John Madden, que dá nome para a franquia Madden NFL, morre aos 85 anos
O treinador e apresentador de futebol americano, John Madden, morreu aos 85 anos.
Madden era mais conhecido entre os fãs de futebol americano por ser o treinador principal do Oakland Raiders por quase uma década e por vencer um Super Bowl com eles em 1976. Ele então se juntou à CBS Sports em 1979 e se tornou um locutor lendário da CBS, Fox Sports, ABC Sports e NBC Sports.
No entanto, para os jogadores de videogame, ele é mais famoso por ser o homem que deu o nome à icônica série de jogos Madden NFL da EA Sports. O primeiro John Madden Football foi lançado para PCs MS-DOS em 1988. Madden foi abordado pela Electronic Arts para endossar o jogo, depois que Joe Montana e Joe Kapp já o haviam recusado.
Madden estava interessado na ideia de um jogo de computador ser usado como ferramenta de treinamento, então ele concordou em endossar o jogo, mas quase desistiu quando percebeu que a EA planejava ter apenas seis ou sete jogadores em cada equipe. Madden insistiu que 11 jogadores deveriam estar em cada equipe, um pesadelo técnico na época que em parte fez com que o jogo levasse três anos para ser feito. No final das contas, porém, o jogo foi um sucesso.
Só depois que a EA lançou um jogo separado chamado John Madden Football no Mega Drive em 1990, no entanto, a série começou a sua popularidade.
Atualização: você pode conferir abaixo uma mensagem da EA.
Thanks, Coach pic.twitter.com/chgPU1zJ7G
— Electronic Arts (@EA) December 29, 2021