IA ajuda a impulsionar os “limites da narrativa”, afirma Neil Druckmann da Naughty Dog
Neil Druckmann, da Naughty Dog, opinou sobre o debate em torno do uso de IA na criação de jogos, sugerindo que a tecnologia permite aos criadores ‘assumir projetos mais aventureiros e ampliar os limites da narrativa’. Seus comentários aparecem em uma nova entrevista publicada juntamente com a recente Reunião de Estratégia Corporativa da Sony, onde Druckmann fala do “casamento emocionante” entre “narrativa tradicional” e “tecnologia de ponta”.
Ele explica que novas ferramentas estão permitindo que até mesmo “pessoas não técnicas” realizem suas ambições e transformem a imaginação em realidade. “Além disso, a IA vai realmente revolucionar a forma como o conteúdo é criado, embora traga à tona algumas questões éticas que precisamos resolver. Com tecnologias como a IA e a capacidade de capturar movimentos diretamente de casa, estamos reduzindo custos e obstáculos técnicos, abrindo a porta para assumirmos projetos mais aventureiros e ultrapassarmos os limites da narrativa em jogos. Esta evolução está realmente capacitando os criadores a dar vida às suas visões sem os obstáculos tradicionais”.
Daniel Ahmad, diretor de pesquisa e insights da Niko Partners, compartilhou um pouco mais sobre a história em torno do uso da IA. “Uma coisa que as pessoas precisam perceber é que mais da metade dos desenvolvedores de jogos (especialmente na Ásia/China) estão usando IA generativa para desenvolvimento de jogos profissionais neste momento”, ele postou. Supostamente, isso é principalmente para fins de “pré-produção” e “conceito” no momento, “mas irá se expandir, é claro”.
One thing people need to realize is that more than half of games developers (Especially in Asia / China) are using generative AI for professional game development at this point.
Mostly for pre-production / concept stuff atm, but will expand ofc. https://t.co/BYDZi2QOEG
— Daniel Ahmad (@ZhugeEX) May 23, 2024