Especiais

Fortnite: Ponto Zero – Impressões da Temporada

Entra e sai temporada, e Fortnite continua seguindo sempre a mesma linha: um mistério a respeito da próxima season até o último minuto, e dessa vez não foi diferente. A Epic Games manteve a história e os personagens de sua décima-quinta temporada guardados a sete chaves até o dia 2 de dezembro, data que que a espera finalmente chegou ao fim. Ponto Zero (como a nova temporada é chamada) começou no dia 2 de dezembro, trazendo elementos que prometem dar foco à história do próprio jogo, ao invés de priorizar personagens licenciados (com foi o caso de Guerra Nexus, season passada focada em personagens Marvel).

Fortnite

Seu início se dá com o agente Jonesy, em meio ao caos instaurado em seu ambiente de trabalho após a invasão de Galactus, recebendo um telefonema com instruções explícitas de impedir que qualquer um escape do loop, além de não chamar a atenção d’Os Sete, sobre os quais ainda não temos muita informação. Sendo assim, ele vai atrás de alguns dos melhores caçadores para ajudá-lo nessa tarefa, indo parar da ilha que conhecemos tão bem — mas que agora está bastante diferente de como lembramos.

O mapa da ilha de Fortnite agora conta com novos lugares, como a Fortaleza Furtiva, o Coliseu Colossal, a Casa da Caçada, algumas mudanças como as Torres Salgadas (parece que as Fontes secaram), entre vários detalhes menores. Mas isso não é tudo! Além de novos peixes, formando outra vez uma coleção de quarenta, existem também quarenta NPCs espalhados pela ilha, com os quais é possível comprar itens, aprimorar armas (as bancadas de aprimoramento não existem mais) e até aceitar as mais diversas missões.

Chamadas agora de tarefas, elas vão de coisas simples (como ficar com vida e escudo cheios, se esconder em um monte de palha ou pescar) a mais complexas (como a novidade das caçadas, onde o grupo precisa eliminar algum jogador específico), e após completá-las o jogador recebe uma determinada quantia de barras de ouro como recompensa.

Fortnite

Muita coisa? Sim. Mas vamos por partes, porque isso é realmente novo no universo Fortnite. As barras de ouro são cumulativas, e você as mantém no final de cada partida. Elas podem estar em baús, caixas registradoras e até mesmo dentro de raros cofres. Elas também aparecem como loot de eliminação, então não as deixe para trás quando matar alguém. Sobre sua utilização, a nova moeda do jogo pode ser trocada com NPCs por produtos (itens e armas, como mencionado no parágrafo acima) ou serviços — sim, agora é possível contratá-los. Lembra dos robôs Stark? Assim como eles, o NPC contratado vai lutar por você como se fosse um membro extra da equipe.

Fortnite

Como todo início, muitos jogadores ficaram confusos nesses primeiros dias. Mas conforme vão jogando, começam a entender onde cada coisa e cada função foi parar. Os murais, por exemplo, não existem mais; eles agora ficam junto com todas as outras tarefas, que podem ser facilmente encontradas ao abrir a tela do mapa. Agora elas são separadas por raridade:

  • Lendária (dourada)
    • Descrição: missões semanais especiais divididas em cinco etapas, que só podem ser completadas na semana em questão
    • XP:  55 mil na primeira etapa, e 22 mil nas subsequentes
  • Épicas (roxa)
    • Descrição: missões semanais comuns também em etapas
    • XP: 20 mil em cada etapa
  • Raras (azul)
    • Descrição: antigos murais
    • XP: 15 mil em cada nível
  • Incomuns (verde)
    • Descrição: missões diárias principais
    • XP: 10 mil
  • Comuns (cinza)
    • Descrição: missões diárias repostas sempre que alguma outra é completada
    • XP: 1 mil

Fortnite

O passe da temporada conta com o familiar “cashback” de 1500 v-bucks (moeda de Fortnite) espalhados pelos 100 níveis, entre novos trajes e estilos, gestos, telas de carregamento, envelopamentos, acessórios, rastro de fumaça, emoticons, sprays, ícones, asa-deltas e ferramentas de coleta. Logo no primeiro nível você desbloqueia o Mandaloriano da franquia Star Wars, e chegando ao nível 100, consegue liberar para ele um novo estilo (através de missões a serem completadas paulatinamente durante o passe), e também ninguém mais, ninguém menos, que o tão querido Baby Yoda.

