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Final Fantasy VII Rebirth: detalhes do mundo aberto, Cait Sith, Sephiroth, Dyne e Aerith

A Game Informer trouxe Final Fantasy VII Rebirth em sua capa no mês de dezembro e, com isso, vários detalhes do jogo foram divulgados nos últimos dias.

Final Fantasy VII Rebirth será lançado em 29 de fevereiro de 2024 para PS5.

Cait Sith

A criatura felina se junta à equipe em Final Fantasy VII Rebirth, após uma breve participação especial em Final Fantasy VII Remake. Assim como Red XIII, ele se torna um personagem jogável pela primeira vez na trilogia Remake em Rebirth. À medida que a equipe começou a adaptar o personagem subestimado para uma jogabilidade adequada à trilogia Remake e, em particular, Rebirth, eles olharam para a mecânica original de Final Fantasy VII de Cait Sith.

“Para Cait Sith, queríamos manter intactos os elementos realmente divertidos do original, como os ataques de dados e os componentes de sorte em seu jogo de batalha; isso também é mostrado em Rebirth”, disse o diretor Naoki Hamaguchi à Game Informer. “É claro que, dada a sua aparência muito fofa, ele terá um estilo de luta mais peculiar e extravagante, em oposição ao estilo de batalha mais ortodoxo de Cloud”.

O diretor de batalha Teruki Endo concorda com o desejo de Hamaguchi de confiar fortemente nos elementos originais predominantes no estilo de Cait Sith. “Isso realmente remete a olhar e analisar o que está no cerne desses personagens, voltando ao original”, diz Endo. “Para Cait Sith, existem essas habilidades baseadas na sorte; nós realmente queríamos expressá-las em Rebirth. A partir daí, construiríamos sobre isso com comandos e ações que consideramos adequadas para este personagem. Não é apenas o caso de [novas adições como] Cait Sith ou Red XIII, mas os mesmos jogos para outros personagens como Cloud ou Barret. Ver que estilo de luta ou experiência de batalha os jogadores pensam ou imaginam quando jogam como Cloud ou Barret, e depois analisar isso de uma forma mais micro nível, vamos expressá-lo como fazemos em Rebirth“.

Cait Sith começa a batalha como um personagem singular, com a opção de atacar, executar uma habilidade especial conhecida como Kitty Wallop ou usar um comando baseado na sorte como Lucky Roll. Porém, o principal fator diferenciador do estilo de batalha de Cait Sith reside em sua capacidade de convocar um personagem secundário para dar uma mão e, no processo, mudar completamente sua mecânica de combate.

“Ao chamar um Moogle para a batalha, o estilo de batalha de Cait Sith mudará”, diz Hamaguchi. “Você pode pular e controlar Cait sozinho. Nesse caso, o Moogle é apenas um personagem de IA que luta sozinho. Quando o HP chega a zero, ele desaparece, mas você pode chamá-lo novamente para fazê-lo aparecer novamente. Existem ataques que você só pode fazer quando está sozinho e não no Moogle, mas há alguns que você só pode fazer quando estiver montando nele”.

Final Fantasy VII Rebirth

Mundo Aberto

Para Yoshinori Kitase, produtor de Final Fantasy VII Rebirth que também atuou como diretor em Final Fantasy VI, VII, VIII e X, o desaparecimento do mapa foi um ponto sensível para alguém que está envolvido com a série desde 1990. ” Começamos expressando esse mundo em que você pode se aventurar por esse mapa mundial”, disse ele à Game Informer. Foi assim com Final Fantasy I, mas começando com Final Fantasy X, quando entramos neste mundo 3D em tempo real, foi quando o desenvolvimento do mapa cessou ou foi interrompido até certo ponto”.

“Com FFX, era o estilo em que um jogador escolhe um ponto ou área que gostaria de ir e viaja a partir daí”, diz Kitase. “A sensação era que, como é 3D em tempo real, não é mais possível criar esse mapa-múndi completo. Além do X, não existe realmente um mapa-múndi claro em Final Fantasy, e essa era a norma. Eu presumi que isso seria o mesmo para Remake também, então, indo para isso, o que [Naoki Hamaguchi, diretor de Final Fantasy VII Remake e Rebirth] observou foi voltar às nossas origens e restaurar a diversão de explorar este vasto mapa. Esse foi um sentimento forte”.

Tetsuya Nomura, que trabalhou na maioria dos jogos Final Fantasy desde Final Fantasy IV e ocupa o papel de diretor criativo em Final Fantasy VII Rebirth, confessa que algo parecia faltar em Final Fantasy desde o desaparecimento do mapa. “Desde que o mapa desapareceu, eu realmente tive uma sensação estranha”, diz ele. “Sempre achei estranho sem um mapa-múndi. Achei que não se pode realmente ter um RPG sem um mapa-múndi, especificamente para Final Fantasy VII, para vivenciar plenamente este mundo, devemos ter um mapa-múndi. Não podemos ficar sem ele!”.

Final Fantasy VII Rebirth

Dyne

“Quando o projeto de remake foi decidido pela primeira vez, já sentíamos que, se íamos assumir esta série, seria imperativo retratarmos os personagens com muito mais profundidade e nos aprofundarmos na abordagem deles”, diz Nomura. “Não apenas o arco de Aerith para Rebirth, mas até mesmo outros personagens como Dyne, por exemplo, eu realmente queria mostrar de uma forma mais detalhada para Rebirth. Há uma cena em que eu realmente quero chorar quando a vejo”.

“Ah, sim, aquela cena com Dyne é ótima”, Hamaguchi interrompe. “Pode ser uma das cenas mais maravilhosas”.

Para quem ainda não jogou Final Fantasy VII, Dyne é amigo de infância de Barret e pai biológico de Marlene. Depois de um ataque da Shinra que destruiu grande parte de sua cidade, Dyne e Barret perdem um braço enquanto tentavam fugir, e Dyne cai de um penhasco. Supondo que Dyne morreu na queda, Barret continua e descobre que Marlene sobreviveu ao ataque da Shinra e a leva sob seus cuidados. Anos depois, Cloud e seu grupo (incluindo Barret) estão na Corel Prison, apenas para descobrir que Dyne não apenas ainda está vivo, mas agora é o chefe do lugar e passou pela mesma cirurgia que Barret, substituindo o braço perdido por uma metralhadora. Os dois se reúnem em uma cena emocionante que provavelmente é ainda mais emocionante através da nova representação em Final Fantasy VII Rebirth.

“Em Rebirth, os personagens que todos nós conhecemos e amamos são retratados de forma bastante completa e profunda”, diz Nomura. “Para mim, aquele personagem de Corel Prison foi bastante memorável. Não tenho certeza se os jogadores se lembram dele, mas onde quer que os jogadores vão, haverá personagens como esse que lembramos do jogo original e que são retratados com mais detalhes”.

Embora Nomura adore essa cena, Kitase ficou surpreso com a versão original, elaborada pelo escritor de cenários Kazushige Nojima, que chegou ao jogo final. “Quando recebemos esse cenário de Nojima-san pela primeira vez – especificamente aquela cena da Corel Prison que Nomura-san mencionou – inicialmente pensei que poderíamos cortar isso ou alterá-la”, diz Kitase. “Achei que certas cenas poderiam ser cortadas, mas ouvindo as opiniões de Nomura-san e Hamaguchi-san sobre como eles querem manter isso, eu admiti. Mas quando você vê tudo junto, o produto final e aquela cena – especialmente a cena com Dyne – eu penso, ‘uau, isso é incrível!’. É digno de choro. Estou feliz que ficou aí”.

Final Fantasy VII Rebirth

Sephiroth

Embora o papel de Sephiroth nesta parte intermediária de Final Fantasy VII seja mais subestimado, muitas vezes simplesmente sendo descrito por NPCs em vez de realmente visto, a equipe por trás de Final Fantasy VII Rebirth queria mudar isso. “Remake cobre seu encontro com Sephiroth, e agora em Rebirth, queríamos fazer de Sephiroth um antagonista e alvo muito claro para os personagens seguirem em sua jornada em Rebirth”, disse o produtor Yoshinori Kitase. “No jogo original, Sephiroth não era muito visto no mapa, mas neste título colocamos esse elemento em destaque”.

