Digital Foundry acredita que GTA 6 não rodará a 60 fps no PS5 Pro
A apresentação de revelação do PS5 Pro mostrou vários jogos com visuais aprimorados rodando a 60 quadros por segundo. O console basicamente combina as opções típicas de qualidade e desempenho gráfico. Embora esse tenha sido o principal ponto de venda para a atualização do console, parece que nem todos os jogos aprimorados do PS5 Pro rodarão a 60 fps.
De acordo com Tom Warren do The Verge, os jogos aprimorados do PS5 Pro não garantirão 60 fps. Na verdade, ele afirma que ainda haverá jogos que terão como alvo 30 fps, apesar de toda a atualização de hardware.
“Embora a Sony queira esse novo modo em jogos, o rótulo ‘Enhanced’ (aprimorado) do PS5 Pro ainda estará disponível para uma variedade de outros cenários que incluem jogos a 30 fps”, diz Warren em seu artigo. “Os desenvolvedores têm a opção de aumentar a resolução alvo para jogos do PS5 Pro que rodam em uma resolução fixa no PS5 ou até mesmo aumentar a resolução máxima alvo para jogos que rodam em uma resolução variável no PS5”.
As qualificações para jogos aprimorados do PS5 Pro parecem bem diretas e flexíveis. Saltos de resolução fixos, aumentos de taxa de quadros alvo, ray tracing ou qualquer mistura dos três se qualificariam para um jogo “aprimorado”. Isso significa que um jogo PS5 base que normalmente roda a 1440p a 30 fps aumenta sua resolução para 2160p na mesma taxa de quadros é considerado aprimorado.
Isso é confirmado por Richard Leadbetter da Digital Foundry em sua análise de Grand Theft Auto 6. Ao falar com o site IGN, ele aponta que os jogos GTA anteriores forçaram as CPUs de suas plataformas, e é por isso que eles normalmente são lançados com uma meta de 30 fps. Além disso, embora o PS5 Pro inclua uma GPU mais potente, ele tem a mesma CPU do modelo base, o que prejudicará suas capacidades de desempenho.
“O PS5 Pro usa a mesma CPU do PS5 e seria extremamente desafiador atingir 60 fps se a versão base do PS5 tiver como alvo 30 fps”, diz Leadbetter. “Este não é um problema de GPU, é um problema de CPU”.