equipe do PSX Brasil em 2016. Vamos lá?
 



Melhor Jogo de PlayStation 4

Acredite: não foi fácil decidir o jogo do ano. O PS4 teve um 2016 bastante saudável e, no fim, Final Fantasy XV foi escolhido. A jornada de Noctis para recuperar o seu trono foi a mais marcante para nós. Sabemos que o jogo não é perfeito – principalmente em momentos de seu enredo – mas o pacote como um todo compensou a espera de 10 anos. Leia nossa análise clicando aqui.

"Mas espera, e Uncharted 4: A Thief's End?", você pergunta. A aventura final de Drake acabou ficando em segundo lugar em nossa votação interna. Portanto, apesar de não ter levado a votação geral, Drake conquistou sua posição de jogo do ano para muitos.

Da mesma forma que Uncharted 4, a campanha single-player fantástica de Doom foi mencionada na votação, além de Battlefield 1, Titanfall 2, The Last Guardian e Hitman. Overwatch também foi mencionado. Mas o jogo multiplayer da Blizzard, apesar de excelente, não foi cogitado para receber o nosso prêmio. Com a palavra, Francisco "Cotrip" Maia:

"A oferta de jogos de tiro em primeira pessoa foi robusta no ano de 2016. Ainda que a concorrência no multiplayer tenha sido forte com Battlefield 1 e Titanfall 2, Overwatch se sobressaiu na minha experiência.

Mesmo não sendo um entusiasta da Blizzard, o jogo me fascinou de imediato no Beta. Até o momento foram investidas mais de 250 horas no game, divididas entre os 23 heróis disponíveis atualmente. E é nisso que está o charme de Overwatch – cada partida proporciona uma experiência diferente, visto que os heróis possuem mecânicas singulares e as composições dos times rendem estratégias praticamente infinitas.

No entanto, Overwatch está longe de ser um multiplayer ideal e completo. Com tanto tempo investido, as falhas do FPS da Blizzard ficam mais evidentes.

Na tentativa de eliminar o lado tóxico dos jogadores e preservar o bem-estar da comunidade, diversos recursos comparativos e competitivos inexistem no jogo. Ao final de uma partida, em qualquer um dos modos presentes em Overwatch, não é possível verificar o rendimento dos membros da sua equipe, por exemplo. Usualmente uma ferramenta de propagação de ódio, o chat de texto também nunca foi implementado na versão PS4, o que acaba dificultando na comunicação entre estranhos. Leaderboards são muito limitadas também.

Por mais louvável que seja a iniciativa da Blizzard ao trazer conteúdos adicionais de forma gratuita, me decepcionei um pouco com o primeiro ano do jogo. Apenas um mapa (excluindo o Arcade) e dois heróis foram adicionados. Overwatch também sempre careceu de modos mais diversificados, mas nada foi introduzido para a categoria principal do jogo. Houve uma ênfase em conteúdos estéticos e de customização, o que não é ruim, mas o gameplay não teve novidades drásticas em relação à época de lançamento.

Por fim, uma queixa que imagino ser unânime na comunidade do PS4 – o lamentável matchmaking do jogo. Tão raro quanto ganhar uma "bolinha amarela" na lootbox é jogar o modo competitivo e encontrar times balanceados. Desconheço todos os parâmetros que a Blizzard utiliza para agrupar os jogadores, mas o modelo atual definitivamente não é o mais adequado.

Gostaria que a desenvolvedora também tratasse as versões para consoles com o mesmo carinho que ela trata a versão para PC, algo que não aconteceu no primeiro ano de vida do jogo. Apesar dos pesares, me diverti bastante com Overwatch e vislumbro um futuro promissor para o serviço da Blizzard, que só tende a melhorar em 2017".

Escolha dos Leitores: Uncharted 4: A Thief's End, seguido de Final Fantasy XV. Veja a enquete clicando aqui.





Melhor Jogo de PlayStation 3

Ao contrário do PS4, o PS3 teve um 2016 complicado. O console recebeu poucos jogos de peso e começa a demonstrar que seu ciclo de vida está no fim. Porém, 2017 está aí para receber Persona 5.