Mas não é só isso! Após o nível 100, mais recompensas poderão ser liberadas, especialmente estilos alternativos para os personagens da temporada. Outras futuras recompensas (e são muitas!) continuam sendo um mistério, mas já estão prometidos estilos especiais para os caçadores do passe, como os de ouro, prata e holográfico que tivemos na temporada passada.

FortniteAlém de todas essas novidades, no dia 3 a nova temporada continuou dizendo ao que veio, liberando na loja do jogo Kratos, da série God of War, juntamente com a cabeça de Mímir como acessório para as costas, o machado Leviatã como ferramenta de coleta e o escudo guardião como asa-delta, sem contar com um gesto exclusivo, coisas que os fãs da franquia vão conhecer muito bem. Kratos e a cabeça de Mímir podiam ser adquiridos por 1500 v-bucks, e pagando uma bagatela de 2200 v-bucks você adquiriria o conjunto completo.

Após uma semana, Kratos deixou a loja no dia 10 e deu seu lugar a Master Chief na Série Lendas dos Jogos, para que os fãs de Halo, no Xbox, também se sintam representados. O supersoldado ficará disponível pelo mesmo período, e logo em seguida Daryl Dixon e Michonne da franquia The Walking Dead vão dar as caras também. Seguindo o tema atual de Fortnite, outros caçadores e caçadoras marcantes devem aparecer na loja, e pelo histórico de temporadas passadas, muito provavelmente todos retornarão em algum momento futuro.

Fortnite

Sobre armas: algumas saíram e outras entraram, algo comum nas temporadas de Fortnite. Exemplos disso foi a saída da espingarda de combate, que possibilitou o retorno das espingardas tática e de carga, e do rifle de assalto com rajada, que deu lugar aos rifles de assalto e de precisão pesados. Houve também outras alterações e adições, como a Espingarda Sopro de Dragão e o Rifle de Precisão Amban do Mandaloriano. Mais uma arma que retornou foi a Metralhadora Giratória, tão popular na segunda temporada, e armas bem diferentes do que estamos acostumados estão disponíveis em troca por barras de ouro com NPCs específicos.

Há também outras mudanças mais técnicas em Fortnite, como a extinção da tela com os personagens, que dava acesso ao mapa com as missões, ao passe da temporada e aos murais. Os ícone de marcação ficaram diferentes, com as mesmas cores e funcionando da mesma maneira, porém mais arredondados. Agora é possível ver, na tela do mapa durante as partidas, não só quantos jogadores ainda restam vivos, mas também quantas duplas, trios ou esquadrões, caso você esteja jogando algum desses modos, assim como o número de eliminações de cada pessoa da sua equipe. A fase em que a tempestade se encontra e o dano causado por ela foram outras informações acrescentadas a essa tela.

FortniteTodavia, nem tudo são flores. Uma coisa que chamou minha atenção foi o pareamento das partidas. Eu não sou exatamente o que pode se chamar de “pro player” em Fortnite, e nessa temporada as partidas tem sido bem mais difíceis, já que estamos sempre caindo com jogadores muito avançados no quesito construções (e em todos os outros também). Particularmente, gostaria que a Epic Games desse um pouco mais de atenção a isso, pois partidas desbalanceadas podem desanimar algumas pessoas.

Com certeza ainda haverá novas mudanças e o esclarecimento de mistérios presentes na história desde o começo dessa nova etapa do jogo, assim como o conserto de bugs (o que é normal nesse início). No geral, porém, a temporada promete superar a expectativa do jogadores, mostrando já de cara com essas inúmeras novidades que vai ser bastante dinâmica, especialmente depois de uma temporada tão diferente e interativa como a predecessora Guerra Nexus. Só precisamos esperar para descobrir o que o Ponto Zero nos reserva — o que vai acontecer até 16 de março de 2021, dia em que a season termina.

Em suma, Epic Games está de parabéns. Não esperava uma temporada tão cativante, especialmente depois de Guerra Nexus, mas estou sendo surpreendido de uma forma muito positiva. Poderia apostar que tem muito mais coisas vindo por aí, fazendo da quinta temporada, assim como foi a segunda, uma das mais queridas da comunidade Fortnite, e provando mais uma vez que é possível fazer uma verdadeira obra de arte sem foco primordial em personagens licenciados — mas isso é só uma aposta minha. E você, o que está achando até agora? Do que mais gostou? Sente falta de alguma coisa? Conta pra gente.

Bruno Ribeiro

Jornalista por formação, professor de inglês por ocupação (e por amor), e escritor já há mais de 20 anos, mas que só agora tomou vergonha na cara e resolveu se dedicar mais a essa área, publicando alguns trabalhos e escrevendo sobre jogos, uma de suas grandes paixões.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo