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Josef Fares fala sobre as dificuldades que teve em sua vida; principalmente financeiras

Todo verão (inverno brasileiro) na Suécia, uma variedade de suecos famosos grava basicamente um podcast para todos ouvirem sobre suas histórias de vida. Desta vez, Josef Fares (A Way Out, It Takes Two) participou e o usuário do ResetEra, Macca, traduziu os pontos principais da conversa.

Josef Fares

Crescendo no Líbano

“No Líbano, meu irmão tinha um videogame no qual ele jogava Pong. Mas era complicado jogar no Líbano, era difícil e havia uma guerra e mal tínhamos dinheiro”.

Início de sua carreira de desenvolvimento de jogos

“Mudei-me para Uppsala onde desenvolvemos o jogo (Brothers: A Tale of Two Sons) e morávamos em um pequeno apartamento de estudantes. No começo éramos cerca de 5-6 pessoas, mas depois crescemos para 15.

Quando a demo de Brothers foi finalizada. Um bando de muppets em trajes corporativos tentaram impactar o jogo e mudar as coisas”.

Desenvolvimento de A Way Out, quase vendendo suas ações na Hazelight e quase saindo do negócio

A Way Out ficou cada vez mais ambicioso e o orçamento não era suficiente. Não consegui fazê-lo funcionar. Então, quando estávamos no meio do desenvolvimento e percebi que já tínhamos perdido 5 milhões [nota: não se sabe se ele quis dizer dólares americanos ou coroas suecas]. Fiquei um pouco em pânico, mas não disse nada ao time. Não consegui pagar o salário do time por alguns meses depois disso.

Em um ponto eu estava pronto para vender algumas das minhas ações na empresa para fazer o jogo funcionar, estava desesperado a esse ponto. O cara realmente recusou a chance de fazê-lo, o que ele provavelmente se arrepende hoje [risos].

Era puro caos. Lembro-me vividamente de uma reunião com meu contador e ele me avisou que a empresa estava com problemas. Se o jogo não obtivesse sucesso e vendesse bem eu acabaria nas ruas com todas as dívidas que acumulei.

Mas eventualmente encontrei uma solução. Comecei a dirigir vários filmes publicitários para ganhar algum dinheiro e pagar os salários. Saía do estúdio sempre que podia para ganhar dinheiro. E funcionou no final. Quando penso naquele tempo entre 2014 e 2018, esqueço quase todas as partes difíceis. É como nos velhos relacionamentos, você tem a tendência de escolher as partes boas e ignorar tudo o que é ruim. Nós nos divertimos pra car**** e eu só me lembro disso, mesmo que tenha havido alguns momentos difíceis”.

F***-se o Oscar e a mudança de percepção

“Quatro anos depois, lançamos It Takes Two e ele ganhou o prêmio de Jogo do Ano. E nesses quatro anos eu fui do maluco que grita em prêmios de jogos para ser declarado um gênio”.

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