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Jak and Daxter celebra 20 anos; leia comentários da PlayStation Studios e mais

O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog.


Acredite ou não, 20 anos se passaram desde que um certo adolescente corajoso e seu ajudante ottsel corajoso entraram em nossas vidas. Jak and Daxter: The Precursor Legacy da Naughty Dog foi lançado no PlayStation 2 em 3 de dezembro de 2001. Fiel ao apelido de “precursor”, esta estreia nas plataformas antecede as eventuais sequências da dupla na exploração de mundo aberto, caos no deserto e façanhas de corrida. Este primeiro jogo se concentra em plataformas satisfatórias, descoberta de células de energia e as origens da história de Jak, contada com um toque cinematográfico.

Jak and Daxter: The Precursor Legacy habita um lugar fascinante na gameografia da Naughty Dog, encaixando-se entre a pura bondade de plataforma da trilogia Crash Bandicoot para PlayStation e as aventuras de sucesso de Nathan Drake na série Uncharted começando no PS3. Apesar do foco deste primeiro título nas plataformas, é impossível ignorar as assinaturas da Naughty Dog, incluindo animações de personagens fluidas, mundos ricamente detalhados e cinemáticas envolventes.

Para marcar o aniversário, convidamos amigos dos PlayStation Studios e de outros estúdios thirds para refletir sobre o marco e compartilhar suas primeiras memórias de salto (e salto duplo) para o mundo de Jak and Daxter.


“A maior coisa que aprendi foi o desafio de criar um jogo de mundo aberto sem usar tempos de carregamento! Partimos desde o início para projetar um mundo e não níveis como estávamos acostumados a vir de Crash, e estabelecemos uma regra que se você pudesse ver, você poderia caminhar (ou ir de barco ou voar!) até ele e quando você chegou a um edifício ou caverna que você poderia entrar e que o interior teria que caber dentro do espaço que o exterior poderia suportar. Não foi fácil!”.

– Evan Wells / Co-Presidente / Naughty Dog



“Lembro-me de estar muito animada com a física que foi adicionada à ponte de corda pelos programadores, porque tínhamos pontes de corda em Crash Bandicoot, mas não havia física nelas. Estávamos pulando na ponte e maravilhados com a reação de Jak ao pular nela”.

– Charlotte Francis / Artista Técnica Sênior / Naughty Dog


Arte conceitual para Jak, o corajoso herói principal da franquia.


“Quando Jak & Daxter foi lançado pela primeira vez, ele realmente abriu muitos caminhos. Os gráficos eram top de linha na época e permitiam que você jogasse em áreas muito grandes sem carregar telas. Além disso, foi muito divertido. Jak tinha muitas opções de travessia e combate, e Daxter era o alívio cômico. As animações de celebração malucas quando você encontrou uma Power Cell representaram metade da recompensa. ”

– Darren Chisum / Gerente de Engenharia / Bend Studio



“Jak and Daxter era um dos jogos que eu jogava na casa da minha avó quando era pequena. Lembro que ela possuía um console especificamente para nós quando viemos visitar e Jak and Daxter: The Precursor Legacy era um dos jogos que jogaríamos por horas. Sempre me lembrarei de como era difícil, quando criança, cruzar a cratera vulcânica no A-Grav Zoomer ou como era difícil pegar 200 pounds de peixes para aquele maldito pescador! Foi o primeiro jogo que realmente considerei meu favorito. Eu até mencionei Jak and Daxter quando estava entrevistando para a Insomniac porque isso teve um grande impacto na minha vida e no amor por jogos. Nunca pensei que teria a chance de trabalhar ao lado de uma empresa tão icônica, mas é realmente um sonho que se tornou realidade!”.

– Heather Finley / Analista de garantia de qualidade / Insomniac Games



“Quando criança, fiquei maravilhado com o mundo que a Naughty Dog criou – o humor, a vibração, a narrativa. Jak and Daxter é uma série sobre melhores amigos superando adversidades, contada por meio de cinemáticas e jogabilidade incríveis. Isso abriu meus olhos para o poder da narrativa e da continuidade, enquanto corria enormes riscos que iam da leveza de The Precursor Legacy ao vigor de Jak II. Como a Naughty Dog extraiu tanto coração de um homem ecologicamente correto e vingativo e de uma doninha de ombro (errr… Ottsel) está além da minha compreensão. Mas é uma série que criou amizades duradouras e me aproximou da comunidade PlayStation”.

– Aaron Jason Espinoza / Gerente de Comunidade Sênior / Insomniac Games



“Lembro-me vividamente de Jak e Daxter brincando como um grande desenho animado interativo. As animações Disney, a narrativa, a relação engraçada entre os dois protagonistas principais, tudo parecia como se uma nova barreira tivesse sido quebrada. E como sempre com as produções da Naughty Dog, parecia impressionante e tocava incrivelmente bem também. Olhando para ele hoje, eu sinto que este jogo se encaixa muito naturalmente entre Crash Bandicoot e Uncharted. Poderíamos dizer que foi o precursor de um grande legado”.

– Nicolas Doucet / Diretor de Estúdio / Team ASOBI


Arte conceitual para Daxter, o adorável e inteligente ottsel.


“Lembro-me de ter visto a demo de Jak and Daxter na E3 2001 e de ter ficado maravilhado com ela. Foi a primeira vez que experimentei um mundo aberto com um nível incrível de fidelidade, perfeição e personalidade. Então, fui informado de como Andy Gavin e a equipe haviam desenvolvido sua linguagem de programação para o jogo, então estava bem claro que este seria um jogo inovador em muitos aspectos, e foi”.

– Thomas Puha / Diretor de Comunicações / Remedy Entertainment



“Fiquei impressionado com o frescor dos visuais, a atenção aos detalhes nos ambientes e a animação nos personagens. Sem tempos de carregamento foi uma virada de jogo! Ainda hoje, podemos ver o legado de Jak and Daxter nos títulos mais recentes da Naughty Dog; a atenção aos detalhes, a tecnologia inovadora, a animação soberba, a narrativa e o desenvolvimento do personagem podem ser rastreados até um jogo que apresentava um menino de fazenda e seu melhor amigo”.

– David McDonald / Artista / Firesprite



“O que mais me surpreendeu no primeiro Jak and Daxter foram os personagens – eles eram lindamente animados, com roteiro compacto e engraçados. Na época, sendo um artista e manipulador de personagens, fiquei maravilhado com a quantidade de detalhes que as animações tinham e a vivacidade que exalavam. Quando se passa em um mundo tão incrível e estranhamente verossímil, o jogo apenas estabelece uma referência totalmente nova para combinar narrativa e jogabilidade”.

– Richard Brazier / Animador Técnico Sênior / Firesprite


Que momentos de Jak and Daxter: The Precursor Legacy mais marcaram você? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.

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