EA Sports PGA Tour – Preview, Data de Lançamento e Trailer de Gameplay
O tempo voa. Muitas vezes voa, inclusive, como uma bola de golfe após um excelente swing nos campos mais renomados do mundo, passando rápido e às vezes despercebido, só sendo sentido quando algo nos faz quicar nos gramados da vida. E essa é a sensação que se tem ao perceber que, após longos 7 anos, a EA finalmente volta aos gramados do circuito mais famoso do mundo com o vindouro lançamento do EA Sports PGA Tour. Para conhecer um pouco mais do jogo, o PSX Brasil teve o prazer de ser convidado para um evento de preview especial para onde pudemos ver um pouco de todas as prometidas novidades para o jogo que chega no próximo dia 24 de março.
Momento melhor para isso, não há, já que o golfe, na maré contrária às demais modalidades, passou por uma explosão de popularidade, visto que é um dos poucos esportes que podem ser praticados com um distanciamento social. Capitalizando nisso, a EA promete entregar, pela primeira vez desde Rory McIlroy PGA Tour, o circuito completo do PGA com todos os 04 majors e mais uma série de icônicos campos de golfe, exclusivamente para a atual geração.
Para tal, 30 diferentes campos estarão disponíveis no jogo já no lançamento, incluindo todos os mais famosos campos dos EUA, além de localidades internacionais como a Nova Zelândia, França e Canadá. A primeira impressão que temos é que o jogo será incrivelmente belo, já que os trailers e imagens que vimos mostraram recriações ultra realistas dos campos, tudo criado aqui com acesso à informações exclusivas até mesmo sobre o sistema de manutenção de cada grama, cada árvore e vida selvagem dos locais, além de um preciso georreferenciamento e fotografias digitais permitindo uma precisão jamais vista antes, tudo pensando numa maior imersão do jogador.
Além disso, graças à parceria entre a EA e o PGA Tour, o jogo contará com todos os campos, troféus, apresentação de TV e todo o sistema realista apresentando cada pequeno elemento dos Majors e da PGA Tour como um todo, representados com uma enorme fidelidade para que o jogador se sinta assistindo a uma partida real na TV. Circuitos auxiliares também estão sendo recriados, permitindo ao jogador galgar seu espaço entre a elite do golfe começando como amador ou ir direto para os duelos mais intensos do esporte.
Um outro importante foco de atenção foram os atletas profissionais. Todos foram escaneados usando a mesma tecnologia de outros jogos de esporte da desenvolvedora, e, apesar de não termos tido acesso à lista de jogadores licenciados, a promessa é de uma quantidade “enorme” de jogadores licenciados que serão revelados até o lançamento, além da promessa de mais sendo adicionados após o lançamento.
Segundo a EA, os profissionais usarão todo o seu equipamento real, com uma lista de 40 empresas diferentes de materiais esportivos sendo parceiras do jogo, incluindo também marcas de roupa de grife para dar uma maior variedade de itens para os jogadores. Isso será um sistema importante já que, até mais do que em outros jogos de esporte da EA, o foco está na experiência single-player e a customização do seu avatar será parte essencial disso.
Mas, antes de entrarmos no que vimos sobre promessas de modo de jogo, o mais importante é o que acontecerá nos campos. A promessa é que, mecanicamente, o jogo será bem parecido com a de jogos anteriores da série, revivendo aquilo que ela já tinha de melhor e atualizando tudo para a atual geração. Isso significa que, apesar de seguir sendo baseado no uso do analógico para bater na bola, a grande diferença ficará por conta do indicador do movimento do swing, que, quando executado com o timing perfeito, ativa um sistema de “Big Hit”. Há também todo um sistema de auxílio durante o jogo, que irá depender do nível de dificuldade do jogador e ajudará os jogadores novatos a irem dominando cada mecânica.
