Hermen Hulst fala sobre crunch, produção de jogos no Japão, apoio ao PC e mais em entrevista
Hermen Hulst, chefe da PlayStation Studios, foi entrevistado pela Game Informer e comentou diversos assuntos diferentes, como o crunch no desenvolvimento de jogos, a produção de games no Japão, o apoio ao PC e mais.
PlayStation Studios
A PlayStation Studios possui 12 estúdios distintos, como a Insomniac Games (Ratchet and Clank), Guerrilla Games (Horizon Zero Dawn), Sucker Punch (Ghost of Tsushima), Naughty Dog (Uncharted, The Last of Us), Santa Monica Studios (God of War) e Media Molecule (Dreams), por exemplo.
Aos olhos de Hulst, o que torna um jogo bom e interessante está de acordo com o que a PlayStation se destaca. “Eu digo isso como o chefe da PlayStation Studios, e esse é o tipo de jogo pelos quais somos conhecidos – uma história muito meticulosamente elaborada e lindamente dirigida que se passa em um mundo que é realmente convidativo para passar o tempo”, diz ele. “Essa é a maior alegria que já tive nos jogos. Isso definitivamente fala sobre a experiência de um jogador, orientada pela narrativa e baseada em personagens, na qual eu mesmo trabalhei muito, e agora trabalho com muitos dos grandes estúdios da PlayStation Studios”.
Crunch
Quando questionado sobre a crise especificamente, Hulst não se conteve, dizendo que há muito mais que precisa ser feito. “Eu li bastante sobre o tópico da cultura crunch”, diz Hulst. “E para mim, sempre acho que isso é uma simplificação de tudo que você precisa fazer. Eu poderia facilmente dizer: ‘nós não fazemos crunch’ e ‘eu não gosto nem um pouco de crunch’. Mas isso não é suficiente”.
Hulst fala sobre uma série de problemas enfrentados pelos desenvolvedores e suas diferentes camadas. “Pode ser tão estressante para um desenvolvedor ser subutilizado quanto trabalhar muitas horas ou trabalhar em algo que não está claro. Ou para um desenvolvedor entrar em um estúdio e se sentir invisível, como se [estivesse] em casa e ninguém soubesse o que [está] fazendo. Existem tantos problemas e tantas questões que afetam o bem-estar de nossa equipe”.
A Team Asobi experimentou em primeira mão o cuidado de Hulst com o bem-estar dos membros. “Hermen estava lá para nós nos primeiros dias da Team Asobi como um mentor cuidadoso, garantindo que atingíssemos um bom equilíbrio entre trabalho e tempo pessoal”, diz o diretor criativo Nicolas Doucet. “Acho que ele leva muito em consideração o bem-estar de seu povo”.
Exclusivos PlayStation no PC e Xbox
Hulst revelou recentemente que a PlayStation Studios tem atualmente 25 títulos em desenvolvimento, com mais da metade sendo novas IP. “Quero que desenvolvamos uma grande variedade de jogos”, diz ele. “Somos uma organização verdadeiramente global, desenvolvendo [jogos] no Japão, Europa e América. Quero que os jogos sejam maiores e menores e em gêneros diferentes”.
Enquanto Hulst olha para o futuro, ele ainda vê as exclusividades da Sony como uma grande parte dele, então não espere que as principais franquias sejam lançadas no Xbox Series. No entanto, há uma chance de alguns títulos aparecerem no PC algum tempo depois, como vimos com Horizon Zero Dawn e Days Gone. “A única exceção à regra era MLB The Show; acho que o que as pessoas precisam perceber é que na verdade é [MLB Advanced Media] que é a publisher no Xbox, então não somos nós”, explica ele. “Sinceramente, não consigo nos ver fazendo isso com uma das experiências que definem a plataforma que estamos fazendo no PlayStation Studios”.
Hulst diz que, embora os jogos da PlayStation tenham obtido grande sucesso no PC, as versões de console ainda são a prioridade e os jogos chegarão lá primeiro. “Normalmente, passaram-se cerca de dois anos entre o lançamento em nossa plataforma e o PC”, diz ele. “Mas pode contar conosco para continuar a criar conteúdo exclusivo que define a plataforma para a PlayStation – essa é parte da razão pela qual existimos. É muito importante para nós extrair o máximo da plataforma, construir vitrines para a plataforma e realmente permitir que o público veja o que esses excelentes recursos estão contribuindo para a experiência geral”.
Japão
O Japan Studio, responsável por jogos como Gravity Rush, The Last Guardian e Ape Escape, passou por uma reestruturação em abril passado que centralizou o estúdio em torno da Team Asobi, desenvolvedora de Astro’s Playroom. Como chefe da PlayStation Studios, Hermen Hulst diz que os jogos japoneses são fundamentais para a identidade da Sony, apesar dos rumores do contrário. “Eu direi que ainda somos, em alguns aspectos, uma empresa japonesa”, diz Hulst. “Essa é a nossa herança. Isso ainda faz parte de quem somos. Amamos nossos jogos japoneses”.
Quando questionado sobre o que a reestruturação do Japan Studio significa para o futuro, Hulst ficou entusiasmado em continuar a avançar no cenário de desenvolvimento japonês. “Estamos construindo a Team Asobi sob o comando de Nicolas Doucet, então estamos investindo nessa equipe. As pessoas às vezes esquecem que temos a Polyphony Digital, que é uma equipe em duas localidades. Estamos investindo em nosso grupo de desenvolvimento externo de Tóquio também, e essa é uma equipe que obviamente trabalhou com empresas como From Software e Kojima Productions. Portanto, investimos muito no desenvolvimento japonês e o desenvolvimento japonês é algo que amamos… Acho que é uma parte tão central da identidade da PlayStation que não consigo nos ver afastando-nos do desenvolvimento japonês ou mesmo asiático”.