EA Sports FC 24 – Preview
Por boa parte do último ano, pairou sobre o mundo dos jogos virtuais de futebol uma nuvem. Afinal, quando a série que até então carregava o nome da maior entidade do futebol mundial resolve abandonar aquela marca e passa a se chamar de algo bem diferente, é de se esperar uma certa sensação de incerteza.
Mas, se algo ficou claro durante os dois dias do EA FC Virtual Clubhouse, evento para a imprensa para o qual a EA nos convidou e que, além do Keynote aberto ao público envolveu uma longa palestra com os produtores do jogo, é que, apesar do nome, EA Sports FC 24 é mais uma evolução da experiência anterior do que uma revolução na forma de se jogar.
Do primeiro trailer até o final do evento, a sensação que se tem é de um foco maior nos times e na experiência em campo. Nos jogadores e no futebol em si. Como demonstrado no Keynote, FC 24 é sobre autenticidade e inovação, buscando trazer uma experiência virtual cada vez mais próxima do que se vê nos campos reais. Então, se você é fã da série anterior e está ansioso pelo FC 24, vem com a gente para saber cada detalhe apresentado no evento.
Isso significa que o gameplay e a experiência de partidas é a parte mais importante do que FC 24 trará. Construído sobre a chamada “trindade” do Hypermotion V, Play Styles melhorados com o Opta e a nova versão da Frostbite, a ideia é que essa é a culminação das evoluções trazidas ao longo dos últimos anos, fazendo jus a individualidade de cada jogador. Cada uma dessas tecnologias afeta como cada jogador se move, a sensação de controlá-los e o visual de cada um deles.
Em termos de movimentação, a já mencionada introdução da captura volumétrica de dados combinada com a HyperMotion V trouxe a possibilidade de capturar animações volumétricas diretas de vídeo sem a necessidade do uso de roupas de captura de movimento, o que permite capturar animações de atletas de ponta em partidas reais, como a final da Champions League.
Isso faz com que o já exponencial aumento de animações vista no ano passado graças ao uso de machine learning tenha sido elevado à enésima potência, buscando com que todas as ações dentro de campo pareçam muito mais reais. Isso inclui uma versão 2.0 do AcceleRATE, aumentando de 3 para 7 o número de arquétipos de tipos de corrida, uso de Inteligência Artificial para melhor recriar a forma como os jogadores correm, incluindo a movimentação dos braços, das mãos e da bola no gramado.
Já no que diz respeito ao controle dos jogadores, uma parceria com a Opta reinventou a forma como elementos como classificação e notas dos jogadores e as características específicas de cada um deles é encarada, levando a introdução do novo sistema chamado de PlayStyles. Haverão dois tipos diferentes, com um segundo nível chamado de PlayStyles+ disponível apenas para os melhores jogadores do mundo e sendo bem clara a diferença em campo.
Um exemplo que foi dado foi o PlayStyle chamado de Trickster. Com ele você tem acesso a um grupo de animações de dribles especiais e, em sua versão Trickster+, isso inclui uma série de dribles com a bola no ar que te permitem criar espaço onde ele não existe. Haverá um total de 34 PlayStyles diferentes disponíveis (ou 68 se você considerar as versões “plus” de cada um como um novo), divididos entre cinco categorias: passes, chutes, controle de bola, defesa e goleiros.
Outras novidades de gameplay também foram mostradas, incluindo uma considerável melhoria no passe de precisão, sendo possível escolher exatamente onde a bola irá e incluindo a possibilidade de aplicar curvas na bola, tanto em passes no chão ou pelo ar. Haverá maior controle durante os dribles mantendo uma velocidade intermediária ou toques mais rápidos durante o drible,melhorias nos botes dados pelos zagueiros, uma resposta melhorada nos chutes e novos dribles.
Em termos do aspecto visual do jogo, a Frostbite foi reconstruída para continuar a elevar o visual do jogo ao maior patamar já feito pela engine. Com o uso de uma nova tecnologia chamada Sapien, há uma maior precisão anatômica aos modelos dos jogadores, aumentando assim o realismo tanto na questão visual quanto na deformação e animação dos jogadores ao realizarem as ações em campo. Até a movimentação dos uniformes foi melhorada.
