Ex-desenvolvedor diz que Immortals of Aveum custou 125 milhões de dólares
Immortals of Aveum foi lançado em agosto de 2023 em meio a um dos anos mais movimentados de lançamentos de jogos da história, como Diablo IV, Starfield e Baldur’s Gate 3. O experimento autodenominado ‘Call of Duty com magia’ da Ascendant Studios era promissor, mas acabou perdendo as expectativas da EA por uma margem suficiente para que cerca de 50% dos funcionários do estúdio fossem demitidos logo após o lançamento.
O CEO do estúdio, Bret Robbins, declarou publicamente que culpa as fracas vendas de Immortals pelo calendário de lançamentos extraordinariamente ocupado do ano passado, mas um ex-funcionário anônimo da Ascendant falando ao IGN disse que, na verdade, o conceito do jogo em si e seu orçamento considerável foram ambos erros fundamentais e que condenaram o projeto.
“O custo de desenvolvimento foi de cerca de US$ 85 milhões, e acho que a EA arrecadou US$ 40 milhões para marketing e distribuição. Claro, havia alguns talentos sérios na equipe de desenvolvimento, mas tentar fazer um jogo de tiro single-player AAA no mercado de hoje foi uma péssima ideia, especialmente porque era uma nova IP que também tentava aproveitar a Unreal Engine 5. O que acabou sendo lançado foi uma campanha inchada e repetitiva que era muito longa”, diz o funcionário.
Immortals of Aveum é um jogo de tiro mágico em primeira pessoa para um jogador que conta a história de Jak enquanto ele se junta a uma ordem de elite de magos de batalha para salvar um mundo à beira do abismo, disponível no PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC via o EA App, Steam e Epic Games Store.