FTC dos EUA visa bloquear aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft
O FTC (Federal Trade Commission, Comissão Federal de Comércio) soltou um comunicado no seu site oficial dizendo que a organização pretende bloquear a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft.
Com o anúncio de hoje, a compra da Activision Blizzard pela Microsoft se torna cada vez mais improvável. Ainda não é uma conclusão da história, pois a Microsoft deve recorrer dessa decisão.
Veja o comunicado na íntegra:
A Comissão Federal de Comércio está tentando impedir que a gigante de tecnologia Microsoft Corp. adquira a desenvolvedora líder de videogames Activision Blizzard e suas franquias de jogos de grande sucesso, como Call of Duty, alegando que o negócio de US$ 69 bilhões, o maior da Microsoft e o maior de todos os tempos no setor da indústria de videogames, permitiria à Microsoft suprimir os concorrentes de seus consoles de jogos Xbox e seu conteúdo de assinatura em rápido crescimento e negócios de jogos em nuvem.
Em uma reclamação emitida hoje, a FTC apontou o histórico da Microsoft de adquirir e usar conteúdo valioso de jogos para suprimir a concorrência de consoles rivais, incluindo a aquisição da ZeniMax, empresa controladora da Bethesda Softworks (uma conhecida desenvolvedora de jogos). A Microsoft decidiu fazer vários títulos da Bethesda, incluindo Starfield e Redfall exclusivos da Microsoft, apesar das garantias que deu às autoridades antitruste europeias de que não tinha incentivo para reter jogos de consoles rivais.
“A Microsoft já mostrou que pode e irá reter conteúdo de seus rivais de jogos”, disse Holly Vedova, diretora do Bureau of Competition da FTC. “Hoje, buscamos impedir que a Microsoft obtenha controle sobre um estúdio de jogos independente líder e o use para prejudicar a concorrência em vários mercados de jogos dinâmicos e de rápido crescimento”.
O Xbox Series S e o Series X da Microsoft são um dos dois únicos tipos de consoles de videogame de alto desempenho. É importante ressaltar que a Microsoft também oferece um serviço líder de assinatura de conteúdo de videogame chamado Xbox Game Pass, bem como um serviço de streaming de videogame baseado em nuvem de ponta, de acordo com a reclamação.
A Activision é um dos poucos desenvolvedores de videogames do mundo que criam e publicam videogames de alta qualidade para vários dispositivos, incluindo consoles de videogame, PCs e dispositivos móveis. Ela produz alguns dos títulos de videogame mais icônicos e populares, incluindo Call of Duty, World of Warcraft, Diablo e Overwatch, e tem um total de 154 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo, de acordo com a reclamação da FTC. A Activision atualmente tem uma estratégia de oferecer seus jogos em muitos dispositivos independente do produtor.
Mas isso pode mudar se o acordo continuar. Com o controle sobre as franquias de grande sucesso da Activision, a Microsoft teria meios e motivos para prejudicar a concorrência, manipulando os preços da Activision, degradando a qualidade do jogo da Activision ou a experiência do jogador em consoles e serviços de jogos rivais, alterando os termos e o tempo de acesso ao conteúdo da Activision ou retendo conteúdo inteiramente de concorrentes, resultando em danos aos consumidores.
A votação da Comissão para emitir a reclamação foi de 3 a 1, com a comissária Christine S. Wilson votando não. Uma cópia da reclamação administrativa estará disponível em breve.