A iluminação também foi consideravelmente melhorada com um novo sistema que melhora o impacto das sombras nas imagens, algo implementado para melhorar tanto a imagem dos jogadores em campo, quanto a iluminação dos estádios e da torcida, aumentando consideravelmente a ambientação dos jogos.
A ambientação do jogo também foi bastante alterada, a começar pela introdução de novos menus para as partidas, sendo modificados no começo, intervalo e ao final das partidas. Eles irão demonstrar aspectos importantes da experiência fora de campo das partidas, incluindo sessões de treino, vestiários, imprensa e até mesmo narradores e comentaristas. Haverão também introduções dinâmicas para as partidas, enriquecendo a experiência e atmosfera de cada jogo.
Os menus, no geral, são uma parte importante da experiência redesenhada do jogo, mantendo a filosofia já adotada no jogo passado de dar maior agilidade no acesso às partidas. Basicamente “sair da frente” dos jogadores e permitir um acesso mais rápido ao gameplay, com informações claras sobre os modos e campanhas disponíveis através daquela opção e com a opção preferida do jogador sempre no topo.
A EA falou bastante sobre como agora eles vão buscar inovar na apresentação das partidas ao invés de só emular o que se vê nas TVs e uma das principais novidades nesse aspecto introduzidos pelo FC 24 será o uso dos chamados Hypermotion Insight Overlays. Ele mostrará coisas como quantos chutes foram executados recentemente, por quem, onde eles acertaram e qual o índice de sucesso desses chutes, a probabilidade de vitória, que será determinado pelo quão bem você está jogando e não só pelo resultado atual, análise dos times ou posse de bola, incluindo porcentagem para “em disputa” ou até mesmo os jogadores mais cansados em campo.
O sistema de replays também recebeu alguns upgrades, como um novo sistema para mostrar impedimentos e grandes defesas realizadas pelos seus goleiros. Até mesmo a apresentação durante jogadas de bola parada foram ajustadas, com mais informações sendo apresentadas ao jogador. Todas essas informações buscarão te permitir tomar decisões estratégicas de forma mais rápida e ao invés de te forçar a parar o ritmo da partida.
No que tange os modos, muito já foi dito durante o Keynote, mas alguns pontos cabe reforçar pois dão um ar maior de empolgação para o que vem por aí. O Ultimate Team seguirá sendo a galinha dos ovos de ouro também nessa nova iteração e as grandes novidades ficam por conta da inclusão de todo o elenco de jogadoras de times femininos ao UT e do sistema de evolução de jogadores.
A inclusão do futebol feminino já era algo esperado, visto sua existência no Volta e a crescente popularidade do esporte entre fãs de futebol ao redor do mundo. Essa será a maior inclusão de novos jogadores na história do UT, com seis ligas se juntando ao modo e todas as suas jogadoras fazendo parte de diferentes campanhas (mais de 19 mil jogadoras), itens e recebendo o mesmo tratamento que os jogadores masculinos já estão acostumados a receber.
Todo o sistema de química segue existindo aqui e não só será possível montar times só com jogadoras femininas, mas também times mistos com ferramentas para melhorar a química independente do gênero do jogador. Como, por exemplo, poder linkar jogadores dos times masculinos e femininos do Chelsea, PSG, Barcelona ou Bayern de Munique.
Embora não seja algo totalmente novo, já que existem modos similares inspirados no UT que incluíram cartas parecidas, é algo totalmente novo nos jogos de futebol da EA e bastante promissor. Essa evolução será feita ao colocar jogadores num caminho de evolução e completando desafios in-game.
Isso permitirá que você possa continuar usando jogadores que eles querem ou preferem (como estrelas recém-descobertas numa temporada, estilo Yousouffa Moukoko ou Alejandro Garnacho) ao invés de só ficar esperando uma possível melhoria vinda em uma campanha ou evento ao longo da temporada.
Assim, você pode montar o seu time como quer ao invés de um time com as melhores cartas lançadas e só, sendo mais uma tentativa de fugir da padronização de jogadores que vai se vendo nos times do UT ao longo das temporadas. Essa evolução não se encaixa só com jogadores, sendo totalmente possível melhorar diferentes itens visuais ao longo da temporada. PlayStyles também estarão presentes aqui, sendo usado como exemplo o fato de diferentes cartas do mesmo jogador podendo contar com diferentes PlayStyles+ a depender do que aconteceu naquela semana, por exemplo.
