NotíciasPlayStation 5

Investigação do site GameSpot revela bastidores problemáticos da Blue Box de Abandoned

O site GameSpot divulgou uma matéria que traz uma investigação sobre a Blue Box Game Studios de Abandoned.

A matéria é longa e traz diversas informações. Porém, boa parte do início são informações que já sabemos. O que temos de novidade são os seguintes pontos:

  • Há um grupo de chat exclusivo comandado pelo próprio Hasan Kahraman. Ele seleciona a dedo as pessoas que participam desse chat e envia um NDA (documento que você assina confirmando que não vai divulgar o que for dito);
  • Kahraman costuma discutir com esse grupo, revelando o que está sendo feito. Há vezes em que ele “estoura de raiva” e depois mais tarde pede desculpas, dizendo que anda muito estressado;
  • O caso do áudio no site, que Kahraman diz que foi um hack, veio desse grupo. Ele hospedou no site para mostrar aos escolhidos e acabou vazando de lá. Para não dizer que o grupo existia, ele inventou a história de hackeamento;
  • O áudio enigmático, que agora está disponível no YouTube, foi mal traduzido para o japonês, como se fosse feito usando um programa como o Google Translate. Fontes sentiram que o uso do japonês foi outra maneira que Kahraman escolheu para se apoiar nas teorias de Kojima, mesmo quando ele as refutou simultaneamente. O áudio possui ligação ao enredo “Zero Cell” que Kahraman estava criando na época, que fontes dizem que soava como uma cópia barata de Metal Gear Solid;
  • Para o grupo, Kahraman xinga todos os potenciais parceiros de “scammers” (golpistas). Sejam eles co-desenvolvedores ou até mesmo Geoff Keighley com seu Summer Game Fest ou o GamesRadar com Future Games Show;
  • Kahraman procurou formar um relacionamento de trabalho e romântico com um membro do grupo e prometeu pagá-lo pelo trabalho feito na arte relacionada aos troféus de PlayStation do jogo depois que o estúdio começou a receber receita pelo lançamento. Ele disse em março de 2022 que planejava visitar o potencial parceiro de negócios e romântico pessoalmente dois meses depois, quando estaria “livre”, o que a pessoa considerou que Kahraman esperava terminar o prólogo do jogo até então. Uma das várias divisões no bate-papo em grupo também separou a dupla em termos sociais e profissionais e, segundo fontes, eles não se falam desde então;
  • Em outra situação, Kahraman pediu a um membro do grupo para atuar como seu parceiro de envio, armazenando algumas das eventuais cópias físicas do jogo nos EUA para evitar que Kahraman precisasse encontrar uma instalação de armazenamento viajando da Holanda para os EUA. Ele se ofereceu para pagar ao fã US$ 1.500 por isso, o que, segundo ele, cobriria as despesas com algum dinheiro que sobrasse como “lucro”, e os configuraria com um endereço de e-mail da Blue Box Game Studios para que pudesse se corresponder com a Sony. Ele admitiu que os detalhes finais, incluindo o pagamento, ainda precisavam ser determinados. Alguns dias depois de enviar ao fã um formulário da Sony Interactive Entertainment para preencher, que incluía seu próprio endereço residencial, Kahraman rescindiu o estranho acordo;
  • Estranhamente, a pessoa mais jovem do grupo tinha apenas 12 anos e foi descrita por outros membros como barulhenta e rude. Em uma ocasião, enquanto o grupo conversava em uma party de voz do PlayStation, esse jovem fã disse a outro membro do grupo para se matar, enquanto Kahraman permaneceu quieto do seu lado. Outros membros consolaram a pessoa em particular e expressaram desapontamento por Kahraman não ter feito nada a respeito;
  • Desde o outono passado, o grupo passou por várias iterações, mas manteve um ponto em comum: tem sido “tóxico”. O que começou como um lugar para os fãs ansiosos se socializarem com o desenvolvedor de um jogo que estava no centro das atenções tornou-se mais como uma promessa de lealdade e sigilo a alguém que se comporta de maneira questionável. Fontes dizem que os membros sentiram que deveriam apoiar o jogo e elogiar Kahraman entre as rodadas de Rainbow Six Siege com ele – um jogo que ele frequentemente convidava alguns deles para jogar noite adentro – ou eles poderiam sair;
  • Kahraman compartilharia algo, o grupo não ficaria impressionado e possivelmente até vazaria para vários de fora, quando Kahraman diria que estava apenas testando sua lealdade e que os materiais não são de Abandoned, no fim. Isso começou a acontecer mais após o vazamento de áudio do Zero Cell, momento em que Kahraman se tornou mais desconfiado dos membros do grupo;
  • Kahraman costumava dizer ao grupo que estava trabalhando ativamente em Abandoned, mas com o passar do tempo, ele não conseguia mostrar muito de qualquer coisa que parecesse genuína ou convincente, muitas vezes até perdendo prazos auto-impostos. Por exemplo, depois de dizer que ele tinha uma revelação planejada para um dia da semana, esse dia ia e vinha sem um novo desenvolvimento;
  • Fontes dizem que Kahraman eventualmente admitiu ao grupo da PSN que Abandoned não está em desenvolvimento, mas até hoje afirma que um prólogo jogável está. Como mencionado anteriormente, as vendas desse prólogo destinam-se a financiar o jogo completo e atrair investidores, mas os materiais que ele compartilhou com o grupo privado apenas causaram confusão. Ele prometia testes de jogo, às vezes até mesmo para uma pessoa no grupo, mas nenhum teste de jogo era realmente apresentado;
  • Alguns membros tinham uma piada corrente de que o jogo deveria ser chamado de “Wallbandoned” porque muito do que Kahraman mostrou a eles eram paredes do jogo e nada mais. Aqueles próximos à situação questionam quanto progresso está realmente sendo feito até mesmo no prólogo;
  • Um representante da PlayStation não respondeu ao site GameSpot para comentar. Kahraman se recusou a comentar.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo