Ex-designer de narrativa de Dragon Age sente que BioWare começou a desvalorizar seus roteiristas
O Writer’s Guild of America está em greve, algo que terá um efeito profundo na mídia nos próximos meses e anos, incluindo videogames. Em solidariedade, muitos escritores da indústria ofereceram apoio e compartilharam suas próprias experiências.
David Gaider é um escritor que trabalhou na BioWare por quase duas décadas. Ele é mais conhecido como o escritor principal e designer de narrativa da série Dragon Age.
Agora chefe de seu próprio estúdio (Summerfall Studios), Gaider acrescentou sua própria voz à discussão, descrevendo a maneira como a BioWare, famosa pela qualidade de suas narrativas, passou a ver seus próprios escritores como um fardo.
Gaider diz que muitas pessoas acreditam que qualquer um pode ser roteirista, “como se a escrita do jogo não exigisse nenhuma habilidade real que exigisse desenvolvimento”. Ele adiciona que “até a BioWare, que construiu seu sucesso com base na reputação de boas histórias e personagens, lentamente passou de uma empresa que valorizava abertamente seus escritores para uma em que éramos… silenciosamente ressentidos, com uma confiança na narrativa cara vista como o ‘albatroz’ que impedia a empresa de avançar”.
Even BioWare, which built its success on a reputation for good stories and characters, slowly turned from a company that vocally valued its writers to one where we were… quietly resented, with a reliance on expensive narrative seen as the "albatross" holding the company back.
— David Gaider (@davidgaider) May 3, 2023