Fundador da Koei Tecmo diz que Nioh causaria sua demissão se tivesse outro cargo
O fundador e CEO da Koei Tecmo, Yoichi Erikawa, diz que ele é o principal responsável pelo longo desenvolvimento de Nioh. O jogo da Team Ninja foi anunciado em 2004 sob o título provisório ‘Oni’, mas não foi realmente lançado até o início de 2017.
Durante esses 13 anos, o jogo passou por várias versões muito diferentes, como um RPG tradicional desenvolvido pela Koei, um RPG de ação desenvolvido pela Omega Force e até um jogo de ação completo no estilo Ninja Gaiden desenvolvido pela Team Ninja.
Em uma entrevista com o site Denfaminicogamer (via VGC), Erikawa explica que ele foi o principal motivo pelo qual o jogo foi descartado tantas vezes, e que se ele fosse qualquer outra pessoa, teria perdido o emprego.
Descrevendo Nioh como “um jogo que eu persegui autoindulgentemente”, Erikawa lembrou: “o desenvolvimento levou 12 anos. Se fosse alguém trabalhando para mim fazendo isso, ele teria sido demitido”.
“Mesmo assim”, ele explicou, “depois de refazê-lo três vezes, lançamos um bom jogo. Nioh foi criado quando a Koei e a Tecmo se fundiram, e ele combinou os pontos fortes de ambas as empresas em algo divertido. Como você sabe, o forte da Koei eram jogos históricos, enquanto a Tecmo se destacava em jogos de ação”.
Erikawa disse que continua fazendo a verificação final nos jogos da Koei Tecmo antes de serem lançados, e se ele não encontrar “uma nova forma de valor de entretenimento”, ele pede que seja refeito.