NotíciasPlayStation 4PlayStation 5

Jogadores profissionais questionam a EA por direitos de imagem em FIFA 21; EA responde

Quando Zlatan Ibrahimovic postou em seu perfil no Twitter que não fazia ideia que a Electronic Arts usava sua imagem no jogo sem nenhum tipo de acordo com ele, uma onda pode ter começado e mais atletas estão ponderando apoiando a ideia e seguindo o mesmo questionamento.

De acordo com o site esportivo The Athletic, junto de Ibrahimovic e Gareth Bale, centenas de outros jogadores podem ir atrás da EA sobre valores e negociações dos direitos de imagem para o FIFA 21 e títulos anteriores ou seguintes.

Entretanto, vale lembrar algo. Várias ligas esportivas de futebol e jogadores são associados à FIFpro, que é a federação internacional de jogadores, e essa faz a negociação de imagens e nomes em prol de cada atleta registrado. Na Itália, onde Ibrahimovic joga pelo Milan, a federação do país não negocia 100% com a FIFpro e isso inclui os direitos de imagens para vídeo games, o que pode abrir algum precedente para o que diz o atleta. Um exemplo inverso é a Premier League no Reino Unido, onde 100% dos direitos são negociados com a FIFpro.

A Electronic Arts negocia inicialmente com a FIFpro os direitos de todos os atletas registrados e, para aquelas ligas ou atletas que não possuem registro com a federação, diretos são negociados individualmente com clube ou jogador, como é feito no Brasil.

Em resposta diretamente ao caso de Ibrahimovic, a EA Sports disse que, devido a parceria com o AC Milan, tem direito a usar a imagem do jogador legalmente. Ainda de forma geral, em resposta ao site SportBible, a companhia respondeu o seguinte:

“EA SPORTS FIFA é o principal jogo de futebol do mundial e, para criar uma experiência autêntica ano após ano, trabalhamos com várias ligas, times e talentos individuais para garantir os direitos de imagem de cada jogador para incluir em nosso jogo.

“Um desses é um relacionamento de longa data com o representante global de jogadores profissionais de futebol, a FIFPro, que faz parceria com vários licenciadores para negociar acordos que beneficiem os jogadores e seus sindicatos.”

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo