Like a Dragon: Infinite Wealth – Preview
Like a Dragon Gaiden: The Man Who Erased His Name está muito próximo de ser lançado e a empolgação pelo título não é apenas só por sua história, mas também pela demo de Like a Dragon Infinite Wealth que estará disponível após a conclusão da campanha principal. Tivemos acesso a essa demo e nessa prévia iremos contar um pouco do que os fãs podem esperar.
Logo de cara a demo permite jogar dois modos: Modo História e Modo Aventura. Nesse texto iremos focar apenas no Modo Aventura, onde temos a belíssima cidade de Honolulu para explorar e conhecer algumas das novidades do game. Assim como no seu antecessor, aqui iremos controlar o ex-yakuza Kasuga Ichiban, enquanto o restante da party composta por Kazuma Kiryu, Eric Tomizawa e Chitose Fujinomiya nos acompanha.
A demo nos introduz de maneira bem direta ao combate, que apesar de manter a mesma estrutura de Yakuza: Like a Dragon, acaba recebendo pequenas atualizações bastante interessantes. A começar pela possibilidade de movimentar nossos personagens dentro de uma área delimitada por um círculo. Isso permite criar novas estratégias, uma vez que podemos nos posicionar próximos de um objeto e usá-lo para atacar o inimigo ou tomar distância para executar um ataque que permita criar um combo encadeado, em que outros membros da party atacam em sequência e sem perder seus turnos.
Dentre os status de HP e MP, temos também um símbolo do infinito chamado Medidor de Frenesi, o qual vai sendo carregado de acordo com nossas ações em combate. Ao ficar completamente cheio, ele permite usar algumas habilidades especiais através do botão R2. Essas habilidades variam de golpes simples em conjunto a até golpes especiais chamados Supremos em Equipe que podem contar com duplas, trios ou com a equipe inteira, tudo depende de quantos e quais personagens estão com o medidor carregado.
Uma outra nova adição fica por conta da ocupação exclusiva de Kiryu, chamada Dragão de Dojima. Resgatando um recurso presente em Yakuza 0 e Kiwami, será possível alterar o estilo de combate de Kiryu afetando, desse modo, seu comportamento durante a batalha. Basta apertar um dos direcionais do D-Pad enquanto estiver controlando o personagem para poder alternar entre: Brigão, Acelerado e Bestial, conhecidos em inglês por Brawler, Rush e Beast. No estilo Acelerado podemos atacar duas vezes por turno, enquanto no Bestial, Kiryu fica mais lento, mas com ataque e defesa aumentados. Já no Brigão, podemos utilizar as famosas Heat Actions, aqui chamadas de Surtos de Cólera, em determinadas condições. Kiryu poderá ir ainda mais além, com uma habilidade especial chamada Ressurgimento do Dragão que permite “quebrar” o sistema de RPG do game. Após carregar o Medidor de Frenesi, basta apertar e segurar R2. Nesse momento, durante um determinado período de tempo, podemos desferir diversos golpes nos inimigos no bom e velho estilo beat-up da franquia. É uma habilidade que transborda nostalgia e que faz jus à saga do Dragão de Dojima.
Ainda se tratando do combate, a demo traz algumas novas ocupações. Ichiban segue sendo Herói, enquanto Eric é taxista e Chitose, herdeira. Além delas, também temos a opção de trocar tais ocupações por Samurai e Geodançarina. Através da agência de viagens Alohappy, também temos a opção de comprar passeios turísticos que acabam liberando novos jobs.
Explorar Honolulu é ainda mais divertido do que no título anterior. Há a possibilidade de interagir com as pessoas cumprimentando-as podendo, até mesmo, iniciar novas amizades — uma versão bem mais simples do que visto em Judgment — inclusive com animais como cachorro, gato e até mesmo um simpático galo. Enquanto andamos pelas belíssimas ruas do Hawaí temos a opção de escolher músicas da franquia para tocarem ao fundo. Sucessos com “Koi no Disco Queen”, “Friday Night”, “I’m Gonna Make Her Mine”, dentre outros estarão presentes junto de canções do minigame de dança de Like a Dragon Ishin. O modo foto presente em Yakuza: LaD também está de volta e, dessa vez, com melhorias como diversas opções de filtros, novos efeitos e uma opção para chamar seu grupo para uma foto.
Inspirado diretamente pela ideia do skate de Lost Judgment, uma outra maneira de se locomover mais rapidamente por Honolulu será utilizando o Street Surfer, uma espécie de patinete elétrico que pode ser completamente personalizado. Mas a exploração não se limita apenas às ruas. Também podemos tirar um tempinho para curtir o mar, onde é possível nadar e explorar o fundo dos oceanos para coletar ainda mais itens e tudo isso junto de uma divertida cutscene.