Enquanto isso não acontece, o melhor jogo para o console escolhido pelo PSX Brasil foi Odin Sphere Leifthrasir. O remake do jogo de RPG e ação da Atlus foi o game mais marcante que vimos no console. Leia nossa análise (da versão de PS4, que tecnicamente é a mesma) clicando aqui.

Escolha dos Leitores: Resident Evil 0 HD Remaster, seguido de Odin Sphere Leifthrasir. Veja a enquete clicando aqui.
 





Melhor Jogo de PlayStation Vita

O PS Vita, ao contrário do PS3, teve um bom ano. Não tanto quanto o PS4, obviamente, mas o portátil trouxe várias surpresas. Tivemos Yomawari: Night Alone, God Eater 2: Rage Burst, Zero Escape Vol.3: Zero Time Dilemma, Severed, Dragon Quest Builders, World of Final Fantasy, Grand Kingdom e muito mais.

No fim, a disputa ficou entre Odin Sphere Leifthrasir e The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel II. Mas o RPG da Falcom acabou levando desta vez. Melhor que seu antecessor em quase todos os aspectos, o game enaltece as qualidades dos RPGs da Falcom e da localização da XSEED Games. Leia nossa análise clicando aqui.

Escolha dos Leitores: World of Final Fantasy, seguido de Odin Sphere Leifthrasir. Veja a enquete clicando aqui.
 





Melhor DLC

The Witcher 3: Wild Hunt levou o nosso GOTY de 2015, porém acabou perdendo na categoria de DLC com Hearts of Stone para The Old Hunters de Bloodborne. Mas não desta vez.

Mesmo com concorrências fortes, como os DLCs de Dark Souls III, Destiny e até mesmo os episódios de Hitman, The Witcher 3 levou o prêmio de melhor DLC. Com uma expansão digna de um jogo isolado, Blood and Wine trouxe Geralt a Toussaint, a misteriosa e encantadora Terra do Vinho. Há novos personagens, um enredo muito bem desenvolvido e diversas novidades de uma maneira geral. O DLC finalizou a saga do bruxo com chave de ouro. Leia nossa análise clicando aqui.

Escolha dos Leitores: Blood and Wine (The Witcher 3: Wild Hunt), seguido de Ashes of Ariandel (Dark Souls III). Veja a enquete clicando aqui.




Melhor Jogo Indie

As desenvolvedoras independentes continuam surpreendendo os jogadores com games criativos. Apesar do preconceito que muitos jogadores possuem com seus jogos, o PSX Brasil sabe o valor que eles possuem e por isso existe esta categoria.

Em 2016 tivemos muitos jogos de nível surpreendente, como Severed, Hue, Firewatch, Darkest Dungeon, Shantae: Half-Genie Hero e outros. Porém, para nós, o melhor jogo indie acabou sendo Inside.

Produzido pela Playdead, a mesma de Limbo, Inside possui uma experiência fascinante, intensa e imersiva. Seu universo instiga a exploração, seu final choca e brinca com as noções pré-concebidas do jogador. Ainda que breve e com um replay limitado, é um jogo tão original e gratificante que provavelmente não fará o jogador questionar sobre seu valor como um produto. Leia nossa análise clicando aqui.
 


Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Esse ano foi fraco se comparado a 2015, mas concordo, Final Fantasy XV vence em experiência e imersão do jogador.

  2. @Badmotorfinger: O foco deles é no PC, as versões de console foram feitas só para levar mais gente para a comunidade de PC.
    No PS3/X360 a valve levou o CSGO aos consoles com a mesma ideia.

