Endgame de Marvel’s Avengers – Guia e Dicas
Após terminada a campanha principal de Marvel’s Avengers, ainda há muito para se aproveitar no jogo. Como qualquer jogo do tipo, o endgame é parte fundamental e onde os jogadores mais vão dedicar seu tempo. A busca contínua por itens melhores ou específicos para montar aquela build de dano alto ou defesa impenetrável é a meta aqui. Eventualmente, ainda existem atividades que vão colocar tudo isso a prova.
Neste guia vamos ajudar a entender o conceito do jogo como serviço para Marvel’s Avengers, como funciona o título depois de terminada a campanha principal, o sistema de equipamentos, melhorias em personagens, atividades de endgame e mais.
ATENÇÃO: Há spoilers da história no texto abaixo.
Jogo como serviço, o que é?
O conceito aplicado do “Jogo como Serviço” (Game as Service) é um tanto mais novo, pelo menos com esse nome. Essa atual geração trouxe e difundiu bastante o modelo e principalmente o nome usado, mesmo que haja similaridades no passado, principalmente desde o lançamento de World of Warcraft. Como exemplo, Diablo 2, lançado ainda em 2000, já apresentava os primórdios do que se tornaria o sistema de jogo recorrente hoje em dia. A aleatoriedade do título, opção rejogar a campanha em mais dificuldades, melhores recompensas e mais era o que movia os jogadores a reviver toda aquela experiência novamente. Digamos que hoje isso tenha mudado, mesmo para sua sequência em Diablo 3, onde foi visto que somente essa fórmula não era mais suficiente.
Jogos como Diablo 3 e suas temporadas, Destiny 1 e 2, The Division 1 e 2, Anthem, Fortnite, Monster Hunter World, Apex Legends e muitos outros por aí, têm como princípio fornecer conteúdo recorrente que mantenha o jogador frequente naquele universo. Isso vai desde expansões pagas, gratuitas, eventos, temporadas, missões periódicas e outras formas diferentes de fazer isso. A intenção é que o jogo sempre tenha motivo suficiente para o jogador continuar nele ou voltar após algum tempo, inclusive, jogos ou franquias sempre afastadas desse modelo começaram a incrementar nos títulos mais recentes decisões que o fazem lembrar esse tipo de jogo, como tivemos em Ghost Recon: Breakpoint e Battlefield V.
Pense que esses jogos sempre vão ter algo novo, seja eventos programados, atividades longas divididas em vários passos ou atividades de alta dificuldade (raids ou incursões), temporadas temáticas, inimigos novos e outros. Esses são os artifícios que as desenvolvedoras colocam de tempos em tempos para que o jogo tenha algo diferente sempre, além de manter uma estrutura interna movimentando o sistema de endgame, como uma arma nova em Destiny para complementar uma build e que depende de sorte para conseguir ou aquele dragão infernal de Monster Hunter que precisa ser eliminado 20x para conseguir as peças necessárias de sua nova armadura.
De alguma forma, esse conteúdo que é lançado é financiado pelo próprio jogo. Isso inclui DLCs pagas, como em Destiny ou The Division, ou microtransações, maioria de itens cosméticos, como Marvel’s Avengers ou Fortnite. Esses recursos garantem que o jogo tenha suporte por mais tempo, com novidades e melhorias recorrentes.
Tendo uma ideia do que realmente é isso, pode esperar que o mesmo modelo é aplicado para Marvel’s Avengers. Principalmente aqui, o intuito é prender o jogador com o uso do imenso universo Marvel para os Vingadores, desde novos vilões, heróis, arcos de história e mais.
Endgame de Marvel’s Avengers
A luta contra a IMA na campanha é primórdio do que será continuado no endgame do jogo. Com a derrota de M.O.D.O.K. no último ato e pelas cenas pós-créditos, descobrimos que Monica Rappaccini continua no comando da organização e planeja expandir seus planos ainda mais.