Quando digo o quão divertida está a exploração nesse game, acredite, não é exagero. A cidade é muito cheia de vida e explorar cada cantinho irá recompensar os jogadores com os famosos party chats em que os personagens conversam sobre determinado assunto, mas dessa vez também haverá os chamados Conversas a Pé, diálogos que nos ajudarão a descobrir mais sobre nossos companheiros. Conhecer nossos aliados será útil para elevar o nível de vínculo através da nova mecânica chamada Bingo de Vínculo. Ele funciona exatamente como diz o nome: ao realizar uma Conversa a Pé e descobrir mais sobre os gostos daquele personagem, vamos preencher uma cartela. Após completar uma fileira, coluna ou diagonal, o jogador será recompensado com mais pontos de vínculo.
A amizade também poderá ser fortalecida ao visitar lojas e surgir a oportunidade de presentear um companheiro. Basta comprar o item e decidir quem será o escolhido. Dependendo da sua escolha, seu aliado poderá ficar muito feliz, aumentando ainda mais seu vínculo ou apenas agradecer pelo gesto.
Like a Dragon: Infinite Wealth segue a mecânica de seu antecessor em que conseguimos visualizar os inimigos e decidir se iremos enfrentá-los ou não. Entretanto, diferente dos inimigos normais que aparecem de maneira aleatória, alguns chamados de Guardiões da Cidade ficarão no mesmo lugar aguardando serem derrotados. Eles são inimigos mais difíceis que, as vezes, após serem vencidos poderão abrir novas áreas da cidade. Perder para eles significa perder uma parte das suas economias e para evitar isso, haverá a possibilidade de guardar seu dinheiro em uma conta acessando um caixa eletrônico.
Mas a demo não se resume a apenas ficar explorando sem um propósito. Temos três substories disponíveis e no melhor senso de humor que um Like a Dragon consegue entregar. Uma delas também irá liberar um divertido minigame que, para não estragar a surpresa daqueles que forem jogá-la, evitarei de comentar. Além disso, também temos uma pequena missão principal para seguir, mas que é bastante simples e serve apenas como pano de fundo para conduzir a demo.
Se falamos de minigames, não podemos deixar de comentar sobre aqueles que estão disponíveis aqui. Além do karaokê que conta com três músicas, sendo uma delas nova, podemos jogar dardos com a opção de, até mesmo, desafiar um de nossos amigos da party ou apenas ir para a Casa de Jogos disputar uma partida de oicho-kabu ou koi-koi, particularmente um dos meus favoritos. Por último, mas não menos importante, os jogadores poderão curtir o mais novo minigame que vem para substituir o Coleta de Latinhas, o Entrega Doida. Pilotando uma bicicleta, Ichiban poderá executar as mais diferentes manobras enquanto realiza entregas para clientes famintos em troca de uma boa gorjeta. O nome já diz tudo e esse minigame é uma verdadeira loucura que arrancará boas risadas nas primeiras jogatinas.
O maior problema da demo de Like a Dragon Infinite Wealth é não haver a opção de salvar, tendo que sempre recomeçar cada vez que abrimos a mesma. Mas isso não diminui em nada a qualidade do que a Ryu Ga Gotoku entrega com essa demonstração e ainda localizada para nosso idioma. Para aqueles que gostam de explorar todos os cantinhos possíveis, a demo pode chegar a ter uma duração de 4 horas, visto que entrega muito conteúdo e a vontade é de não parar de jogar. Pelo contrário, a necessidade de ter o jogo em mãos o mais rápido possível acaba se tornando ainda maior, isso porque só vimos um pouco do que o game promete. A área disponível para exploração já é um tanto grande, mas abrir o mapa e ver o tamanho do que será o mapa final do jogo é ainda mais incrível.
Definitivamente as expectativas para Like a Dragon: Infinite Wealth estão altíssimas. Como uma grande fã da franquia, mal posso esperar para rever Ichiban, Kiryu e todo restante do pessoal. Com certeza será um RPG bastante denso cercado de conteúdo para dezenas de horas de jogatina. Sem dúvidas esse game promete ser grandioso e se antes essa que vos escreve considerava Lost Judgment o grande ápice do estúdio, acredito que LaD: Infinte Wealth virá para nos mostrar que a RGG está longe de parar de nos impressionar. Tudo que nos resta agora é esperar, pacientemente, pelo dia 26 de janeiro quando poderemos descobrir que aventura nos aguarda e mergulhar mais uma vez no incrível mundo de Like a Dragon.