Ex-CEO da EA e atual da Unity diz que desenvolvedores que não focam em microtransações são idiotas
O ex-CEO da EA, John Riccitello, falou sobre microtransações em videogames, dizendo que, embora aqueles que evitam implementar a monetização no início do processo criativo sejam algumas das “pessoas mais bonitas, puras e brilhantes”, eles também são “algumas das maiores p**** idiotas”.
Riccitello é agora o CEO da Unity Technologies e falou com o PocketGamer.Biz (via IGN) sobre este tópico após o anúncio da fusão da Unity e da ironSource. Quando perguntado sobre a resistência que alguns desenvolvedores deram em relação à implementação da monetização no início do desenvolvimento de um jogo, Riccitalo não se conteve.
“A Ferrari e alguns outros fabricantes de automóveis de alto padrão ainda usam argila e facas de trinchar”, disse Riccitalo. “É uma parte muito pequena da indústria de jogos que funciona dessa maneira, e algumas dessas pessoas são minhas pessoas favoritas no mundo para lutar – são as pessoas mais bonitas, puras e brilhantes. Elas também são algumas das maiores p**** idiotas”.
“Estou na indústria de jogos há mais tempo do que qualquer outra pessoa – chegando aos cabelos grisalhos e tudo isso. Antigamente, os desenvolvedores jogavam seu jogo por cima do muro para o publicitário e a força de vendas sem nenhuma interação prévia. Esse modelo está embutido na filosofia de muitas formas de arte e meios, e é um que eu respeito profundamente; conheço sua dedicação e cuidado. Mas esta indústria divide as pessoas entre aqueles que ainda mantêm essa filosofia e aqueles que abraçam massivamente como descobrir o que faz um produto de sucesso. E eu não conheço um artista de sucesso em qualquer lugar que não se importe com o que seu jogador pensa. É aqui que esse ciclo de feedback volta, e eles podem optar por ignorá-lo, mas optar por não saber nada disso não é uma boa decisão”.
“Já vi grandes jogos falharem porque ajustaram seu ciclo de compulsão para dois minutos quando deveriam ter durado uma hora. Às vezes, você nem notaria a diferença de produto entre um grande sucesso e um tremendo fracasso, mas com esse ajuste e o que isso acontece com a taxa de atrito [você notaria]. Não há um desenvolvedor no planeta que não queira esse conhecimento”, conclui.