O grande foco aqui é impedir as ações da IMA em diversas missões diferentes, desde as Zonas de Guerra com mapas maiores, setores de chefes e mais. Cada missão disponível na mesa de guerra vai mover o endgame de alguma forma. Nessa parte do jogo ficará disponível missões que não haviam aparecido ainda e que vão ser frequentes na busca por melhor equipamento.
Colmeias e Setores de vilões serão as maiores atividades endgame por enquanto. Outra atividade importante ficará disponível apenas uma vez por semana e deve funcionar como um tipo de incursão, que será o Laboratório Secreto da AIM. Ainda não temos muitos detalhes sobre essa atividade ou quando ficará disponível, mas junto com as demais, demandará um personagem com nível máximo, equipamentos aprimorados e um time bem coordenado para avançar.
Para liberar todo esse conteúdo, é preciso concluir a linha de quest principal do endgame chamada Reinado Supremo. Além de funcionar como uma grande linha de objetivos a serem cumpridos nessa parte do jogo, serve principalmente para entender as diversas atividades ali. São vários passos para concluir essa missão, sendo que esses passos são desmembrados em outras missões, como as de Caixas Forte, missões Icônicas dos Avengers, introdução às Colmeias e mais. Seguir os passos e concluir essa linha de quest é fundamental para aprender sobre cada atividade no endgame de Marvel’s Avengers e já ir evoluindo seus personagens.
Subindo de nível e escolhendo habilidades
Bem provável que você terminará a campanha com os personagens perto do nível 10 e com poder em no máximo 30, dependendo de como ficou jogando entre as missões. Para conhecimento, o nível máximo de personagem é 50 e isso depende apenas da experiência ganha concluindo missões e eliminando inimigos. Nível de poder tem o máximo de 150 e depende inteiramente dos equipamentos que são equipados, sendo 4 específicos para cada herói, 2 artefatos em geral e um artefato exótico.
Sendo um jogo de loot, maior intuito para se continuar jogando é alcançar os níveis mais altos, com equipamentos que moldam seu jeito de jogar ou enquadram na build que planeja montar. Importante aqui é conseguir chegar no nível 50 com pelo menos 2 personagens, para que se tenha mais de uma opção ao realizar missões cooperativas, já que não é possível repetir um mesmo herói. Como dica, é bom pegar personagens com estilos diferentes, como combinações de Thor (bom combate aéreo + habilidades) e Viúva Negra (ótimo combate no chão + movimentação rápida) ou Homem de ferro (ótimo combate a distância + aéreo) e Hulk (ótimo combate no chão + resistência).
Conseguindo alcançar o nível máximo com esses personagens é hora de montar sua forma de jogar. Liberar todas as habilidades e moldá-las ao seu estilo de jogo é fundamental aqui. Há 3 categorias de habilidades disponíveis:
- Primária: consiste nas habilidades básicas de combate, sendo golpes, combos e ataques específicos de cada personagem
- Especialidade: responsável pelas habilidades heroicas e atributos específicas de cada, assim como o especial e habilidade intrínseca. São os comandos de L1, R1 e L1+R1.
- Maestria: habilidades de bônus e configuração específica de ataque, que vão definir formas diferentes de cada combinação. Ex: finalizadores podem recompensar orbes de força de vontade, habilidade heroica ou intrínseca.
O importante aqui é se adequar a um herói, assimilar seu gameplay e variações disponível, principalmente ao alcançar o nível 50. Descubra como cada um fica mais divertido para você jogar e siga procurando as melhorias de equipamentos.