Usando todo o poder da Frostbite, engine que já vem servindo de base para os jogos de esporte da EA há algum tempo, EA Sports PGA Tour irá trazer um novo sistema chamado de Pure Strike,que é um dos pilares do gameplay do jogo. Esse sistema busca trazer um novo realismo aos swings e o impacto do taco na bola, com um volume de mais de 100 animações e reações de física. Isso é realizado através do chamado Shotlink que permitirá escolher, além do taco, o tipo de swing, com uma variedade de 20 estilos diferentes, e construindo então a física de movimentação da bola e o êxito de cada jogada na interação entre ambos, o gramado e a proficiência do jogador com cada tipo de swing.
Houve um cuidado enorme com o comportamento da bola e o realismo do jogo, com cada um dos gramados sendo recriado perfeitamente a movimentação da bola em cada um deles usando rastreamento de imagens de vídeo de partidas do PGA Tour e testes realizados nos próprios gramados. O sistema foi todo avaliado pelo PGA e pelos Caddies, inclusive com a perspectiva do jogo ser utilizado por profissionais para treinar nos gramados.
Sobre a questão da melhoria da habilidade dos jogadores com cada swing, esse se mostrou um dos melhores exemplos de como deverá funcionar o sistema de progressão do jogo em seu modo singleplayer. Durante todo o evento, a EA fez questão de reforçar que o jogo contará com “sistemas de RPG”, dando bastante atenção ao fato de que o jogador irá ganhar mais habilidade com o constante uso de cada tipo de swing e que os equipamentos terão impacto direto nos seus stats.
Isso se estenderá ao sistema de Gear de cada jogador, o qual será uma parte importante desse sistema de progressão. Novamente, mais itens também serão adicionados posteriormente, incluindo com eventos ao-vivo especiais para ganhar novos itens de customização. Quanto melhor o taco ou demais equipamentos usados pelo jogador, mais ele estará preparado para enfrentar os Classics do circuito do PGA. Com isso, foi bastante reforçado que, caso você não tenha experiência e equipamentos suficientes, ainda será possível vencer em Augusta, por exemplo, mas o jogo te mostrará o quão provável é uma vitória em relação ao seu atual ponto de progressão.
O modo Carreira contará com a possibilidade de começar como amador, no KFT ou diretamente no PGA Tour. Além disso, existirá um sistema profundo de customização do seu atleta, visual, gear e características. O sistema de tipos de swing e os atributos de RPG te permitirão também melhorar suas habilidades à medida em que você vai jogando e se especializando neles, com base no sistema de Shot Types Progression, além da familiaridade com cada tipo de taco via Club Blueprint Tuning. Como esses sistemas funcionarão não foi muito expandido, mas o pouco que vimos foi bastante promissor para quem é fã do esporte e quer se aprofundar em cada detalhe da customização.
Pensando nesses jogadores e na atual realidade do mercado, foi revelado ainda que uma série de desafios online criados com base no que está acontecendo ao redor do mundo, recriando a experiência do mundo real atualmente ou baseados na história do esporte. Esses eventos não só te permitirão obter itens raros e especiais com ótimas estatísticas, como também servirão como prática para o seu jogador, com ele continuando a progredir independente de serem partidas offline, online casuais ou torneios online ranqueados.
Haverá um sistema de objetivos que irão ser recompensados com pontos que te ajudarão a melhorar suas habilidades ao longo dos vários modos de jogo. Além disso, há um sistema de Socials no qual você poderá jogar partidas online ranqueadas ou não, com seus amigos, em experiências para até 16 jogadores online. Por fim, também haverá um modo Socials offline te permitindo completar objetivos que, novamente, também te ajudarão a progredir.
Embora não foram dados maiores detalhes sobre como isso irá funcionar, é fácil imaginar baseado em recentes jogos de golfe ou até mesmo nos demais títulos da EA Sports lançados nos últimos anos, visto que, assim como eles, o jogo contará também com novos conteúdos lançados ao longo do ano a medida em que cada evento acontece em tempo real. Isso tudo nos deixou bastante interessados e empolgados para explorar cada um dos campos licenciados e galgarmos nossos passos pela jornada do PGA quando finalmente colocarmos as mãos em EA Sports PGA Tour em seu lançamento no dia 24 de março de 2023.