eSports: quais são os principais tipos?
eSport é o nome dado a prática de jogos online de determinadas categorias. É, basicamente, um novo nível ao qual os jogos de videogame foram elevados, algo mais profissional e cheio de novidades.
Para quem não está muito por dentro desta novidade, não há com o que se preocupar! Apesar de haver muito o que se compreender, não se trata de nada complicado nem difícil de aprender. Os eSports giram muito mais que simples entretenimento. Há muito dinheiro envolvido, especialmente em patrocínio e nas apostas e-Sports que acontecem no mundo inteiro.
Em todo o canto do mundo, milhares de pessoas fazem compras dentro dos jogos e apostam em casas especializadas, palpitando sobre o andamento dos games. Saber mais sobre este mundo pode ir muito além de uma simples diversão. Pode significar também um bom dinheiro no bolso.
Assim, para compreender o que jogar e até mesmo em que apostar, é importante conhecer melhor quais as opções de eSports existem. Saiba quais são e aproveite tudo o que há já!
MOBA
Um jogo que se monta em equipes, formadas com frequência por cinco jogadores em cada uma, onde o intuito base é a destruição da base do inimigo: este tipo de game é chamado de MOBA, que significa Multiplayer Online Battle Arena.
Ele acontece online e todos os jogadores compartilham um mesmo mapa, passando pelos mesmos obstáculos de forma simultânea. Um dos mais famosos jogos desta modalidade é o League of Legends (LoL), campeão de assiduidade entre os gamers.
Para entender o tamanho que este eSport tem, basta saber que em 2018, por exemplo, apenas em campeonatos de MOBA, movimentou-se cerca de U$41 milhões. É um montante altamente considerável, e que demonstra como um simples jogo de videogame já passou de brincadeira de criança.
FPS
Sigla de First Person Shooter, esta é a modalidade em que o famoso Counter-Strike se encaixa. Lançado ainda na década de 90, o título segue conquistando amantes do estilo até os dias atuais. O jogo é, basicamente, envolvido em um personagem com determinada missão, e a visão do jogador é baseada em sua abordagem (em primeira pessoa).
Inclusive, ele pode ser jogado offline, onde não há interação com demais usuários – apenas a necessidade de fazer as demandas passadas no início e também no decorrer da partida. Outra forma de jogar é online (ao vivo, no caso), onde cada personagem entra em uma disputa com os demais que aparecem no cenário.
Não há, necessariamente, um único objetivo, podendo ter o jogador que capturar a bandeira, eliminar jogadores específicos, eliminar um time completo ou mesmo plantar/desarmar bombas. Isto traz ainda mais diversidade para a categoria!
Battle Royale
Um novato entre titãs, este tipo de eSport tem ganhado cada vez mais espaço no campo dos games. O Fortnite é o maior representante deste tipo de eSport e conta, atualmente, com quase 1,5 milhões de viewers no Twitch.
A ideia é que o embate aconteça enquanto o personagem explora o cenário em busca de armas e kits. Cada jogador precisa sobreviver e ainda ir em busca de eliminar os oponentes para, por fim, ser o último restante. É uma batalha e tanto!
Real-Time Strategy
Como o próprio nome já sugere, estes são jogos que demandam uma estratégia imediata e que acontecem em tempo real. Certamente, você já deve ter ouvido falar de Age of Empires, um clássico exemplar de Real-Time Strategy.
Em jogos deste modelo, é necessário que o personagem levante recursos para montar o que for requerido para atingir os objetivos. Em geral, é preciso que se construa casas, quartéis e/ou torres até que se chegue ao momento de destruição do inimigo.
Games de luta
Entre Street Fighter e Dragon Ball FighterZ, muitos outros games se destacam quando a temática é luta. Aqui, jogando online contra outros usuários ou mesmo offline contra o computador, a adrenalina é garantida. E a ideia é basicamente a mesma: derrotar o adversário e ser o último lutador a permanecer em pé no ringue. Este tipo de jogo move milhões de dólares todos os anos ao redor de todo o mundo, por isso (e também pela diversão) vale a pena ficar de olho e explorar!
Card Games
De forma muito mais simplificada, podendo ser acessado até mesmo de dispositivos móveis como celular, os cards games seguem no mundo cibernético as regras que já possuem no mundo real. Fáceis de jogar, os jogos de cartas mais inovadores já possuem campeonatos que mobilizam milhares de pessoas e também de dólares por onde passam.
Esportes reais em geral
Como já era de se esperar, o mundo do eSport também faz uma interseção com o mundo dos esportes tradicionais. Saídos diretamente de campos e quadras, eles mergulham nos videogames de forma assustadoramente real, como vemos em jogos do PlayStation.
Há jogos em que você formata o seu jogador com as habilidades que quiser, em outros, você escolhe um jogador existente nos times de verdade e aproveita as qualidades de cada um. Independente do esporte, este tipo é muito popular entre todos os gamers e também movimenta um pessoal incontável, tanto na jogatina propriamente dita como do lado dos espectadores.
Então, qual o melhor tipo de eSport?
Bom, certamente, esta é uma pergunta bastante particular. Não há um único tipo de batalha que seja primordialmente o mais divertido, por exemplo. Cada uma tem uma série de características particulares que fazem com que sejam ideais para determinados perfis de jogadores.
Para alguns, o ideal é fazer o embate jogador-jogador, para outros, um esquema com mapa é mais interessante. Tem gente que prefere jogar online, com interação completa com outros jogadores; outros preferem um jogo individual, offline.
Diante da necessidade e preferência de cada qual, encontra-se então um jogo que se qualifica como melhor. Por fim, não há como dimensionar qual o tipo se destaca como melhor. No máximo, seria possível identificar quais são os melhores jogos dentro de cada tipo específico de estratégia. Independente de quaisquer outras questões, o fato é que o eSport é incrível e, para os que ainda não se aventuraram no meio, a dica de ouro é: seja bem-vindo.