Equipamentos e artefatos
Cada herói possui 4 equipamentos base que variam entre eles. Além disso, há espaço para dois artefatos básicos e um espaço para artefato exótico. A pontuação máxima que um equipamento pode ter, vindo de drop de inimigos ou recompensa de missão, é 130 pontos de poder. Cada um desses equipamentos podem ser melhorados em até 10 pontos, finalizando assim em no máximo 140 pontos de poder. O artefato exótico tem 1 ponto de poder por padrão, mas pode ser melhorado até o nível 10. Dito isso, para conseguir o cap de 150 pontos de poder, é preciso conseguir os 4 equipamentos e 2 artefatos em nível 130 e melhorá-los até o nível 140 junto com o artefato exótico de nível 10.
Artefatos exóticos são compartilhados entre os personagens e são conseguidos apenas por recompensa de missões específicas. Cada um permite uma habilidade única ao apertar junto os botões L3 e R3. Os níveis de poder do artefato aumentam diretamente o poder do herói, sem precisa entrar na média que é feita para os outros equipamentos, ou seja, subir 1 nível dele já sobe direto 1 nível do poder geral.
Os equipamentos ainda possuem um nível de qualidade de seus atributos além do seu nível de raridade. Equipamentos de 130 de poder vão ser em sua maioria Lendários (amarelos), Épicos (roxos) ou até mesmo alguns Raros (azuis). Equipamentos lendários é sua meta aqui, já que possuem melhor status e mais quantidade de atributos, além de melhor números para esses, como um percentual a mais de chance de golpe crítico ou elemental, por exemplo.
Há ainda os raros e específicos equipamentos exóticos. Cada um tem atributos únicos ou que potencializam algo de cada herói. Sendo honesto, com mais de 100 horas de jogo ainda não consegui nenhum exótico para nenhum personagem. Mesmo em fóruns como Reddit, são raros os casos de jogadores comentando que conseguiram algum.
Dentro de cada equipamento você poderá ver seu nível de atributos, que é mostrado por estrelas. Aquele com 5 estrela tem os melhores atributos e com a pontuação de cada em nível mais alto. Há ainda pontos que interferem de forma geral no personagem, como mais defesa, ataque a distância o dano de habilidades heroicas. Esses pontos são vistos na parte superior da tela de equipamentos e é determinado por atributos como Bravura, Determinação, Proficiência e outros.
O guia perfeito para equipamentos nunca vai existir, já que cada jogador pode planejar uma forma de jogar e procurar equipamentos que potencializam isso. A primeira build que tentei fazer foi para usar o Homem de Ferro com repulsores que mesclavam o poder das partículas Pym. Isso me permitiu ficar sempre acima do combate, atacando com repulsores do ar e encolhendo qualquer tipo de inimigo. Acredite, é muito divertido fazer com que adaptoides gigantes fiquem minúsculos por um curto período de tempo, o que reduz sua defesa e seu ataque.
Facções e tarefas
Existem duas facções ativas no endgame até o momento, sendo a SHIELD e a Resistência. Cada uma aparece em um local, fornecendo 8 tarefas e uma missão de Vilão por dia. Ao concluir cada uma, o jogador receberá recompensas em formas de recurso e XP de facção, que é usado para subir o nível da facção específica e liberar mais itens na loja de equipamentos.
As tarefas são tipo contratos ou lista de afazeres. Elimine uma quantidade X de inimigos, acumule tal quantidade de um recurso, conclua a missão Y e por aí vai. Realize essas tarefas para ganhar XP de facção, porém, as tarefas são a maneira mais direta de ganhar Polícoros e devem ser feitas sempre por esse objetivo.
Missões de Vilão colocam o jogador numa missão específica contra um dos vilões do jogo. A recompensa, além de equipamentos e recursos, são chaves de DNA. Essas chaves possibilitam abrir um baú azul espalhado em várias localizações e missões. Cada baú vai sempre te garantir Módulos de Melhoria em boa quantidade, portanto, sempre faça.
