Digital Foundry conclui de uma vez que novo modelo do PS5 é basicamente idêntico em refrigeração
O YouTuber Austin Evans causou um certo tumulto ao declarar que o novo modelo do PS5 com um dissipador de calor nitidamente menor era “pior” do que o modelo de lançamento original.
Testes posteriores rapidamente desmentiram essas afirmações, revelando que o desempenho não mudou, e muitos acreditam que o enorme dissipador de calor original foi simplesmente sobrecarregado (uma observação que o próprio Evans fez antes de declarar o novo “pior”). Testes adicionais na temperatura do console realmente descobriram que o novo potencialmente esfriava os próprios componentes – o ar mais quente que Evans mediu parecia ser de um sistema de resfriamento mais eficiente, expelindo ar quente e resfriando o console.
Os canais Gamers Nexus e Digital Foundry (via PlayStation LifeStyle) se reuniram para fazer alguns testes bastante extensos e definitivos tanto no resfriamento quanto no desempenho do PS5 revisado para finalmente pôr fim aos rumores sobre ele. Basicamente, não há diferenças entre os consoles, pelo menos não qualquer uma que valha a pena procurar um console em vez do outro.
No início do vídeo de 37 minutos do Gaming Nexus, o editor-chefe Steve Burke diz “temos tantos dados que não seremos capazes de encaixar tudo em um vídeo”, destacando o quanto eles testaram para obter dados térmicos detalhados sobre a eficácia dos dissipadores de calor em ambos os modelos. Embora o teste tenha encontrado algumas diferenças, a determinação foi que elas estão dentro de uma margem de erro aceitável com base em várias variáveis e, em última análise, não importam para o usuário final. Uma dessas diferenças foi explicada com base nos diferentes ventiladores que a Sony usou nos consoles PS5.
Além disso, a Digital Foundry descobre que o novo console PS5 revisado funciona de forma praticamente idêntica ao antigo. O vídeo original de Austin Evans supôs que o resfriamento menos eficiente poderia afetar o desempenho, mas como o PS5 não funciona como PCs com variações de energia, esses limites estabelecidos permitem que o console mantenha a consistência, apesar das mudanças no resfriamento.