  3. Muito bom, no vita Grand Kingdom foi o jogo que mais me prendeu, acabei pegando o Odin sphere leifthrasir para PS4 que é outro jogo incrível também, The Legend of Heroes eu não pude jogar, então fica difícil dizer qual o melhor para o Vita. Doom teve uma campanha single-player muito foda, me diverti demais matando aqueles demônios. Final fantasy XV foi incrível também, jogando ele sem pressa, curtindo cada momento sem pressa para terminar, como fiz com The Witcher 3, apesar de tudo ser bem devagar nele.
    Overwatch joguei o beta e acabei comprando no dia do lançamento, me divertiu demais também, mas tenho minhas críticas sobre o jogo, críticas que outros jogos também sofreram no passado e que foram julgados severamente por isso, e como consequência não ganharam título do ano, mas entendemo$$ como as coisas funcionam.
    Doom, Battlefield 1,Uncharted 4, Dark Souls 3, Final Fantasy XV são todos merecedores.

  4. @Badmotorfinger: Jogo no console kkkkkkk, espero q não aconteça tão cedo e com as atts de graça acho q vai demorar mesmo.

  5. Não joguei Final Fantasy 15 para saber, mas concordo com o restante da lista no geral, embora eu votaria no Doom que me fez voltar a ser criança jogando Doom pela primeira vez. Jogaço.

    Blood and wine é excelente, não tinha como bater um DLC tão completo.

    Overwatch eu já sabia que seria isso nos consoles, por isso acabei optando pela versão de PC, mesmo o meu só rodando a 30 fps.
    No fim das contas é óbvio que a comunidade dos consoles vai reduzir drasticamente com novos lançamentos e na versão de PC a comunidade ativa vai ser sempre maior.

  6. Mm do Overwatch é simplesmente vergonhoso, se você jogar em grupo o jogo vai priorizar uma busca para um outro time em grupo independente do nivelamento dos players. De um lado só gold e platinum e do outro grand master e top 500 não poder denunciar player inutil é fogo

  7. @ReyFJoao: Já pra mim foi o melhor, Street Fighter V, The King of Fighters XIV, BlazBlue Central Fiction, Guilty Gear Revelator, Rise of The Tomb Raider, Ratchet Clank, Final Fantasy XV, The Last Guardian, Dark Souls III, Myght No 9, Doom, entre outros.

  8. Só discordo quando falaram que 2016 foi um ótimo ano pro ps4. Eu particularmente achei um dos mais fracos. Muito jogo decepcionante e meia boca.

  9. Gostei de ter a categoria indie. Ainda não entendo todo o preconceito com esse tipo de jogos. Mas respeito a opinião

  10. Citando DEVILHUNTERII:
    \"Concordo com as escolhas, agora o DLC blood and wine é um espetáculo.\"

    disparado a melhor DLC do ano, se entrasse como jogo ganharia hahahahahah

  11. Bom dia Amigos feliz 2017 a todos

    em minha opiniao os 3 games do ano de PS4 na ordem sao

    1 – Dark Souls 3
    2 – Final Fantasy XV
    3 – Salt & Sanctuary ( este indie e incrivel)

    agora se for colocar os jogos que mesmo nao seja 2016 que eu JOGUEI no anjo

    sem duvidas o titulo eh de Pillars of Eternity esse sucessor digno de Baldur´s Gate 2 Shadows of Amn ( um dos melhores jogos de todos os tempos) Pillars e espetacular!! vale cada centavo

  12. Gostei da lista.
    Os dois jogos que mais me diverti esse ano foram \"OverWatch\" e \"Final Fantasy XV\", então qualquer um tivesse ganhado estaria bom pra mim.

  13. Caralho, o que tem de gente chorando pelo \"óbvio\". que FFXV esse ano de fato foi o melhor jogo!
    Merecidíssmo!!!

  14. Uffa ate q enfim uma lista sem Overwatch vencedor.
    O mp é muito divertido mas falar que é jogo do ano é insulto ao Dark Souls 3 e Uncharted 4

  15. Citando Alisson:
    \"Final Fantasy XV tem média 82 enquanto Uncharted 4 tem 93. Não entendi a escolha de jogo do ano, pois Uncharted 4 merecia muito mais. \"

    Toda escolha tem parcialidade e aquela puxada de baba pro FF XV sem motivo e ainda ressalta defeitos. Irônico… FF XV e TLG são buracos técnicos, principalmente TLG.