Há uma missão flashback do jogo original com Sephiroth. Os jogadores de Final Fantasy VII lembram-se desta expedição ao Mt. Nibel para encontrar o reator mako. Neste ponto da história, Sephiroth ainda é uma figura heróica, e Cloud é um soldado ingênuo e inexperiente, então os dois se unem para completar esta missão. Enquanto isso, uma jovem Tifa serve como guia, mas não como membro da equipe.

“Ao desenvolver Sephiroth como um personagem que os jogadores são capazes de controlar em uma área limitada, ainda estamos considerando que você será capaz de jogar como esse personagem icônico”, disse o diretor de batalha Teruki Endo. “Tendo isso em mente, eu realmente tive o cuidado de fornecer recursos e custos iguais aos de outros personagens jogáveis ​​para desenvolver Sephiroth no sentido de batalha”.

“Sentimos que era necessário ter uma descrição muito clara de como ele se tornou a pessoa que é agora em Rebirth”, disse o diretor Naoki Hamaguchi. “Mesmo como desenvolvedor criando este jogo, vendo Sephiroth descobrir a verdade e cair cada vez mais na escuridão – como cair em desgraça – e retratar isso em suas expressões, eu poderia realmente me sentir mal por ele. Ao longo de Rebirth, eu acredito que os jogadores não apenas crescerão para se relacionar e entender Cloud, mas também Sephiroth através deste jogo muito mais”.

Final Fantasy VII Rebirth

Aerith

Como a história principal e o conteúdo secundário de Final Fantasy VII Rebirth centram-se no aprofundamento das relações entre Cloud, Aerith, Tifa, Sephiroth e o resto do elenco, os jogadores precisarão contar com o arco da história de Aerith para uma melhor compreensão da dinâmica entre personagens. “Para Rebirth, estamos seguindo Cloud e a jornada do grupo até a Forgotten Capital, onde buscaremos o destino de nossa Aerith; esse é o ponto de aterrissagem para Rebirth”, diz o diretor Naoki Hamaguchi. “Ao longo do caminho, os jogadores verão os personagens interagirem e aprofundarem seus laços entre si. Esse é um ponto focal”.

A equipe teve o cuidado de poupar quaisquer detalhes sobre como aquela cena clássica se desenrolará em Rebirth, mas insiste que conseguiu algo que chocará até mesmo os jogadores que jogaram a cena original em questão várias vezes. A criação desta cena em Rebirth começou com um cenário escrito pelo escritor Kazushige Nojima, que trabalhou na franquia Final Fantasy desde o VII original. A partir daí, a equipe adicionou suas próprias ideias.

“Começando com o Final Fantasy VII original, quando começamos a trabalhar nele, já estava decidido desde o início que a ‘vida’ seria o tema central”, diz o diretor criativo Tetsuya Nomura. “Eu sabia que tínhamos que retratar a vida e a morte neste título. Antes de Final Fantasy VII, houve outros títulos em que os personagens passaram por tragédias, mas muitos deles voltaram ou foram revividos de alguma forma. Mas acredito que perda é algo que acontece inesperadamente, e não é algo tão dramático ou prolongado, mas é algo em que uma pessoa com quem você acabou de conversar de repente se vai e nunca mais volta. Acredito que a pessoa que morre não deve retornar neste título, e foi isso que fizemos com o original”.

A equipe sente que foi realmente capaz de fazer algo novo e mais emocionante através da versão da cena de Rebirth. “Acredito que a forma como a retratamos traz uma nova emoção e um novo sentimento tanto para os jogadores que jogaram o Final Fantasy VII original quanto para os novatos”.

“Consegui fazer o que realmente queria mostrar neste título”, acrescenta Nomura.

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