Career foi finalmente separado em dois modos separados, Manager Career e Player Career. O MC já vinha sendo reformulado há algum tempo e estava em uma posição muito melhor e, para dar o próximo passo, o foco passou a ser a estruturação tática do seu time através do chamado “Total Management System”. Para quem é fã desse tipo de carreira, incluindo de um certo simulador mais popular nos PCs, é uma adição muito bem-vinda, visto o foco em adotar filosofias de futebol ao invés de só encaixar peças num time. Sete diferentes filosofias estarão disponíveis, incluindo aí as mais famosas do mundo como o Tiki-Taka e Gegenpressing.
Com isso, a contratação de técnicos assistentes passa a ser uma parte mais importante pois ajudarão na adaptação dos jogadores ao estilo de jogo e desenvolvimento dos seus jogadores. Será adicionado ainda a preparação de partidas, te permitindo treinar o seu time da forma adequada partida-a-partida, buscando defender contra suas forças ou explorar fraquezas, além de ajudar jogadores que não estariam adaptados para aquela partida específica a desenvolverem suas habilidades para tal. Além disso, agora será possível assistir a partida e fazer ajustes táticos ao longo delas ao invés de só simular ou jogar a partida inteira.
Já no Player Career será adicionado o Player Agent, desenhado para dar maior controle ao jogador sobre para qual time ele irá se transferir e, por tabela, seu caminho de carreira. Ele também te dará conselhos sobre o que fazer e te permitirá se manter atento aos seus objetivos dentro da temporada e como chegar lá. Quanto mais objetivos desses você completar, maior a chance de conseguir a transferência que quer. PlayStyles também influenciam aqui, já que será necessário desenvolver sua Personalidade para desbloquear PlayStyles atrelados a cada um dos arquétipos. Por fim, há um novo sistema de câmera que te coloca no ponto de vista do jogador dentro de campo.
Cabe dizer que ambos os modos contarão com os chamados Dynamic Moments, pequenas cutscenes que são desbloqueadas ao alcançar certos objetivos. No caso do treinador, serão festas em cima de ônibus ao conquistar títulos, por exemplo. Já com o jogador, ele poderá incluir até mesmo a cerimônia de recebimento do Ballon D’or (Bola de Ouro), a principal premiação individual do futebol mundial.
Clubes e Volta também foram reformulados, com a mais importante novidade sendo a inclusão do crossplay em todos os modos do jogo e os Clubes não mais ficando atrelados à plataforma na qual foram criados. Temporadas foi totalmente modificado com algo disponível para os clubes conquistarem a cada nova temporada in-game (que durarão seis semanas), com os times brigando para subir de divisão o tempo todo. Novas divisões vão ser mais difíceis e exigindo mais pontos para serem conquistados em troca de melhores recompensas, além das difíceis partidas dos Playoffs.
Haverá também um sistema de Identidade do Clube no qual os jogadores poderão ir evoluindo e ganhando pontos num sistema de reputação, recebendo recompensas únicas e acesso a estádios cada vez maiores à medida em que ganham mais torcedores. À medida em que você vai jogando, seu atleta irá ganhar acesso a recompensas visuais exclusivas e diferentes PlayStyles para serem equipados.
São várias pequenas novidades que vão se acumulando e prometem tornar EA Sports FC 24 um belíssimo pontapé inicial para a nova franquia e uma bem-vinda nova roupagem para tudo aquilo que foi construído anteriormente. A empolgação da equipe por trás do jogo é algo notório a cada palavra dita sobre as novidades e se isso se mostrar em campo, a experiência promete ser avassaladora.
Uma sensação que ficou durante todo o evento é que, por mais que alguns problemas tenham persistido ao longo do ano e só possam ser realmente avaliados quando tivermos acesso ao jogo propriamente dito, é o quão avançada a série já era e como as melhorias necessárias passam a ser mais nas minúcias do esporte do que grandes reformulações.
E, se há algo que torna o futebol especial e o verdadeiro “jogo bonito” é como cada centímetro faz a diferença. Se essa atenção aos detalhes se juntar e formar um excelente jogo, todos serão muito bem-vindos ao clube quando EA Sports FC 24 for lançado para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Switch e PC no dia 29 de setembro.