  16. Do que foi mostrado pra mim se aproveita a DLC de The Witcher 3 e Inside de resto….

    O jogo do ano é OVERWATCH.

  17. Citando denis_timao:
    \"MERECIDÍSSIMO Final Fantasy XV é uma pérola, pra mim foi duro demais escolher o GOTY esse ano, mas depois de muito pensar me decidi pelo The Last Guardian, somente na disputa de 2001 tive tamanha indecisão, curiosamente outro jogo do Ueda venceu, e venceu um Final Fantasy, no caso o Ico contra FFX.

    Bem esse ano ficou assim:

    1º The Last Guardian
    2º Final Fantasy XV
    3º Pokémon Sun/Moon
    4º Uncharted 4: A Thiefs End
    5º Recore\"

  18. Final Fantasy XV tem média 82 enquanto Uncharted 4 tem 93. Não entendi a escolha de jogo do ano, pois Uncharted 4 merecia muito mais.

  19. Se o FF XV é tudo isso, só vou saber quando pegar em promoção. Mas fico contente que pelo menos aqui no site Overwatch não ganhou. Como multiplayer, pode até ser mas como jogo do ano, sem chance.

  20. Melhores do ano:

    1. The Last Guardian
    2. Uncharted 4: A Thiefs End
    3. INSIDE
    4. Dark Souls 3
    5. Final Fantasy XV

    Menções honrosas para:

    1. Watch Dogs 2
    2. Firewatch
    3. The Witness
    4. Hyper Light Drifter
    5. Owlboy

  21. É complicado falar de Overwatch, às vezes o jogo é tão perfeito mas tem momentos que o jogo deixa a desejar (principalmente com o Matchmaking como falado), definitivamente não merece o GOTY na minha opinião, mas que ele é um jogão isso é inegável e 2017 está vindo aí com muito conteúdo pra expandir essa maravilha viciante

  22. Todos ótimos jogos. Definir um melhor é apenas uma formalidade. Na minha opinião são jogos que entregaram uma boa diversão e uma ótima experiência visual e mesmo sendo repetições de seus antecessores, cada jogo, entrega ainda muitas coisas novas. No final definir um melhor é até injusto, visto que cada pessoa tem um gosto diferente. Conselho: curtam todos.
    Mais acho incrível tanta babação pra overwatch e nenhuma menção a The Division que é um ótimo jogo.

  23. Queria saber pq várias menções de outros jogos que estavam concorrendo, mas só Overwatch recebe um texto formal explicando o pq não merece concorrer…

    Enfim, mesmo sendo um ótimo jogo e gostando da série, também não daria um GotY para FFXV… Pra mim o jogo tem defeitos que em sua maioria não são compensados, fora uma leve (pra média) decepção pessoal… Sem dúvidas meu GotY é Overwatch (jogo no PC, mesmo não sendo de longe minha plataforma favorita, é aonde consigo jogar com amigos), seguido por Uncharted 4… Aí, talvez, em terceiro, colocaria FFXV, mas ainda está embolado com outros jogos já citados na matéria que merecem também no mínimo a posição…
    Tem vezes que eu acabo definindo o GotY não só pela qualidade geral do jogo, mas também pelo tempo que investi nele, aliado as qualidades técnicas e de diversão, fora o vício… Por esse motivo, escolho Overwatch sem dúvida nenhuma, o único jogo de 2016 que me fez comprar na pré-venda e que sempre venho jogando até agora.

  24. MERECIDÍSSIMO Final Fantasy XV é uma pérola, pra mim foi duro demais escolher o GOTY esse ano, mas depois de muito pensar me decidi pelo The Last Guardian, somente na disputa de 2001 tive tamanha indecisão, curiosamente outro jogo do Ueda venceu, e venceu um Final Fantasy, no caso o Ico contra FFX.

    Bem esse ano ficou assim:

    1º The Last Guardian
    2º Final Fantasy XV
    3º Pokémon Sun/Moon
    4º Uncharted 4: A Thiefs End
    5º Recore

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo