Housemarque diz que pode ir muito além agora que possui suporte da Sony
Depois que Returnal foi lançado, a Housemarque disse que esperava poder criar “tipos maiores de experiências” para que não fossem mais conhecidos como o estúdio de Resogun. Em uma nova entrevista, a desenvolvedora revelou que a aquisição da Housemarque pela Sony deu a eles “um caminho para ir ainda mais selvagem” em seu próximo jogo.
A Housemarque já disse que seu próximo game será uma nova IP, pois estão se afastando da franquia Returnal por enquanto. A designer de narrativa sênior Eevi Korhonen explicou ao VGC (via PlayStation LifeStyle) como Returnal criou uma ideia de como seria uma narrativa da Housemarque, mas agora eles estão procurando explorar além disso. Graças a “todo aquele apoio financeiro e estabilidade” da Sony, a desenvolvedora agora tem “um caminho para ir ainda mais selvagem” com essa narrativa. A Sony também foi extremamente flexível durante a criação de Returnal. Korhonen explicou como a Housemarque nunca “enfrentou muita pressão” da Sony durante o desenvolvimento do jogo, apesar de ser a primeira tentativa do estúdio em um jogo AAA.
Embora o próximo jogo seja uma IP totalmente nova, isso não significa que a equipe está deixando Returnal completamente para trás. Korhonen já havia explicado como algumas das “ideias e sistemas narrativos” de Returnal foram descartadas enquanto a equipe lutava para encaixar todas as suas ideias no jogo. Agora ela está “super animada para pegar essas peças e ver como elas se encaixam em nossa nova história”. E assim que este jogo terminar, Returnal 2 pode ser uma opção para o futuro.