George Miller queria Kojima para jogo de Mad Max; desenvolvedor do game de 2015 responde
Há alguns dias, o diretor dos filmes ‘Mad Max‘, George Miller, disse no tapete vermelho para a estreia de seu último filme, Furiosa: Uma Saga Mad Max, que gostaria de Hideo Kojima como seu candidato ideal para desenvolver outro game da franquia. Ao fazer isso, parece que ele também difamou o jogo anterior por ter esse nome.
O fundador da Avalanche Software, criador da série Just Cause e desenvolvedor do jogo Mad Max de 2015, Christofer Sundberg, respondeu sobre o assunto no X.
Sundberg ficou ofendido com os comentários de Miller de que o jogo Mad Max da Avalanche “não era tão bom quanto [Miller] queria que fosse”. O diretor afirmou: “sou uma daquelas pessoas que prefere não fazer algo a menos que possa fazê-lo no mais alto nível”. Sundberg disse que as palavras de Miller eram “totalmente absurdas” e demonstrativas de sua “total arrogância”.
Sundberg diz que embora tenha “certeza de que Hideo Kojima daria um jogo Mad Max incrível”, seria uma experiência totalmente diferente. Ele continua: “a [publisher] fez tudo o que pôde para tornar este jogo completamente linear depois de assinar com uma desenvolvedora de jogos de mundo aberto”. Num post de acompanhamento, Sundberg explicou que após o primeiro ano de desenvolvimento, “perceberam que nos forçaram a fazer uma experiência linear em vez do jogo de mundo aberto que lançamos”. Ele acrescentou: “jogamos fora um ano de trabalho e ouvimos que ‘os jogadores querem autonomia nos dias de hoje’. Bem, não brinca…”.
After the first year of development they realized that they had forced us to make a linear experience rather than the open world game we pitched. We threw away a year of work and got to hear that "players wants autonomy in this day and age". Well, no shit…
— Christofer Sundberg ⚔️ (@CHSundberg) May 23, 2024
Curiosamente, Michael Douse da Larian Studios (Baldur’s Gate 3), comentou algo sobre essa situação que esclarece muita coisa: a Avalanche não teve acesso ao filme que estava sendo produzido. Portanto, o filme meio que competiu com o jogo, ao invés de ambos darem as mãos.
It was a good game released during a difficult period. (Like Prey). But it was never going to capture hearts & minds in the same was as the film when creatively it was forced to compete with it (rather than be a part of it).
— Very AFK (@Cromwelp) May 23, 2024