Por fim, subir seu rank de facção libera mais equipamentos na loja específica de facção. Apesar de conseguir isso jogando naturalmente, pode sempre surgir um equipamento com atributos específicos que você procura. As vezes, vale a pena comprar na loja do que ficar esperando pela aleatoriedade ficar a seu favor. Outro ponto de vantagem nessa loja, enquanto estiver subindo o nível de poder, sempre fique de olho em equipamentos raros (azuis) que estejam acima do que tem equipado no momento. Equipamentos raros só custam fragmentos e um com 3 ou 4 pontos acima já ajudam a acelerar o processo de levelup.
Atividades endgame, recursos e melhorias
Como já dito anteriormente, o endgame de Marvel’s Avengers, ou Iniciativa Vingadores, começa com a missão Reinado Supremo e servirá como um grande tutorial. Concluir essa linha de missão irá fornecer alguns equipamentos importantes e apresentar as várias atividades disponíveis. A última parte é concluir uma Colméia Heróica com 14 andares, o que acaba sendo uma atividade de 1 hora feita de forma solo, sem cooperativo online, mas com auxílio da IA.
Após isso, o jogador fica livre para participar de qualquer evento, online ou solo, na dificuldade desejada. Como melhores atividades disponíveis, é possível farmar as Colmeias e as Caixas Forte da SHIELD. Em níveis mais altos, são as tarefas com mais chance de conseguir equipamentos melhores.
Entretanto, melhorar seus equipamentos preferidos é o que vai consumir um longo tempo aqui. Os recursos necessários sãos os mais escassos e por isso não é válido gastar eles em qualquer equipamento que conseguir. Dos vários tipos de recursos, os Polícoros (usado para melhoria de artefato exótico) e principalmente os Módulos de Melhoria (semelhante a um cubo e é usado em todos os demais equipamentos) são raros e é bom guardar todos até descobrir em qual equipamento usar.
Nesse ponto, a linha ideal de endgame a se fazer é:
- Tarefas e missões de facção (recompensas de Polícoros, alguns módulos de melhoria e chaves de DNA oriundas de chefe).
- Faça Caixas Forte normal e elite.
- Faça Colmeias normal e elite.
- Alterne entre personagens e cumpra os desafios da Carta de Desafios para garantir itens cosméticos.
- Aguardemos mais novidades sobre o Laboratório Secreto, Raids e novos conteúdos pela frente.
Dicas Principais
- Focar em um personagem até conseguir 130 de poder.
- Terminar a linha de quest Reinado Supremo.
- Tenha pelo menos 2 personagens principais com 130 de poder.
- Procure equipar sempre equipamentos de raridade lendária e com 5 estrelas. Caso consiga um exótico, invista nele.
- Não gaste todos seus recursos nos primeiros equipamentos bons que conseguir, principalmente os Módulos de Melhoria e Polímeros.
- Em Zonas de Guerra, tente cumprir todos os objetivos secundários (marcados com uma “?”).
- Com personagens acima de 130, foque em fazer as Colmeias e Caixas Forte. Versões “elite” dessas atividades são mais desafiadores, mas possuem recompensas melhores.
- Monte diferente tipos de setup, builds ou combinações. Um Capitão América com escudo de dano elemental é uma ótima pedida, mas um focado em habilidades corpo a corpo pode ser destruidor.
- Independente de sua build, foque todas as modificações possíveis de habilidades para conseguir orbes heroicos. Usar com maior frequência habilidades heroicas, além de útil, deixa o jogo ainda mais divertido.
- Fique de olho nas missões semanais, que aparecem com um relógio no canto inferior direito, já que podem dar equipamentos úteis e as revistas em quadrinhos com bônus fixos.
- Esteja atento a dificuldade. Mudar para Desafio III aumenta em +5 o poder dos inimigos, mas também aumenta em +5 o nível dos equipamentos que caem deles. O mesmo serve para o Desafio IV, aumentando +10 o poder de inimigo e até +10 o nível de equipamentos. Acima do 130 de poder, foque em sempre jogar pelo menos no Desafio III.
- Chame seus amigos. Jogar com outras pessoas é melhor e mais divertido do que com apenas a IA.